filmes sobre arte

10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos

Os filmes sobre arte se confundem com as histórias e vidas dos artistas que participaram dos movimentos, criaram novos padrões e revolucionaram seu tempo.

Então, quais são os melhores filmes sobre arte?

A seguir, separamos 10 longas-metragens, que consideramos imperdíveis para quem realmente admira a arte.

10 filmes sobre arte [e artistas] que precisam estar em sua coleção + bônus

1. Frida (2002)

O primeiro de nossa lista de filmes sobre arte é “Frida”.

Ele narra a vida que Frida Kahlo compartilhava abertamente com Diego Rivera, enquanto o jovem casal tomava o mundo da arte por meio de toda sua personalidade e impetuosidade.

Desde seu relacionamento complexo e duradouro com seu mentor e marido, seu caso ilícito e controverso com Leon Trotsky, até seus envolvimentos provocativos e românticos com mulheres. Frida Kahlo viveu uma vida ousada e intransigente como revolucionária política, artística e sexual.

Diretor: Julie Taymor

filmes sobre arte

2. Pollock (2000)

Em agosto de 1949, a revista Life publicou uma manchete na qual fazia a seguinte pergunta: “Jackson Pollock: ele é o maior pintor vivo dos Estados Unidos?”.

Um dos filmes biográficos de artistas mais profundos, Pollock é um retrospecto da vida de um homem extraordinário, um homem que apropriadamente era chamado de “um artista dedicado à ocultação, uma celebridade que ninguém conhecia“.

O filme conta a história de um gênio que lutava contra a insegurança e depressão e que foi envolvendo-se em um cabo de guerra solitário entre precisar se expressar e querer fechar-se para o mundo.

Diretor: Ed Harris

filmes sobre arte

3. Caravaggio (1986)

Um filme sobre História da Arte, já que falamos sobre um pintor que viveu no século XVII.

Uma narrativa poética que apresenta a vida volátil do pintor Caravaggio através de suas pinturas e flertes brilhantes e quase blasfêmicos com o submundo.

Com Tilda Swinton, Sean Bean, Robbie Coltrane, Michael Gough e Nigel Terry no papel principal.

Uma memória da vida de Caravaggio, desde sua infância até seus fracassos artísticos iniciais e seus últimos triunfos.

Diretor: Derek Jarman

filmes sobre arte

4. Agonia e Êxtase (1965)

Charlton Heston interpreta o artista renascentista Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (6 de março de 1475 – 18 de fevereiro de 1564), que pinta com má vontade a Capela Sistina para o imperioso Papa Júlio II, nesta adaptação épica do romance de Irvine Stone.

Enquanto o romance cobre a vida de Michelangelo desde o nascimento até a morte, o filme sobre o artista foca na batalha entre o artista perfeccionista e o papa impaciente que comissiona (e eventualmente o comanda) para pintar a famosa capela.

Diretor: Carol Reed

filmes sobre arte

5. Sede de Viver (1956)

Um dos filmes biográficos de artistas carregados de histórias sobre arte, sensibilidade artística e busca pela perfeição.

Narra a vida de Vincent Van Gogh, desde suas primeiras pinturas até a morte. Kirk Douglas oferece uma brilhante atuação indicada ao Oscar como o trágico pintor holandês.

Diretor: Vincente Minnelli, George Cukor

filmes sobre arte

Van Gogh, sua vida e obra, também foi inspiração para outros dois grandes filmes:

  • At Eternity’s Gate
  • Loving Vincent

O último, Loving Vincent é uma produção recente de 2017, aclamada por artistas,críticos, público e mídia, principalmente por sua originalidade técnica e artística, afinal, todas as cenas foram pintadas a mão! Ficou curioso, então veja, a seguir, o trailer.

6. Camille Claudel (1988)

A vida contada de Camille Claudel, uma escultora francesa que se torna a aprendiz de Auguste Rodin e depois sua amante.

Sua paixão por sua arte e Rodin a afastam ainda mais da razão e da racionalidade.

Um filme biográfico da artista Camille Claudel, irmã do escritor Paul Claudel.

A narrativa se concentra na história trágica da artista.

Sinopse: seu entusiasmo impressiona o já famoso escultor Auguste Rodin. Ele a contrata como assistente, mas logo Camille começa a esculpir para si e para Rodin. Ela também se torna sua amante. Mas depois de um tempo, ela gostaria de sair da sombra dele.

Um drama real, imperdível para quem busca por filmes sobre arte que sejam envolventes e com debates sensíveis, típicos dos grandes artistas.

filmes sobre arte

7. Basquiat (1996)

O diretor Julian Schnabel ilustra o retrato de seu amigo, o primeiro artista pop afro-americano Jean-Michel Basquiat, que infelizmente morreu em tenra idade e assim como ele estava começando a fazer seu nome no mundo da arte.

Um filme sobre artistas plásticos, mas também um filme sobre a história da arte e o movimento do início da década de 1980 em Nova York, e de certa forma, no mundo.

Diretor: Director Julian Schnabel

filmes sobre arte

8. Seraphine (2008)

Sim, quase todos os filmes sobre arte possuem sua dose de drama e Seraphine segue à risca esta regra.

A trágica história da ingênua pintora francesa Séraphine Louis, também conhecida como Séraphine de Senlis (1864-1942), é contata em um dos filmes biográficos de artistas mais emocionantes da atualidade.

Baseado na vida da pintora francesa Seraphine de Senlis. Em 1914, Wilhelm Uhde, um famoso colecionador de arte alemão, aluga um apartamento na cidade de Senlis, a quarenta quilômetros de Paris, para escrever e descansar da vida agitada que vive na capital. A faxineira é uma mulher de 40 anos bastante mal-humorada que é motivo de chacota. Um dia, Wilhelm nota uma pequena pintura em sua sala de estar.

Ele fica surpreso ao saber que o artista não é outro senão Seraphine.

A história de uma humilde serva que se torna uma talentosa pintora autodidata.

Diretor: Martin Provost

filmes sobre arte

9. Moça com Brinco de Pérola (2003)

Este filme, adaptado de uma obra de ficção da autora Tracy Chevalier, conta uma história sobre os eventos que cercam a criação da pintura “A menina com um brinco de pérola” do mestre holandês do século XVII Johannes Vermeer.

Uma jovem camponesa que trabalha na casa do pintor Johannes Vermeer torna-se sua assistente talentosa e a modelo de uma de suas obras mais famosas.

filmes sobre arte

10. Big Eyes (2014)

Um dos filmes sobre artistas da década de 1950, narra a história do despertar da pintora Margaret Keane, seu sucesso fenomenal e as dificuldades legais subsequentes que ela teve com o marido, que reivindicou crédito por seus trabalhos nos anos 60.

Diretor: Tim Burton

filmes sobre arte

Bônus: Meia Noite em Paris (2011)

Meia Noite em Paris é um filme de comédia de fantasia, escrito e dirigido por Woody Allen.

Situado em Paris, o filme conta a história de um roteirista, que é forçado a confrontar as deficiências de seu relacionamento com sua noiva. O filme explora temas de nostalgia e modernismo.

O personagem principal faz uma viagem à década de 20, nas noites que passa na capital francesa e se vê em meio a efervescência cultural da década, em contato com artistas renomados.

Um filme sobre arte diferente, divertido, cheio de referências e que vai fazer você querer ir para Paris hoje mesmo!

filmes sobre arte

As representações audiovisuais são excelentes formas de aprender mais detalhes sobre a história dos diversos movimentos artísticos e seus principais nomes.

A Laart é uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da gravura do Brasil e do mundo. Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.