croquis oscar niemeyer

Croquis de Oscar Niemeyer: desenhos famosos de suas obras

É por meio de traços e rabiscos que um projeto ganha forma e se revela. Assim, a arquitetura se forma pelas mãos habilidosas de grandes mestres. Os croquis de Oscar Niemeyer são belos exemplos disso. Afinal, é a partir da representação gráfica que as propostas conceituais do arquiteto se transformam e encantam.

Com habilidade e genialidade, os desenhos de Niemeyer contam com formas icônicas que traduzem, de modo sublime, a inspiração do famoso arquiteto.

Com contornos marcantes, os croquis de Oscar Niemeyer são projetados de maneira única e original, exibindo a personalidade e a assinatura do arquiteto. Sem falar que, por meio deles, a história de uma nação é contada, assim como também a evolução de seu processo criativo é registrada.

O vídeo abaixo mostra o gênio da arquitetura em ação:

Em entrevista à GloboNews, o arquiteto confessa que o seu amor pelo desenho começou quando ele ainda era menino. Logo, essa aptidão o acompanha durante toda sua vida e carreira. Dessa forma, os croquis de Oscar Niemeyer refletem toda essa vocação e amor.

“Eu tinha 5, 7 anos e ficava desenhando com o dedo no ar. Minha mãe perguntava: ‘menino, o que você está fazendo’? Estou desenhando. Eu gosto de desenhar figuras. Eu faço uma escultura, eu desenho no ar. Eu faço um desenho e construo ele no ar.”

A trajetória do arquiteto foi marcada por muito trabalho, momentos de genialidade e inspiração. Continue lendo e conheça alguns dos croquis de Oscar Niemeyer. Você irá se encantar com esses incríveis símbolos do modernismo

Leia também: “Arquitetura Moderna: conheça sua importância e características!”

10 croquis de Oscar Niemeyer

Conheça agora alguns dos mais emblemáticos croquis de Oscar Niemeyer!

1. Museu Oscar Niemeyer

croquis oscar niemeyer

Crédito: Viva Decora

2. Catedral de Brasília 

oscar niemeyer estruturas

Crédito: Archdaily

3. Igreja de Pampulha

croquis oscar niemeyer

Crédito: Patrícia Lima Arquitetura

4. Memorial da América Latina

oscar niemeyer desenhos

Crédito: MDC

5. Palácio da Alvorada

croquis de brasília

 

Crédito: Pega na Arquitetura

6. Tortura nunca mais

oscar niemeyer características de suas obras

Crédito: Pega na Arquitetura

7. Residência Henrique Xavier

croqui oscar niemeyer

Crédito: Construção e Design

8. Casa de Canoas

oscar niemeyer estruturas

Crédito: Research Gate

9. Museu de Arte Moderna

croquis de brasília

 

Crédito: Vitruvius

10. Croqui de figura feminina

oscar niemeyer características de suas obras

Crédito: Revista-se de Reserva

Gosta de conhecer a trajetória de importantes personalidades? Então, não deixe de ler: “O grande arquiteto Ruy Ohtake: biografia, obras e projetos”. 

Oscar Niemeyer: características de suas obras

A arquitetura surgiu na vida desse mestre por meio do desenho. Dessa forma, os croquis de Oscar Niemeyer representam o desenvolvimento de seus projetos e o seu estilo diferenciado no cenário da arquitetura moderna.

Se Le Corbusier e outros modernistas tradicionais mostravam em seus trabalhos a constância de linhas e ângulos retos, a arquitetura de Niemeyer, em contrapartida, promovia as curvas e linhas sinuosas.

Para Niemeyer, a arquitetura se assemelhava a obras de arte. Afinal, além de funcionais, as obras também tinham que ser admiradas. Assim, com sensibilidade e em forma de poesia, o arquiteto afirmou

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas de meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

Logo, seus desenhos refletem, de forma orgânica, o Brasil e suas paisagens, assim como as ondulações das montanhas e, até mesmo, os contornos do desnudo corpo feminino.

É um admirador de obras arquitetônicas? Então, confira o post: “Daniel Libeskind, o desconstrutivista que provoca e emociona”.

A arquitetura e a personalidade de Oscar Niemeyer

Bastante conhecido por projetar fabulosos edifícios que moldaram o plano mestre da construção de Brasil, Niemeyer também ficou famoso por sua personalidade forte e espírito revolucionário. Logo, envolveu-se com a política socialista e, assim, exilou-se do Brasil no período em que o país foi comandado pela ditadura militar.

Durante essa temporada, desenvolveu muitos de seus projetos internacionais, levando sua arquitetura única para culturas fora do Brasil. Seu compromisso com a visão socialista do mundo se estendeu para o seu trabalho, pois Niemeyer acreditava que a beleza estética da arquitetura beneficiava todos os membros da sociedade.

Outro conceito fundamental que Niemeyer valorizava era o caráter inventivo. Para ele, o poder da arquitetura estava totalmente ligado à invenção.

Com uma vida marcada por obras e projetos que expressavam a sua legitimidade, o arquiteto conquistou vários prêmios, como o famoso Pritzker. No entanto, a sua trajetória foi muito mais do que isso, já que se trata de uma das personalidades mais importantes que o Brasil já teve.

Admira o trabalho do arquiteto e quer ter um dos croquis de Oscar Niemeyer em casa? Então, conheça agora gravuras originais de Niemeyer disponíveis no nosso site. A Laart é uma galeria de arte online, especializada na venda de gravuras originais, assinadas e de série de tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino americanos.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte!

Crédito da foto de capa: Laart. Foto de Joca Meirelles. 

 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.