walter gropius

Quem foi Walter Gropius: biografia e legado do fundador da Escola de Bauhaus

Considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna, Walter Gropius foi um arquiteto e educador alemão que, com sua visão de vanguarda, quis tornar a arte acessível a todos, não apenas para a elite.

Famoso por fundar a Escola de Bauhaus, uma instituição de arte revolucionária, Walter Gropius substituiu os métodos tradicionais de ensino ao prestigiar uma abordagem colaborativa para a aprendizagem e criação.  Essa escola representa um marco tanto para a arte moderna, como para arquitetura e o design.

Além disso, esse célebre arquitetou incorporou técnicas de produção em massa para, assim, projetar edifícios para uma audiência maior.

Quer conhecer a biografia e as principais obras de Walter Gropius? Então, leia este post até o fim!

Biografia de Walter Gropius

Originário de Berlim, na Alemanha, Walter Gropius  nasceu em 1883 e contou com a arquitetura em seu sangue. Afinal, seu pai também havia seguido essa profissão. Assim, como um processo natural, o alemão estudou arquitetura em Munique e em Berlin, durante os anos de 1903 e 1907. Durante esse período, trabalhou em um escritório da área e também prestou serviço militar.

O amor e o talento pela arquitetura eram tão grandes e inatos que mesmo antes de completar seus estudos, ele já havia construído seus primeiros edifícios e casas. Para expandir seu conhecimento, viaja para outros países da Europa e, em 1907, ingressa no escritório do arquiteto Peter Behrens, em Berlim. 

Poucos anos mais tarde, o arquiteto deixa o escritório e vivencia uma fase de despertar. Assim, desenvolve uma visão inovadora ao se dedicar à promoção de suas ideias artísticas.

Em 1911, ele se une à Liga Alemã do Trabalho e lá defende técnicas de construção, como pré-fabricação de peças e montagem no local. Totalmente avesso à imitação, à ostentação e ao dogmatismo nas artes,  ele se torna um líder intelectual. Logo, participa de projetos emblemáticos que têm como palavra-chave a ousadia.

É apaixonado por arquitetura? Então, não deixe de ler:

Conceitos de Escola de Bauhaus de Walter Gropius 

Fundada por Walter Gropius em 1919, a Escola de Bauhaus é considerada a primeira escola de design do mundo.

Inaugurada logo após a Primeira Guerra Mundial, um período marcado pela depressão, Bauhaus tinha os olhos voltados para a estética, os valores sociais e políticos. Além disso, tinha como base a reintegração das artes e do artesanato.

A Bauhaus de Walter Gropius despontou com uma proposta de vanguarda ao propor um novo método de ensino que englobava vários tipos de manifestações artísticas, como a pintura, a escultura e a dança. Com um modelo bastante experimental, a escola se focava no uso humanista da tecnologia.

Assim, com o objetivo de produzir em larga escala, a instituição promovia a democratização de projetos que deveriam combinar funcionalidade e graça. Logo,  teve como guia o famoso conceito de que a forma deveria seguir a função.

Com um temperamento voltado para a praticidade da arte e pela valorização da arte, política e administração dentro do contexto histórico da época, Gropius conseguiu estabelecer uma nova e funcional abordagem para a educação em design, que se tornou um protótipo internacional.

Entre os fundamentos da Bauhaus de Walter Gropius, um de destaque foi a exigência de que o arquiteto e o designer passassem por um treinamento prático para se familiarizar com materiais e processos. 

Vale destacar que nenhum estudo formal de arquitetura foi oferecido pela escola. Afinal, mesmo que a proposta inicial tenha sido unir a arte à indústria, muitas atividades artísticas tiveram como foco campos diferentes, como a cerâmica, a tecelagem e o design de vitrais.  

Além de valorizar a funcionalidade aliada à beleza, a instituição também propôs o uso de materiais inovadores, como o vidro, o arame, a madeira e o aço. Além disso, possuía um forte caráter experimental. Logo, seus alunos exploravam projetos bi e tridimensionais, utilizando esses elementos. Outro aspecto que a escola de Bauhaus valorizou foi o efeito psicológico proporcionado pela combinação de forma, cor e textura.

Características da Escola de Bauhaus

As principais características de Bauhaus foram:

  • o uso de materiais modernos;
  • a presença das cores primárias;
  • a funcionalidade da arte;
  • o destaque das superfícies lisas;
  • a prevalência de formas geométricas;
  • a existência de contornos regulares;
  • a influência do construtivismo.

Apesar da proposta ter sido inovadora e de a Escola ter contado com pintores, arquitetos, designers e escultores importantes, a Bauhaus foi fechada pelo partido alemão, em 1934. Assim, coube a Walter Gropius se exilar nos Estados Unidos. 

Obras de Walter Gropius

 Entre os principais projetos e obras de Walter Gropius, alguns merecem destaque, como:

1. Fábrica Fagus, Alemanha (1911)

walter gropius obras

Crédito: Wikipédia 

2. Bauhaus – Dessau, sede da Staatliche Bauhaus, na Alemanha (1925)

bauhaus walter gropius

Crédito: Bauhaus Dessau 

3. Impington Village College, na Inglaterra (1936)

biografia walter gropius

Crédito: Wikipédia

Walter Gropius em Harvard

Após o fechamento da Escola de Bauhaus, Gropius parte para Cambridge, nos Estados Unidos, em 1937, onde se torna professor de arquitetura na Universidade de Harvard. No ano seguinte, é eleito presidente do departamento, cargo que ocupa até a sua aposentadoria em 1952. 

Em Harvard, introduz a filosofia de design da Bauhaus no currículo, embora não tenha conseguido implementar a oficina. Sua jornada no design moderno, no entanto, é imediatamente abraçada pelos estudantes.

Assim, o arquiteto vive o resto de sua vida nos Estados Unidos até 1969, ano de seu falecimento.

Legado de Walter Gropius

A maioria das avaliações relacionadas à carreira de Gropius centra-se em suas realizações como educador e autor, e não como arquiteto. 

Em seus próprios projetos de construção, ele se afastou dos aspectos pessoais e subjetivos em favor do alcance de soluções intelectuais de problemas sociais.

Entre suas ideias mais importantes estava sua crença de que todo projeto deveria contar com uma um estudo sistemático das necessidades e problemas para, assim, solucioná-los.

Se você, assim como nós, também é apaixonado por arte e arquitetura, te convidamos a conhecer a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de gravuras de variados estilos e épocas. 

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. 

Crédito da foto de capa: The Telegraph

Share with

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.