o que é opera

O que é ópera? Saiba tudo sobre este espetáculo maravilhoso!

Provavelmente,  quando você pensa o que é ópera, deve imaginar um espetáculo rico e repleto de personagens, com um figurino deslumbrante, bastante dramático e que conta com vozes maravilhosas, não é mesmo? 

Pois é, esse é o cenário que povoa o imaginário coletivo. No entanto, você sabe, realmente, o que é ópera e como ela surgiu? Não? Então, pegue um café ou um bom vinho e não desgrude os olhos deste texto! Boa leitura!

O que é ópera?

A ópera é um gênero de teatro em que a música atua como protagonista, uma vez que é acompanhada por uma orquestra ou por um conjunto de instrumentos menor e que apresenta profissionais que cantam os seus textos. 

Outro ponto forte da ópera é o seu caráter cênico, que traz atores, figurantes, cenários e figurinos e, em alguns momentos, também apresenta bailarinos e dançarinos. 

O seu texto é chamado de libreto, cuja palavra vem do italiano e significa livrinho. No geral, ele é escrito em verso e engloba tanto as partes recitadas e as chamadas áreas, que são as líricas. 

Há dois estilos principais de ópera que são:

  • ópera-séria: que é conhecida por seu elevado caráter dramático, grandiosidade de figurino, múltiplas cenas e sofisticação; 
  • ópera-buffa: que é mais leve e que se difere da séria por trazer a comédia e o divertimento, e por retratar cenas e figuras comuns do dia a dia. 

Para entender melhor o que é ópera, sugerimos que assista ao video a seguir (com legendas em português). 

Qual a história da ópera?

Apesar dos primeiros libretos de ópera remeterem ao período renascentista, as origens da ópera são bem mais antigas, uma vez que figuras importantes bem anteriores da Grécia Antiga, no século IV A.C, como o dramaturgo Sófocles, já combinavam a música e a encenação para interpretar as tragédias gregas. 

Há outros textos que apontam que o início da história da ópera remonta, na verdade, à  Idade Média. Nesse período, no entanto, os textos apresentavam um objetivo diferente dos da Grécia Antiga, uma vez que tinham como meta encenar trechos da Bíblia.

Essa discordância de como surgiu a ópera foi perpetuada. Isso porque também não há um consenso sobre o seu começo em tempos mais modernos entre historiadores musicais. 

Porém, a ideia mais aceita é de que sua origem moderna tenha tido início na Itália, no século XVI, quando uma série de artistas, entre eles cantores e escritores, se uniram e, assim, desenvolveram peças musicais conhecidas, na época, como comédias madrigais.

O primeiro texto integral de  ópera foi escrito por Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini, dois membros da elite de Florença. Esses autores buscavam reviver, em 1598, as cenas famosas da tragédia grega dos séculos anteriores e fizeram isso por meio da peça Dafne, um texto que, infelizmente, desapareceu com o tempo. 

Vale destacar que nas primeiras óperas consideradas modernas, as partes cantadas não apresentavam uma relação com as cenas interpretadas. 

A ópera que mudou essa proposta foi a L’Orfeo, de Claudio Monteverdi que, no século XVII, de forma inédita, reuniu os elementos cantados e suas interpretações de forma concisa. 

Assim, a ópera se difundiu para várias partes da Europa e para o resto do mundo, atingindo o ponto máximo de sua popularidade nos séculos XIX e XX.  

Nesse contexto, é importante observar que pelo fato de combinar poesia, drama e canções, esse gênero não foi bem aceito logo de cara, pelo fato de que as pessoas, muitos intelectuais inclusive, enxergavam nessa forma de arte uma sofisticação exagerada e uma linguagem que causava estranheza. 

O que é ópera: enredo e as diferentes classificações vocais 

Para compreender melhor o que é ópera, é fundamental conhecer também os diferentes tipos de vozes masculinas e o enredo. 

O enredo da ópera tradicionalmente segue um roteiro clássico, que é composto:

  • pela abertura: momento em que a música é tocada pela orquestra;
  • pela parte recitativa: a fase em que ocorre o diálogo entre os artistas.

Nesse quadro, enquanto os cantores principais interpretam a parte lírica (árias), os coadjuvantes participam do coro. 

Já as diferentes classificações vocais são seis, sendo divididas em:

  • vozes femininas: soprano (a mais aguda, geralmente é a protagonista), mezzo-soprano (entre o soprano e o contralto) contralto (a mais grave);
  • vozes masculinas: tenor (a mais aguda, geralmente é o protagonista), barítono (a voz entre tenor e baixo) e baixo (a mais grave).

Confira também: 

Quais são as óperas mais famosas da história? 

Algumas  óperas que marcaram a história foram:

1- O Barbeiro de Sevilla

Considerada uma das óperas mais engraçadas de todos os tempos.

2- Tosca

Que é famosa pela sua intensidade dramática e por apresentar um lirismo deslumbrante.

3- Otello

Que retrata, de forma sublime, a tragédia de traição e ciúme de Shakespeare.

4- Tristão e Isolda

Que é uma das óperas mais importantes do maestro italiano Richard Wagner.

5- Carmen

Que é considerada a ópera precursora de cunho feminista. 

Gostou de saber como surgiu a ópera e conhecer seu conceito e história? Já assistiu a um espetáculo desse gênero ou gostaria? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aproveite o momento cultural, para conhecer a história da Laart. A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras originais e de tiragem limitada dos mais célebres artistas brasileiros e latino-americanos. 

Criada por Luiz Felipe e Manoel, duas pessoas que amam arte e que têm as gravuras carimbadas em seus DNAs, a Laart só trabalha com peças únicas, sendo que todas elas contam com certificado de autenticidade. 

Se você é um apaixonado por arte, uma gravura da galeria deve ser um must-have em sua casa ou ateliê. O acervo da Laart conta com mais de 15.000 obras. Uma delas, certamente, combinará com seu estilo e momento e vida. Clique aqui e confira!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.