daniel senise

Daniel Senise: biografia e obras do artista brasileiro experimental e cheio de significados 

Daniel Senise é um artista brasileiro bastante conhecido por elaborar obras cheias de significados. Para isso, o pintor e gravurista mistura e experimenta diversos tipos de materiais que se interceptam e, assim, surpreendem pela poesia e composição. 

Segundo palavras da professora e crítica Cecília Almeida Salles: 

“…suas obras deixam transparecer um trabalho de experimentação permanente que, ao expor a olho nu a natureza investigativa da arte, a aproxima de modo irrecusável da busca científica”. 

Já para o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa, suas telas fogem do óbvio ao promover interpretações profundas:

“Assim são as pinturas do Daniel: sugerem e evadem narrativas, frustram o hermeneuta. Como percorrer caminhos tão incertos?”

Diante dessas palavras, é possível concluir que Daniel Senise é um artista brasileiro, no mínimo, intrigante, não é mesmo? 

Curioso em conhecer a biografia de Daniel Senise e suas principais obras? Então, desvende (ou tente desvendar) esse universo para lá de interessante lendo este post. Boa leitura! 

Biografia de Daniel Senise: conheça sua trajetória

Original do Rio De Janeiro, Daniel Senise nasce em 1955 e na década de 1980 se forma em Engenharia Civil na instituição federal de sua cidade. No entanto, o amor pela arte fala mais alto. Assim, entre 1986 e 1994, ele estuda pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde aprende e leciona.  

Ainda na década de 1980, participa da exposição “Como Vai Você Geração 80”, um evento emblemático que conta com a presença de diversos intelectuais e artistas que exploram conceitos por meio de grafites pornográficos e de performances artísticas repletas de ironia e de provocação.  

Nesse mesmo período, o pintor expõe em uma bienal de São Paulo e, assim, seu trabalho ganha posição de destaque. Logo, segue aprendendo e experimentando. Desse modo, a biografia de Daniel Senise não segue um só caminho ou apresenta uma única proposta. 

Isso porque, no início, ele tem como foco abordar figuras imprecisas e temáticas mais abstratas, que retratam volumes vazios assim expressos por elementos do dia a dia. 

Dessa forma, elabora telas que apresentam fluidez e densidade ao mesmo tempo. Para isso, faz uso de colagens e de outras técnicas. 

Logo, seu trabalho ganha ainda mais imaginação, assim expressa por meio de paisagens que não seguem uma continuidade racional ou lógica. 

Também influenciado pela estética renascentista, Daniel Senise mistura a história com a atualidade, promovendo experiências e, assim, atiça as percepções do público ao valorizar o imaginário de seus espectadores. 

Explorando cenários diversos, o artista transita em vários locais do mundo com mostras individuais, como no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, nos Estados Unidos, em 1991. Três anos depois ele exibe seu trabalho no México, no Museu de Arte Contemporânea de Monterrey (MARCO). 

A fluidez orgânica e experimental de Daniel Senise

Já na década de 1990, mais especificamente em 1997, o pintor e gravurista atua como coordenador em uma importante galeria carioca. No ano seguinte, um livro é publicado para analisar a proposta e os conceitos do artista. Ele se chama “Daniel Senise: ela que não está”. 

A intensidade de seu trabalho é tão intrigante que, poucos anos depois, em 2002, outro livro é lançado para analisar as mais recentes obras de Daniel Senise. Essa publicação é denominada de “The Piano Factory”. 

Em 2005, após uma temporada nos Estados Unidos, o carioca volta para o Brasil. Assim, mais maduro e ainda mais conectado com a arte, produz peças que esbanjam organicidade e, logo, dá início a um original conjunto de pinturas. 

Nesse contexto, é essencial destacar como o caráter experimental toma conta de suas obras. Isso porque a técnica empregada nas peças a partir do século XXI surge de modo fluido e ocasional, quando o artista nota que a tinta esparramada no chão gera efeitos artísticos interessantes. 

Assim, vanguardista e aberto, ele passa a trabalhar com impressões feitas em madeira, jogando tinta e também fazendo uso da cola para, assim, dar um novo formato e significado às texturas. 

Desse modo, experimentando e criando, Daniel Senise expõe seu trabalho em museus e galerias, como na Pinacoteca do Estado de São Paulo e também em Londres, na Gallery 32. 

É fã de biografias? Então, um must-read para você é: “Antonio Peticov: biografia e obras do artista brasileiro autodidata”. 

Principais obras de Daniel Senise

Confira, agora, algumas das principais obras de Daniel Senise. 

1. Coração (1985)

daniel senise biografia

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

2. VG (1989)

daniel senise principais obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

3. O Beijo do Elo Perdido (1991)

obras daniel senise

 

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

4. Casamento (1994) 

daniel senise obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

5. Meu Minuto (1997)

daniel senise artista brasileiro

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

6. Abstrato I 

daniel senise principais obras

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Essa gravura está no acervo da Laart! Saiba mais sobre essa peça incrível aqui. 

As obras de Daniel Senise são cheias de surpresas e criatividade, não é mesmo? É por isso que a Laart valoriza o trabalho desse e de outros ícones da arte brasileira e latino-americana. 

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte e que têm as gravuras em seus DNAs, a Laart é uma galeria de arte virtual que promove as peças mais exclusivas e especiais do circuito artístico. 

Todas as gravuras da Laart são assinadas, têm tiragem limitada e contam com certificado de autenticidade. O acervo da galeria apresenta mais de 15.000 obras, das mais variadas técnicas e correntes artísticas. 

Em outras palavras, uma delas combinará, perfeitamente com seu estilo e personalidade. Se você é fã de um gênero mais subjetivo, uma gravura de Daniel Senise, certamente, irá fazer a sua cabeça. Clique aqui e saiba mais! 

Crédito da foto de capa: O Globo

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.