artistas renascentistas

9 artistas renascentistas e suas grandiosas obras

Se houve um momento da história que revelou personalidades criativas e geniais, ele foi o renascimento, uma vez que trouxe à tona talentos que estão no imaginário até dos mais desconectados com a arte. Afinal, quem não sabe quem foi William Shakespeare ou Nicolau Maquiavel? Esses foram alguns dos grandes artistas renascentistas. Isso sem falar, é claro, nos grandes nomes da pintura e da escultura. 

Quer descobrir quem foram eles e conhecer suas obras mais icônicas? Basta seguir com sua leitura!

7 principais artistas renascentistas italianos e suas incríveis habilidades

A Itália foi o grande berço do renascimento. Logo, o país deu à luz aos principais artistas renascentistas da história. Confira quem foram eles. 

1. Donatello  (1386-1466)

De Florença, Donatello foi um dos precursores da arte renascentista e um dos principais nomes do movimento. 

Ele foi um sagaz escultor que ficou conhecido por sua notável habilidade de retratar emoções e expressões em suas obras, assim como por explorar diversos elementos em suas criações, como a madeira e o bronze, mas, principalmente, o mármore. 

2. Sandro Botticelli (1446-1510)

Sandro Botticelli foi um hábil pintor italiano que fez seu nome ao retratar o divino em suas peças como poucos. Assim sendo, suas pinturas foram aplaudidas por apresentarem harmonia, singeleza e uma certa dose de melancolia. 

3. Leonardo da Vinci (1452-1519)

Leonardo da Vinci foi uma figura tão famosa e importante que, praticamente, dispensa apresentações. Afinal, além de ser considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, ele também foi um mestre da aviação, anatomia, arquitetura, poesia, escultura, engenharia e música. Para muitos estudiosos, o seu talento e genialidade são considerados sobre-humanos.

O criador de Mona Lisa atingiu o ponto máximo da perfeição em suas pinturas ao aperfeiçoar a técnica do sombreamento e, assim, executou um trabalho impressionante, em que a harmonia, o realismo e a beleza foram valorizados até o último grau.

Porém, muito se engana quem pensa que suas obras contaram apenas com a genialidade do artista para serem desenvolvidas. Isso porque Leonardo da Vinci testou muitas técnicas e, assim, cometeu diversos erros antes de ser dono de um repertório único. 

“Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade”. 

4. Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Michelangelo é outro nome que não poderia deixar de aparecer nesta lista de grandes artistas renascentistas, uma vez que criou pinturas e esculturas que o eternizaram. 

Apesar de ter sido um talentoso pintor, basta pensarmos que ele foi escolhido para pintar o teto da Capela Sistina, a sua grande paixão foi a escultura. 

O realismo de suas peças foi tão notório que, ao criar uma escultura que representava Moisés, Michelangelo teria ficado tão impressionado com a sua perfeição que, extasiado, teria batido um martelo nela e gritado: “Fala, fala!”. 

5. Rafael Sanzio (1483-1520)

Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo compuseram a tríade de principais artistas renascentistas. O primeiro, além de ter se destacado na pintura, também desenvolveu um trabalho emblemático na arquitetura, na pesquisa e na política. 

Suas peças ficaram famosas por explorarem técnicas de afresco e por apresentarem formatos harmônicos, delicados e equilibrados.

6. Ticiano (1490-1576)

Visionário e antecipador de características da arte barroca e, até mesmo, da moderna, Ticiano foi um multifacetado pintor que abusou da inovação ao utilizar a tinta de óleo, assim como também impressionou por enaltecer as cores em suas peças. 

Bastante famoso por seus retratos e paisagens, Ticiano foi um dos retratistas mais icônicos de seu tempo. Sem falar em suas peças mitológicas e religiosas, que também chamaram a atenção pela perfeição e harmonia. 

7. Sofonisba Anguissola (1535-1625)

Nessa seleção de artistas renascentistas e suas obras, não poderia deixar de aparecer um mulher, não é mesmo? Quem foi ela? Sofonisba Anguissola, uma figura tão talentosa que foi aplaudida pelo exigente Michelangelo

Essa pintora renascentista foi a primeira da história a conquistar fama ao redor do globo. Fez isso ao quebrar paradigmas e estereótipos, demonstrando que uma personalidade feminina podia apresentar habilidades artísticas iguais a de um homem.

Suas peças foram marcadas pela presença contínua de crianças, as quais a artista retratou com muita inovação e criatividade

Confira também: 7 artistas plásticas negras e suas narrativas marcantes 

2 artistas renascentistas da França e suas peças de destaque

Apesar dos principais artistas renascentistas terem origem italiana, a França também trouxe ao mundo grandes nomes do estilo, como: 

1. François Clouet (1510-1572)

Hábil tanto na pintura como na criação de miniaturas, François Clouet foi um dos principais nomes do renascentismo francês. 

Ousado, ele ficou famoso por seus retratos que exploravam a sensualidade discreta e o naturalismo, aspectos que podem ser observados na peça “A Lady in her Bath”. 

artistas renascentistas

Crédito: Wikipédia 

2. Germain Pilon (1537-1590)

Germain Pilon foi um renomado escultor francês que mostrou uma enorme capacidade de criar peças em terracota, mármore e bronze. Suas figuras ficaram conhecidas e foram aclamadas por apresentarem expressividade e realismo, como “Ressurreição de Cristo”.

artistas renascentistas da frança

Crédito: Wikipédia 

7 obras renascentistas mais famosas da história

1. David – Donatello (1440)

artistas renascentistas italianos

Crédito: Wikipédia 

2. O Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli (1483)

artistas renascentistas e suas obras

Crédito: Wikipédia 

3. Mona Lisa – Leonardo da Vinci (1503)

Crédito: Wikipédia 

4. Escola de Atenas – Rafael Sanzio (1509)

artistas renascentistas

Crédito: Wikipédia 

5. Moisés – Michelangelo Buonarroti (1513)

artistas renascentistas

Crédito: Wikipédia 

6. A Assunção da Virgem – Ticiano (1518)

artistas renascentistas

Crédito: Virus da Arte 

7. A Partida de Xadrez-  Sofonisba Anguissola (1555)

artistas renascentistas

Crédito: Wikipédia 

Gostou de conhecer essa lista com principais artistas renascentistas e suas obras? Qual estética mais chamou sua atenção? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aliás, se você ama arte, precisa conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras de diversos estilos e períodos da história. 

Valorizando o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos, a Laart também tem como proposta democratizar o acesso à arte. Para isso, conta em seu acervo com peças a preços especiais. 

Clique aqui e confira quais são elas!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.