art déco na arquitetura

Art Déco na arquitetura: o que é, características e arquitetos famosos

Englobando edifícios grandiosos como os famosos arranha-céus de Nova York, o Art Déco na arquitetura explora as formas geométricas e simboliza a modernidade.

Surgido na França, na década de 1920, esse estilo criativo privilegiou a decoração e o design em suas mais diversas formas, como em design de interiores e nas artes visuais. No entanto, o Art Déco ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, nos Estados Unidos e, assim, representou a esperança em relação a novos tempos, também abraçando a modernidade e a tecnologia.

Além dos prédios ornamentados e dos arranha-céus, a influência do Art Déco na arquitetura também tocou quase todos os aspectos da vida durante esse período. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo! 

O que é Art Déco?

Inspirado na modernidade e contando com uma estética marcada pelo luxo na decoração, o Art Déco causa divergência entre os estudiosos, pois muitos não o consideram uma corrente artística, já que o estilo não teve como base uma causa social nem uma ideologia que o guiasse.

Combinando novos e antigos elementos, o Art Déco em alguns momentos retratava a simplicidade do cubismo e em outros refletia um excesso em termos decorativos. Assim, também englobou elementos do modernismo, futurismo na arte, neoclassicismo e construtivismo, entre outros.

Originado na França, em 1925, o surgimento do Art Déco é atribuído a uma exposição de arte que aconteceu em Paris. Exibindo propostas de todo o mundo, esse evento marcou o início desse estilo. No entanto, o nome “Art Déco” apareceu muitos anos mais tarde, na década de 1960.

No período dessa exposição, os Estados Unidos viviam uma fase de pouca fé e descrédito em relação à capacidade de inovar de seus arquitetos. Logo, o governo americano impossibilitou que esses profissionais participassem do evento. No entanto, alguns compareceram à mostra e, assim, se inspiraram.

Após a exposição, o estilo Art Déco começou a aparecer com frequência nos sets de filmagens americanos. Logo, simbolizando o glamour de Hollywood, tornou-se popular tanto nos Estados Unidos como no resto do globo.

Apesar de inspirativa e com uma proposta forte, o Art Déco na arquitetura entrou em declínio após a Segunda Guerra Mundial, um período em que outros movimentos ganharam destaque. Porém, esse estilo ressurgiu na década de 1960, por meio de um livro escrito por Bevis Hillier e, assim, inspirou conceitos futuros de design.

Art Déco na arquitetura: características

O Art Déco teve como principais arquitetos Henri Sauvage e Auguste Perret, na década de 1920. O auge do art déco na arquitetura aconteceu nos Estados Unidos com a chegada dos arranha-céus. Assim, esses edifícios retratavam a modernidade e a tecnologia.

O Art Déco na arquitetura buscou racionalizar os volumes. Dessa forma, em muitos momentos, utilizava a ornamentação de modo específico. Em contrapartida, por mesclar outros conceitos, a decoração excessiva também fez parte desse estilo. 

Caracterizado pelas formas retangulares frequentemente dispostas de maneira geométrica e, em seguida, fragmentadas por elementos ornamentais curvos, esse estilo também apresentou linhas retas bem marcadas.

Bastante presente em cinemas, escritórios, prédios do governo, o Art Déco na arquitetura também foi definido pelo surgimento de edifícios em concreto armado nos Estados Unidos e na Europa.

Outras características que marcaram esse estilo foram:

  • elementos: além do concreto, esse estilo contou com aço, pedra lisa, alumínio e terracota;
  • telhados decorativos: os arquitetos frequentemente utilizavam telhados planos combinados com parapeitos ou torres;
  • janelas: para remeter à simplicidade, as janelas apareciam com aberturas perfuradas, quadradas ou redondas, sendo bastante usadas também como continuidade do vidro.

o que é art déco

Teatro dos Campos Elísios, de Auguste Perret, foi o primeiro edifício do estilo Art Déco concluído em Paris. Crédito: Wikipédia

art déco características

Coroa do Edifício General Electric, de Cross & Cross. Crédito: Wikipédia

Ama arquitetura e design de interiores? Então confira nossos posts sobre os temas: 

Artistas e arquitetos Art Déco famosos

Existem inúmeros arquitetos e artistas famosos que foram influentes quando se trata deste tipo de estilo, como: 

  • Cedric Gibbons: foi um diretor de arte e designer de cenários de Hollywood que participou da exposição em Paris em 1925. Por meio dele, esse estilo foi muito bem simbolizado nos sets de filmagens;
  • William Van Alen: foi um famoso arquiteto americano conhecido por projetar o Chrysler Building.

art déco na arquitetura

 Chrysler Building, de William Van Alen. Crédito: Architectural Digest

Outros arquitetos que trabalharam com este estilo foram:

Apesar de remeter a um estilo arquitetônico do passado, o Art Déco na arquitetura até hoje chama a atenção e surpreende pela beleza, grandiosidade e modernidade de seus edifícios.

Gostou de conhecer esse estilo? Conta para gente! Que tal aproveitar esse momento de inspiração e se deixar contagiar por obras de arte incríveis? A Laart pode te ajudar em relação a isso. Afinal, somos uma galeria de arte virtual que promove o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos e que estimula a democratização da arte. Para isso, trabalhamos com gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada

Você não vai perder a chance de conhecer nossas obras, né? Clique aqui e descubra por que nossas gravuras são tão especiais!  

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.