escultura cubista

Escultura cubista: conheça sua proposta, principais artistas e obras mais famosas

O movimento cubista foi um dos mais revolucionários da história, por apresentar uma estética singular. Além disso, essa corrente ficou marcada por revelar ícones da arte que, por meio de suas obras, exploraram os aspectos geométricos e a tridimensionalidade. Nesse contexto, a pintura se destacou, mas a escultura cubista também se revelou como um tipo de arte multifacetada e intrigante. 

Para conhecer as esculturas cubistas mais emblemáticas da história e entender melhor o que é cubismo, basta ler este post até o fim. 

O que é cubismo: conceito e contexto histórico 

O cubismo é uma corrente artística que teve como país de origem a França e que se iniciou no começo do século XX, mais precisamente em 1907. 

Considerado um movimento de vanguarda por propor uma estética que rompia com o compromisso da beleza e da perfeição, o cubismo se destacou por seu caráter inovador e criativo. 

Esse estilo surgiu em decorrência das profundas mudanças na Europa que aconteceram entre o fim do século XIX e o início século XX. Nesse momento, muitos lugares do mundo vivenciavam uma transformação intensa, marcada, principalmente pela transição do rural para o urbano e pelo crescimento industrial. 

Desse modo, essa expressão surgiu como uma resposta para explicar essa nova realidade. Assim, teve como um de suas principais propostas a de incorporar elementos do imaginário urbano industrial. 

Nesse sentido, é válido destacar que diferentemente de futurismo na arte que, por meio do manifesto futurista, em 1909, propôs um rompimento drástico com o passado e exaltou o tecnológico, o movimento cubista aconteceu de forma mais delicada ao inserir, de modo gradativo, os elementos modernos em suas obras.

Assim, essa expressão despontou como uma arte que não tinha a obrigação de retratar a realidade. 

Nesse cenário, é importante enfatizar que o movimento cubista apresentou diferenças em suas fases. 

Enquanto o cubismo analítico, por exemplo, contou com um aspecto fragmentado representado por obras cubistas mais abstratas, o cubismo sintético ficou marcado por um caráter mais figurativo. Ou seja, suas peças podiam ser reconhecidas mais facilmente por apresentarem formas mais verossímeis. 

Além do caráter geométrico representando por cubos e cilindros, esse estilo foi complexo ao valorizar a tridimensionalidade. 

Isso porque essa característica deu às obras cubistas perspectivas diferentes para seus observadores. Isto é, ao admirar uma peça, o público poderia enxergá-la de diferentes ângulos, o que gerava diferentes interpretações. 

O movimento cubista deu fama a alguns dos artistas mais importantes da história da arte, como Paul Cézanne e Pablo Picasso. A obra do espanhol “As Damas de Avignon” é considerada um marco no surgimento dessa expressão. 

Crédito: Wikipédia

Agora que você já sabe o que é cubismo, aproveite para explorar ainda mais essa corrente, lendo o post: “Cubismo no Brasil: principais características e artistas nacionais”. 

Escultura cubista: como ela se desenvolveu?  

A escultura cubista se desenvolveu logo após as primeiras pinturas do estilo terem sido criadas. As primeiras peças desse estilo datam de 1909 e também tiveram como berço de origem a França. 

Assim como a pintura, a escultura cubista teve como base revelar a estrutura do objeto por meio da tridimensionalidade. Assim, uma obra desse estilo despertava percepções que poderiam ser interpretadas de maneiras diversas, que dependiam do ângulo do espectador. 

Além disso, esse tipo de obra  contou com a valorização das figuras geométricas, como os cubos, esferas e cones. 

Pelo fato das pinturas desse gênero terem ficado mais famosas, muitos historiadores afirmam que a escultura cubista atuou de forma coadjuvante e complementar. 

Porém, outros estudiosos declaram que a liberdade de criar uma obra em forma de escultura representou  transcendência. 

Apesar da falta de consenso, é inegável que a escultura cubista tenha sido importante não só para o movimento, mas também para a história da arte. 

Principais obras cubistas feitas em escultura

Confira agora algumas das obras cubistas feitas em escultura mais famosas de todos os tempos. 

1. Cabeça de Mulher (1909)- Pablo Picasso

É considerada a primeira escultura cubista da história. Feita, originalmente, em argila, o artista depois criou, posteriormente, uma versão em bronze. 

Retratando a sua amante Fernande Olivier, essa peça apresenta uma forte linguagem geométrica. 

movimento cubista

Crédito: Wikipédia

2. Mulher Caminhando (1912)- Alexander Archipenko

Criada pelo escultor ucraniano Alexander Archipenko, um artista que dedicou boa parte de sua carreira ao cubismo, essa peça apresenta diversos pontos de vista diferentes, assim expressos por meio de suas formas geométricas. 

Crédito: Wikipédia

3. Cabeça (1913) –  Joseph Csaky 

Elaborada pelo artista Joseph Csaky, essa escultura cubista retrata o busto de um homem e se opõe à delicadeza de outros movimentos. 

Assim, apresenta uma estrutura rígida e planos de superfície superpostos. 

esculturas cubistas

Crédito: Wikipédia

4. Femme au compotier (1920) – Henri Laurens

Feita em terracota, essa escultura de Henri Laurens apresenta diferentes ângulos e assim, surpreende o observador por sua estética única e original. 

Crédito: WikiArt

O legado da escultura cubista 

A escultura cubista se desenvolveu e ganhou novas formas de expressão a partir da metade da década de 1920. 

Assim, as obras cubistas desse gênero, apesar de não terem tido a mesma projeção que as pinturas, representaram uma liberdade artística sem igual. Afinal, muitos artistas, como Pablo Picasso, enxergavam na pintura o seu ganha pão e na escultura a sua liberdade de expressão

Entender o que é cubismo em sua totalidade exige estudo. No entanto, a arte, em muitos momentos, não precisa ser compreendida, apenas sentida! 

Que tal valorizar essa sensação? Para isso, existe a Laart, uma galeria de arte virtual que trabalha com obras em gravuras. 

O acervo da Laart conta com mais de 15.000 peças de artistas brasileiros e latino-americanos. Ter uma delas em seu ateliê ou casa representa liberdade e, é claro, um senso estético único!

Clique aqui e conheça algumas das raridades presentes no acervo. 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.