escultores famosos

10 escultores famosos do Brasil e do mundo e suas obras excepcionais

Quando você pensa em escultores famosos, provavelmente nomes como Michelangelo Buonarroti e Auguste Rodin surjam à sua mente. Porém, se perguntarmos a você sobre suas histórias e pedirmos que cite outros nomes de escultores famosos mais antigos, talvez você tenha mais dificuldades. 

Para clarear a sua mente e torná-lo um “craque” sobre o tema, elaboramos esta lista com os escultores mais famosos do mundo e do Brasil! Boa leitura!

2  escultores famosos antigos e suas grandes produções 

Donatello (1386-1466)

Abrindo esta lista de escultores famosos, está o renascentista italiano Donatello que, como apenas 20 anos, já recebia comissões por suas peças. 

Focado em representar santos, as obras desse, que é um dos escultores mais famosos do mundo, impressionam pela harmonia de suas faces. Elas eram tão bem executadas que emocionavam, visto que pareciam expressar sentimentos. 

Feita em madeira, “Madalena Arrependida”, é uma de suas esculturas mais conhecidas. 

escultores mais famosos do mundo

Crédito: Wikipédia 

Michelangelo Buonarroti (1475-1569)

Michelangelo Buonarroti foi um dos grandes gênios da humanidade e o escultor mais cultuado de todos os tempos. 

Perfeccionista e dono de um talento inato, ele não só brilhou na escultura, como também produziu telas de cair o queixo. Além disso, foi um exímio arquiteto. 

O seu interesse especial pelo corpo humano fez com que o gênio estudasse muito tema, fato que refletiu em sua produção artística. Isso porque, até hoje, suas peças impressionam pela riqueza de detalhes e pela graça de suas formas. 

A sua escultura “Pietà” é, certamente, uma das mais icônicas do artista e também uma das mais famosas da história.

escultores-famosos-antigos

 Crédito: Wikipédia 

4 escultores famosos do século XX e suas peças mais conhecidas

Edgar Degas (1834-1917)

Edgar Degas não foi só um escultor, pintor e gravurista célebre, como também um dos pais do impressionismo

O francês era apaixonado pela temática do ballet e ficou conhecido além de seu tempo ao criar esculturas com este tema. 

Uma de suas peças mais aplaudidas é “La Petite Danseuse de Quatorze Ans”. 

escultores famosos e suas obras

Crédito: Wikipédia

Auguste Rodin (1840- 1917)

Considerado o precursor da escultura moderna, o francês Auguste Rodin possuía um talento incomparável, visto que desde o início de sua carreira já apresentava uma habilidade única de modelar obras em argila. 

Além disso, foi contra o status quo da época. Isso porque as obras em escultura do início do século XX eram majoritariamente decorativas e estereotipadas. Com um olhar além de seu tempo, ele quebrou essa tendência e inovou ao trazer peças mais realistas e personalizadas. 

Este foi o caso de “O Pensador”. 

escultores mais famosos do mundo

Crédito: Wikipédia 

Constantin Brancusi (1876-1957)

Constantin Brancusi não foi só um grande escultor romeno, como um dos principais nomes das correntes vanguardistas modernas. Para muitos estudiosos, ele foi o pioneiro da escultura abstrata

Sua produção artística é conhecida pela elegância visual única e por trazer elementos mais rústicos de sua terra e combiná-los com a sofisticação e modernidade parisienses. 

De 1913, “A Musa Adormecida” é uma de seus trabalhos mais conhecidos, o qual foi arrematado por US$ 57 milhões, em um leilão de 2017. 

escultores famosos

Crédito: Veja 

Alberto Giacometti (1901-1966)

Outro nome que jamais poderia deixar de ser mencionado nesta seleção de escultores famosos e suas obras é o do suíço Alberto Giacometti. 

Ele se tornou conhecido no século XX por produzir pinturas e esculturas surrealistas no início de sua carreira e, posteriormente, foi aclamado por suas peças expressionistas

Obcecado por representar figuras humanas, o artista plástico nunca se importou em soltar sua imaginação. Assim sendo, elaborou peças cujas formas e  volumes conversavam perfeitamente e se destacavam pela expressividade. 

Uma de suas esculturas mais emblemáticas é “L’Homme au doigt”, que foi leiloada por mais de  US$ 140 milhões em 2015. 

escultores famosos

Crédito: Wikipédia 

2 escultores famosos contemporâneos e suas artes mais conhecidas

Fernando Botero (1932)

Famoso não só na América Latina como ao redor do globo, o colombiano Fernando Botero não só desenvolveu esculturas e pinturas impressionantes, como criou uma própria comunidade, chamada boterismo, que traz como principal aspecto o figurativismo de corpos rechonchudos, como é o caso de “Maternidade”, criada em 1989. 

escultores mais famosos do mundo

 

Crédito: Veja 

Ron Mueck (1958)

Outro nome fundamental para a história da escultura contemporânea é o do australiano Ron Mueck. Autodidata, o escultor esbanja técnica e criatividade ao criar peças hiper- realistas. 

lista de escultores famosos

Crédito: IstoÉ

2 escultores famosos brasileiros e seus principais trabalhos

Nesta lista exclusiva, não poderia deixar de aparecer nomes de escultores famosos brasileiros, não é verdade? Confira dois deles!

Aleijadinho (1730- 1814)

Praticamente um consenso entre historiadores, Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi o maior representante do barroco latino-americano. 

Com um talento inigualável, ele ultrapassou fronteiras, ao criar esculturas que retratavam com genialidade formas e feições religiosas, como é o caso de “Anjo como o Cálice da Paixão”. 

escultores famosos brasileiros

Crédito: Wikipédia  

Ernesto Neto (1964)

Já Ernesto Neto é considerado uma das principais referências da arte contemporânea nacional. Suas esculturas parecem até organismos vivos que dançam e envolvem seus espectadores como mágica, como por exemplo sua instalação “Leviathan Thot”.

escultores famosos brasileiros

Crédito: Wikipédia 

Esperamos que você tenha gostado desta lista de escultores famosos e suas obras! Qual peça você mais curtiu? Compartilhe aqui nos comentários abaixo, a Laart valoriza muito a sua opinião!

A Laart também enaltece o trabalho dos artistas brasileiros e latino-americanos. 

Especializada em gravuras, a Laart é um galeria de arte virtual que trabalha com obras originais e exclusivas. 

Com um acervo de mais de 15.000 peças, a galeria conta com gravuras das mais diversas correntes e estilos, como:

Aproveite também para assinar a newsletter da galeria e receber conteúdo quentinho sobre arte e arquitetura sempre!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.