irmãos campana

Irmãos Campana: biografia e principais obras dos designers brasileiros

Se você é fã de design de interiores e curte profissionais inovadores e vanguardistas, certamente, já ouviu falar dos Irmãos Campana. Afinal, eles fazem sucesso tanto em terras tupiniquins com em outras partes do globo.

Criativos e apresentando uma linguagem única na hora de criar suas obras, essa dupla é a prova de que o cenário brasileiro conta com profissionais fora de série. 

Para conhecer a biografia dos Irmãos Campana e descobrir por que suas peças são tão especiais, basta ler este post até o fim. Boa leitura! 

Irmãos Campana: biografia da dupla icônica 

Nascido em Rio Claro, em 1953, Humberto Campana é o mais velho da dupla e sua formação não apresenta uma relação direta com a arte nem com a criatividade. Afinal, ele se graduou em Direito. 

Já Fernando Campana, de Brotas, nascido 8 anos depois do irmão, em 1961, é arquiteto formado pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.  

Apesar das diferentes formações, os dois irmãos apresentavam, desde pequenos, uma característica em comum e um tanto quanto diferente. Isso porque durante a infância, havia o costume de eles criarem seus próprios brinquedos e construírem suas próprias casas na árvore. 

Tamanha habilidade manual não poderia resultar em outra coisa, não é? Afinal, foi na arte e no design que a dupla se encontrou e, assim, faz sucesso com suas peças mobiliárias ousadas, que mesclam arte e funcionalidade.

O início dessa união aconteceu em 1983, quando Humberto Campana deixou de lado sua carreira como advogado para criar. Assim, o outro membro da dupla, se aliou ao irmão mais velho e, em 1989, ocorreu a primeira exposição dos Irmãos Campana. 

Chamada “Desconfortáveis”, a mostra demonstrou ser um belo indicativo de que ambos haviam chegado para provocar. 

Cadeiras dos Irmãos Campana expostas em “Desconfortáveis”. Crédito: Olhares News 

Assim, a trajetória dos Irmãos Campana foi se desenvolvendo. Com despretensão e muita imaginação, Humberto e Fernando Campana se focaram na inventividade e, assim, há 35 anos, eles transformam peças do dia a dia em móveis artísticos, que também apresentam um caráter funcional. 

Logo, as obras dos Irmãos Campana foram chamando a atenção e, como um processo natural, despertaram também o interesse internacional. O resultado disso foi o reconhecimento que a dupla conquistou nacional e internacionalmente. Além de ganharem diversos prêmios, eles, hoje, representam alguns dos poucos brasileiros com obras expostas no MoMA, museu localizado em Nova York.

Nesse contexto, é fundamental enfatizar que a biografia dos Irmãos Campana não segue tendências estrangeiras. Isso porque, para eles, é essencial manter a identidade cultural, por meio do encontro com suas origens, unindo brasilidade e extravagância e fugindo dos clichês. 

Confira também nosso post sobre os maiores designers de interiores do mundo: conheça essa seleção de sucesso

Proposta e conceito do trabalho dos Irmãos Campana

O trabalho que eles desenvolvem é conhecido como design-arte e impressiona os espectadores pela criatividade, refinamento, engenhosidade e contemporaneidade. 

cadeiras dos irmãos campana

“Abbraccio”, poltrona dos designers exposta em uma galeria de Milão. Crédito: Olhares News 

Entre as principais características do trabalho da dupla, há a reinvenção do uso de elementos e objetos do cotidiano. Isto é, os irmãos utilizam a forma de expressão e a liberdade de criação para transformarem elementos comuns, como um simples papelão, em um sofá. 

Para eles, suas obras nada mais são do um trabalho feito com espontaneidade em caráter de emergência. Nesse processo de criação, as questões sociais também ganham destaque, como mostram as palavras do irmão mais novo, Fernando Campana: 

“É um processo de criação que imita o lugar de abrigo, como as pessoas constroem suas casas a partir de objetos encontrados na rua”.

Além disso, o ex-arquiteto também joga uma luz sobre a função do design brasileiro para o mundo. Para ele, esse tipo de trabalho tem como foco o improviso e, assim, por meio dele, o objeto toma uma nova forma e, logo, apresenta uma função diferente no dia a dia. 

Obras Irmãos Campana: conheça as mais famosas

Entre as mais famosas obras da dupla, as cadeiras dos Irmãos Campana se destacam. 

1. Cadeira Multidão

obras irmãos campana

Crédito: Firma Casa

2. Poltrona Banquete

cadeiras dos irmãos campana

Crédito: Obvious

3. Cadeira Vermelha

irmãos campana

 Crédito: Exame

4. Cadeira Irmãos Campana “Cone”

irmãos campana biografia

Crédito: MAM

 que você achou das obras dos Irmãos Campana? Extravagantes, não é mesmo? Teria uma cadeira dos Irmão Campana em sua casa? Compartilhe sua opinião aqui embaixo!

Aproveite o momento de inspiração e de descoberta, para também conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual especializada em gravuras. Criada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte. A Laart nasceu com a proposta de democratizar a arte.

Outra meta da galeria é tornar o conhecimento sobre arte mais acessível e menos elitizado. Para isso, há a produção de diversos posts sobre o tema, frequentemente publicados no blog.

Que tal conhecer algumas das gravuras da Laart? Há peças das mais variadas correntes artísticas, como: arte conceitual, arte abstrata, pop art e muitas outras!

Valorizando o trabalho dos artistas brasileiros e latino-americanos, o acervo também apresenta gravuras de Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, Leda Catunda, entre tantos representantes do cenário artístico. Todas elas são assinadas e contam com certificado de autenticidade

Para conhecer essas peças icônicas, basta clicar aqui. 

Crédito da foto de capa: Folha de S.Paulo 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.