tadao ando

Tadao Ando: biografia e obras do arquiteto japonês autodidata

Autodidata e extremamente preocupado com a natureza e questões sustentáveis, Tadao Ando é um arquiteto japonês que prioriza a harmonia em seus projetos. 

Suas obras aliam beleza e funcionalidade, e elas são tão impactantes e originais que, em muitos momentos, parecem obras de arte contemporânea. 

Dono de uma linguagem minimalista em que a luz é o elemento de maior destaque, o ganhador do Prêmio Pritzker brinca com a luminosidade e com a sombra e as projeta em suas obras de concreto de modo quase mágico. 

Sua forma particular e introspectiva de ver o mundo e a arquitetura contemporânea espelham a tradição oriental, em que a sensibilidade e o domínio do ego são essenciais para criar projetos que não priorizem a vontade e o controle do homem, mas sim reflitam uma conexão pura e íntima dele com a natureza. 

Se a visão de Tadao Ando sobre o mundo é única, a sua trajetória também o é, uma vez que seu conhecimento vasto sobre arquitetura não foi adquirido em uma universidade, mas no dia a dia de sua função. 

Esse fato explica um pouco o pensamento do oriental, assim como uma das frases de Tadao Ando explica como acontece o seu processo criativo: 

“Quando eu desenho algo, meu cérebro e minhas mãos trabalham juntos”

Além disso, a biografia de Tadao Ando mostra a sua dedicação em diversos cenários, visto que ele já foi motorista de caminhão e boxeador. 

Diante de tudo isso, é impossível não ficar curioso e querer esmiuçar a biografia de Tadao Ando, não é mesmo? Se esse for o seu caso, continue lendo e descubra tudo sobre a vida dessa célebre personalidade. 

Biografia de Tadao Ando: a trajetória do arquiteto japonês 

Nascido em Osaka, no Japão, em 1941, Tadao Ando é separado de seu irmão gêmeo aos 2 anos e, assim, o futuro arquiteto vai morar com sua avó. 

Sua criação mescla brincadeira e valores. Afinal, sua avó o incentiva sempre a se divertir e nao cobra boas notas, porém, é rigorosa em relação à ética e ao respeito, visto que exige que o neto cumpra seus horários e promessas. 

Assim, cresce livre e na infância acontece sua primeira experiência ligada à arquitetura em uma marcenaria perto de sua casa. Nesse local, o trabalho feito profissionais chama a sua atenção.  O seu interesse se torna tão grande que um dos marceneiros o torna o seu ajudante. Assim, permite que ele o ajude a construir um pavimento em sua casa. 

Nesse dia, vive uma experiência quase espiritual, uma vez que quando o profissional abre um buraco no teto, uma luz branca entra e ilumina toda a escuridão da residência, causando uma intensa emoção em Tadao Ando. 

Para ajudar sua avó e ganhar seu próprio dinheiro, ainda bastante jovem, ele busca por diferentes alternativas de sustento. Assim, se torna motorista de caminhão. 

Na adolescência, torna-se o “briguento da vizinhança”, mas canaliza essa característica para o esporte e, assim, aos 17 anos, se torna boxeador profissional. 

Nesse período, concluiu os seus estudos no colégio e permanece na carreira de boxeador por dois anos. Apesar de gostar dessa profissão, ela não o completa integralmente. 

O interesse do boxeador pela arquitetura 

O amor pela arquitetura se intensifica quando Tadao Ando tem cerca de 20 anos. O japonês até cogita cursar uma faculdade. No entanto, não tem dinheiro e nem paciência para tanto. 

Logo, começa a estudar sozinho e mergulha nas obras de Le Corbusier. Porém, todas estão em francês. Mesmo assim, ele não desiste e, para assimilar os conceitos do mestre, copia seus desenhos várias vezes até memorizá-los por completo. 

Pouco tempo depois, aos 23 anos, parte para uma viagem ao redor de seu país para conhecer as obras de Kenzo Tange, um dos maiores representantes da arquitetura japonesa. 

Nesse período, decide conhecer as construções mais famosas do mundo, viagens que faz economizando ao máximo em seu dia a dia. Nesses locais, faz estágios e assiste a aulas no período noturno. 

Tira o máximo de proveito dessas experiências e então, se sente mais preparado e confiante para retornar a sua cidade e criar o seu próprio estúdio, o que acontece quando ele tem 28 anos. 

O despertar do mestre e a conquista do Pritzker 

A partir desse ano, começa a realizar diversos projetos, principalmente de residências. Assim, questões como meio ambiente, urbanismo e luminosidade começam a fazer parte de sua rotina. Logo, o interesse pelo concreto e a conexão da geometria com os elementos naturais se tornam cada vez mais presentes.

Nesse processo, ganham destaque as superfícies suaves e a valorização dos espaços, como mostra uma das mais célebres frases de Tadao Ando:

“Acredito que a arquitetura não seja a construção de edifícios, mas sim a criação do espaço. Procuro sempre reduzir ao máximo todos os elementos materiais para que o próprio espaço se torne rico e estimulante. “

A simplicidade faz com que seus projetos se tornem belos na medida certa, harmônicos, funcionais e minimalistas. 

Inegavelmente, sua visão é bastante influenciada pela cultura japonesa, a qual valoriza o conceito da simplicidade e do equilíbrio e, assim, as obras de Tadao Ando ficam conhecidas por essa marca. 

Para aplicar a ideia de simplicidade, o arquiteto privilegia o uso do concreto, o qual acredita que transmite uma sensação de leveza e, até mesmo, uma certa transcendência. 

O interessante disso é que o concreto é um material pesado, mas ele o usa de forma tão sublime e diferente que consegue harmonizá-lo com a organização do espaço e, assim, transmite essas percepções com sucesso. 

A leveza também é enaltecida por meio do uso criativo da luminosidade, uma vez que o arquiteto utiliza a iluminação natural e as insere em seus projetos de modo que ela acompanhe e valorize tanto a paisagem como a estrutura das construções. 

Logo, as obras do japonês se promovem por si e o arquiteto ganha fama nacional e internacional. Além de fama, ganha prêmios no decorrer de sua trajetória, recebendo a honraria máxima de seu segmento, o Prêmio Pritzker, em 1995. 

Hoje, além de arquiteto, Tadao Ando é professor emérito da Universidade de Tóquio. 

Principais obras de Tadao Ando 

Igreja da Luz 

tadao ando biografia

 

Crédito: Zero Abundance 

Row House 

frases de tadao ando

Crédito: iDesing 

Water Temple (Templo da Água)

tadao ando obras

Crédito: Pinterest 

4X4 House 

tadao ando obras

Crédito: ArchiTravel 

Museu de Arte da Prefeitura de Hyogo Kobe

tadao ando obras

Crédito: Mundo Nipo 

Impossível decidir o que é mais interessante…a arquitetura ou a trajetória de Tadao Ando, não é mesmo? Qual sua opinião sobre isso? Divida ela com a gente!

Sabe o que também é impossível decidir? Qual obra da Laart é mais especial! 

Isso porque a galeria conta com mais de 15.000 gravuras de diversos estilos e estéticas!

Ficou curioso, né? Então, mergulhe no acervo da galeria!

Crédito da foto de capa: Dan Magazine

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.