Quem foi Antoni Gaudí: biografia, construções e legado do arquiteto
Famoso por seu estilo único e pelo brilhantismo de seu trabalho, Antoni Gaudí foi um arquiteto catalão conhecido por sua ousadia em mesclar cores, texturas e formas. Focado nas obras de sua região, sua jornada aconteceu quase inteiramente em ou perto de Barcelona.
Autor de construções fundamentais para a história da arquitetura modernista, Gaudí conquistou seu espaço e deixou um legado quase tão grandioso como ele.
Considerada sua obra-prima, a Sagrada Família é uma de suas construções mais importantes e conhecidas. Infelizmente, essa obra não foi acabada, mas conta com uma estética tão surpreendente e arquitetura tão arrojada que, não à toa, é um dos monumentos mais visitados da Espanha.
Quer conhecer a biografia e outras obras desse grande mestre? Então, siga com sua leitura até o fim!
Biografia Antoni Gaudí
Nascido em Reus, em 1852, na região da Catalunha, Antoni Gaudí foi um dos arquitetos mais emblemáticos do movimento modernista. Afinal, além de gênio, tinha ideias muito à frente de seu tempo e seu trabalho foi caracterizado pelo perfeccionismo e por utilizar a natureza e a religião como fontes de inspiração.
Dono de um estilo pouco óbvio, o trabalho de Gaudí refletiu bastante a sua essência, formada por uma personalidade excêntrica. Sendo assim, experimentando e inovando, sua carreira atravessou diversas fases.
Em seu início, sua produção foi caracterizada por um estilo vitoriano bastante florido, o que aconteceu logo após a sua graduação como arquiteto em 1878. Nesse mesmo ano, por realizar um trabalho icônico de intervenção urbana, Gaudí foi reconhecido e, assim, ganhou sua primeira competição na área.
Em seguida, surpreendeu a todos com suas justaposições de massas geométricas, uma técnica totalmente inovadora. Por meio dela, blocos geométricos eram justapostos e as curvas e os arcos parabólicos eram evidenciados. Assim, o arquiteto chamou a atenção. Afinal, seu trabalho era ousado e não se assemelhava ao tradicionalismo arquitetônico da época e da região.
Além de ser um mestre da arquitetura, Gaudí também ficou conhecido pela sua atuação política e por ser um nacionalista catalão impetuoso. A sua intensidade nessa questão foi tamanha que até resultou em sua prisão.
Autor de obras de cair o queixo, suas mais famosas construções foram:
- Sagrada Família;
- Parque Güell;
- Casa Milà;
- Casa Batlló.
É mesmo fã de arquitetura e está sempre em busca de inspiração? Então, não deixe de ler: “Melhores blogs de arquitetura: lista do Brasil e do mundo”.
Estruturas de Antoni Gaudí
Com muita originalidade e pensamento fora da caixa, o estilo de Antoni Gaudí foi baseado na liberdade de expressão e criação. Assim, compôs estruturas orgânicas, repletas de curvas, formas irregulares, coloridas e com várias dimensões. Afinal, o arquiteto se inspirava na natureza e no caos para produzir seus trabalhos.
Conhecido como um dos maiores representantes da art nouveau, por incorporar novos materiais relacionados a avanços tecnológicos, o estilo de Gaudí também ficou marcado pela arquitetura neogótica.
Também não dá para deixar de citar como característica importante de seu trabalho a presença e a ligação com a religião. Para construir a Catedral da Sagrada Família, o seu trabalho mais perfeito e emblemático, Antoni Gaudí voltou às suas raízes católicas. Sua forte crença religiosa resultou em uma obra esplendorosa, repleta de estruturas complexas. Dessa forma, ficou conhecido como “arquiteto de Deus”.
Ele foi contratado para construir essa igreja já em 1883, mas não viveu para vê-la terminada. Depois de 1910, abandonou praticamente todos os outros trabalhos, isolou-se e residiu em sua oficina.
Aos 75 anos, em 1926, foi atropelado por um bonde e morreu devido aos ferimentos. Após a sua morte, o trabalho continuou na Sagrada Família. Em 2010, a igreja incompleta foi consagrada como uma basílica pelo Papa Bento XVI.
A jornada de Antoni Gaudí apresentou desafios, inovações, mudanças, evoluções e genialidade. Incompreendido em sua época, seu trabalho acabou sendo verdadeiramente reconhecido bem mais tarde do que deveria. Dono de um legado sem igual, suas obras continuam atraindo e encantando multidões.
É fã de biografias? Então, leia também: “Lina Bo Bardi: biografia e legado da arquiteta que projetou o MASP”.
Principais obras de Antoni Gaudí
Entre as estonteantes obras de Antoni Gaudí, as mais conhecidas são:
1. Sagrada Família
Considerada a obra-prima de Gaudí, a Sagrada Família conta com estruturas complexas e bastante simbolismo religioso. Sua construção começou em 1882 e foi transferida para Gaudí um ano depois. O arquiteto a remodelou e, assim, desenhou um templo fenomenal e grandioso, cheio de detalhes estonteantes.
Crédito: Viator
2. Parque Güell
O Parque Güell é outra obra de Gaudí que surpreende por sua beleza e inovação. Essa construção conta com texturas e cores únicas, além de um conjunto de colunas inclinadas feitas para representarem as ondas do mar.
Crédito: Tudo sobre Barcelona
3. Casa Milà
Feita em estilo art nouveau, a Casa Milà apresenta em sua edificação uma escultura talhada em pedra e conta com uma fachada ondulante. Em seu interior, os espaços são divinamente representados por abóbadas.
Crédito: Wikipédia
4. Casa Batlló
Rica em detalhes e apresentando uma estética impressionante, a Casa Batlló é uma construção que traduz perfeitamente a criatividade de Gaudí. Também conhecida como “Casa das Máscaras”, por contar com elementos semelhantes a máscaras em sua fachada, a Casa Batlló recebe milhares de visitantes todos os anos.
Crédito: Dicas de Barcelona
Que admiráveis e grandiosas são as obras de Antoni Gaudí, não é mesmo? Sabe o que também é incrível? O acervo de gravuras originais da Laart! Clique aqui e conheça as mais interessantes obras! Não se preocupe: todas elas contam com certificado de autenticidade e chegam a sua casa com todo conforto e segurança.
There are no comments