art nouveau

Art Nouveau: o que é, características e obras do estilo

Também chamado de “arte nova”, o Art Nouveau foi uma corrente artística que teve seu início na Europa no fim do século XIX. Com um caráter bastante decorativo, esse movimento abrangeu as artes plásticas, o design de interiores e a arquitetura.

Esse estilo surgiu em um período ainda dominado pela tradição e pelo rigor formal de outras correntes, como a Arte Acadêmica e a Neoclássica. Assim, tanto a arquitetura como as artes da época não apresentavam ousadia ou originalidade, pois repetiam padrões e conceitos antigos. Logo, com o objetivo de quebrar essas tradições e apresentar um caráter vanguardista e original, o movimento Art Nouveau despontou e conquistou adeptos por todo o mundo.

Quer entender melhor o que é Art Nouveau, conhecer suas características, obras e artistas? Então, leia este post até o fim!

Art Nouveau: contexto histórico

O Art Nouveau surgiu em um período marcado pelo desenvolvimento da indústria e pela experimentação de novos materiais. Além disso, esse movimento também teve forte ligação com a Segunda Revolução Industrial. Logo, reproduziu sua proposta de inovação, progresso tecnológico e de produção em massa.

Assim, essa corrente artística abraçou a ideia da produção em massa. Afinal, um de seus principais objetivos era que o estilo fosse acessível a maiores audiências.  Seu caráter inovador e de vanguarda também se relacionou com o uso de novos materiais, como o vidro e o ferro. Além disso, teve como fonte de inspiração a natureza. Logo, a estética naturalista baseada nas formas orgânicas e no estilo floreado também foi bastante valorizada.

O estilo Art Nouveau também ficou conhecido pelas formas sinuosas, curvas e pela assimetria de suas peças. Atingindo seu auge nas duas primeiras décadas do século XX, esse movimento foi sendo substituído, de modo natural e gradativo, por experiências mais geométricas, uma das principais características do Art Déco.

Você sabia que Antoni Gaudí foi um dos maiores representantes do Art Nouveau por inserir elementos modernos em sua arquitetura? Não? Então, confira: “Quem foi Antoni Gaudí: biografia, obras e legado do arquiteto”.

Art Nouveau: características

O Art Nouveau não pode ser definido de uma única forma, uma vez que apresentou ecletismo em seu estilo. No entanto, algumas características marcaram esse movimento. Foram elas:

  • presença de formas orgânicas da natureza, como folhas e flores;
  • destaque para linhas assimétricas e ondulantes;
  • dualidade artística: enquanto uns artistas utilizavam materiais de baixo custo e métodos de produção em massa, outros aplicavam elementos mais caros e valorizavam o artesanato;
  • preocupação com a estética e elementos decorativos;
  • utilização de metal e madeira no design de interiores;
  • presença de vitrais e mosaicos;
  • inspiração no rococó e no barroco.

Você se interessa por decoração e gosta de saber sempre as últimas tendências em design de interiores? Então, não deixe de ler: “Top 20 perfis de Instagram de design de interiores”.

Art Nouveau: artistas e obras

Entre os artistas que fizeram história no movimento Art Nouveau, os de mais destaque foram:

1. Alfons Maria Mucha: ilustrador, pintor e designer gráfico checo

Com um estilo único, o artista utilizava bastante a figura feminina em suas obras, assim como elementos da natureza e formas sinuosas que remetiam à sensualidade. Também ficou famoso por criar cartazes emblemáticos, como o “Gismonda”, de 1884.

o que é art nouveau

Crédito: Parkstone Art 

2. Gustav Klimt: desenhista e pintor austríaco

Totalmente focado em pinturas que retratavam figuras femininas, as obras do artista foram consideradas extravagantes e originais. O quadro “O Beijo”, de 1908, é um dos exemplos mais importantes de Art Nouveau. 

art nouveau características

Crédito: Wikipédia

3. Victor Horta: arquiteto belga

Considerado um dos precursores do estilo, Victor Horta disseminou o Art Nouveau para a decoração e a arquitetura. Fez isso utilizando elementos novos, como o ferro e o vidro, matérias que uniam o exterior da obra com o seu design de interiores.

A Casa Tassel, de 1894, é um dos ícones arquitetônicos do estilo.

obras art nouveau

Crédito: Wikipédia

4. Antoni Gaudí: arquiteto catalão

Impossível falar sobre Art nouveau sem citar o arquiteto Antoni Gaudí. Afinal, ele ficou bastante conhecido ao construir obras emblemáticas que contavam com características do estilo, como forma sinuosas e ondulantes.

Feita entre 1906 e 1912, a Casa Milà é um exemplo de destaque.

art nouveau obras

Crédito: Wikipédia

5. Louis Comfort Tiffany: pintor, designer de interiores e artista americano

Considerado o maior mestre dos vitrais do século passado, o artista produziu várias obras emblemáticas desse estilo. Com elegância e técnica, seus vitrais chamavam a atenção pela beleza e sofisticação. Logo, representam divinamente o estilo Art Nouveau. Feita em 1900, a janela Memória Lida Mitchell Fenton é um ótimo exemplo.

art nouveau artistas

Crédito: Wikimedia

Outros artistas que marcaram esse movimento foram:

  • Aubrey Beardsley: desenhista e ilustrador inglês;
  • Egon Schiele: pintor austríaco;
  • Émile Gallé: vitralista e ebanista francês;
  • Ferdinand Hodler: pintor suíço;
  • Henri de Toulouse-Lautrec: pintor e litógrafo francês;
  • Les XX: pintor belga;
  • Louis Majorelle: marceneiro e designer francês.

O Art Nouveau marcou a história da arte, do design de interiores e da arquitetura. Hoje, este estilo é visto como uma ponte entre o neoclassicismo e o modernismo. Várias de seus monumentos fazem para da Lista de Patrimônio da UNESCO, fato que comprova a importância desse movimento.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião o com a gente! Aproveite também para conhecer o acervo de obras da Laart

Especializada na venda de obras em gravuras, a Laart conta com peças originais, assinadas e de séries com tiragem limitada. Todas vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança e conforto do mais importante marketplace do mundo da arte! Clique aqui e conheça algumas gravuras especiais.

Share with

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.