art déco mobiliário

Como eram os móveis na época do art déco: veja o estilo e objetos em exemplos reais

Luxuoso, elegante e moderno. Assim era o mobiliário do art déco, estilo que surgiu na década de 1920 na França e influenciou não só a decoração como também as artes plásticas, a arquitetura e o cinema.

O art déco combinava materiais sofisticados a estilos modernistas, como o cubismo. Linhas retas e figuras geométricas ganhavam destaque, um contraponto à falta de simetria do art nouveau. No mobiliário, essa estética resultou em móveis sofisticados, voltados para a alta sociedade da época.

Neste post, conheça as características e como eram os móveis na época do art déco com exemplos. Confira!

Características do mobiliário art déco

O termo art déco é uma abreviação de artes decorativas em francês e vem da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, que ocorreu em Paris, em 1925. Foi na década, que ficou conhecida como os felizes anos vinte pela prosperidade econômica, que esse estilo viveu seu auge. Já nos Estados Unidos, seguiu popular nos anos 1930.

Ao contrário de outros estilos, que tinham um manifesto filosófico ou político, o art déco, como o próprio nome já diz, tinha fins decorativos. Também bebeu de estilos diferentes, muitas vezes contraditórios, mas que tinham em comum a busca pela modernidade, como o cubismo.

No mobiliário, o estilo tem uma de suas expressões mais emblemáticas. Isso porque, mesmo geometrizados, os objetos não abriam mão da sofisticação. 

Uma das peças mais famosas é a chaise longue, por exemplo. Além disso, poltronas robustas, cômodas, buffets e penteadeiras estão na lista de peças art déco mais conhecidas.

Conheça mais sobre as características do mobiliário art déco:

Espelhos

Os móveis com espelhos são uma marca da art déco. Em um tempo de prosperidade econômica na Europa e nos Estados Unidos, era possível investir em detalhes luxuosos. Por isso, móveis déco como mesas e penteadeiras espelhadas eram comuns. O vidro colorido da art nouveau foi substituído pelo vidro fosco.

Madeiras exóticas

Quanto mais rara e exótica a madeira, melhor! Mogno e ébano estavam entre os materiais favoritos dos designers na época.

Armário de canto de mogno com detalhes de marfim, de Emile-Jacques Ruhlmann

Armário, de Émile-Jacques Ruhlmann

Marchetaria

A marchetaria consiste em ornamentar móveis com aplicação de outros materiais, como metais, pedras e madrepérola. No estilo déco, era utilizada para desenhar padrões geométricos em móveis de diversos tipos.

arte déco mobiliário

Mesa desenhada por Émile-Jacques Ruhlmann

Metal

Nos anos 1920, a indústria viveu um boom. Máquinas sofisticadas permitiam a produção de todo tipo de veículo: aviões, trens, automóveis, além de eletrônicos. O mobiliário art déco também se inspirou nesse contexto de industrialização, com designers incluindo detalhes em metal nas peças.

Detalhes luxuosos

Os móveis déco não eram para todos: voltados para a alta sociedade, incluíam detalhes luxuosos, como pedras e jóias. Itens como candelabros, relógios de parede e rádios podiam conter esses detalhes caríssimos. 

art déco mobiliário

Cadeira e penteadeiras incrustadas, criações do designer Paul Follot

Tecidos lisos ou geométricos

Os tecidos românticos e florais, comuns na art nouveau, também são deixados de lado, dando lugar a tecidos lisos ou geométricos de cores fortes.

Cadeira de Paul Follot

Além do art déco, se você, assim como nós, também é apaixonado por arte, convidamos você a conhecer a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras de arte de variados estilos e épocas. 

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.