Não há produtos no carrinho.
arte barroca no brasil

Arte barroca no Brasil: características e principais artistas

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, artistas europeus adotaram um estilo cada vez mais elaborado. Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais. 

Hoje, o período barroco continua sendo um dos movimentos culturais mais celebrados na história da arte ocidental. 

Neste post, vamos mostrar mais deste estilo extravagante, explorando suas características, artistas e conhecendo mais sobre Aleijadinho, o artista que marcou a arte barroca no Brasil.

Arte barroca brasileira: características

Com o nome de barroco, termo português para uma pérola de formato irregular, este período é definido pela grandeza e opulência de sua arte e arquitetura. 

Com raízes em Roma, o movimento se espalhou pela Itália e outros países europeus entre 1600 e 1750, tornando-se particularmente popular na França, na Espanha e na Áustria.

A arte barroca no Brasil ganhou relevância com a chegada dos colonizadores portugueses, tendo seu apogeu no século XVIII, estendendo sua influência até as primeiras décadas do século XIX.

Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. 

Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias. 

O nordeste e o sudeste do Brasil reúnem grande parte do legado de obras barrocas brasileiras. 

O estado de Minas Gerais e sua região região histórica – Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, entre outras cidades – guardam muitas igrejas, fachadas e praças que são joias da arte nacional desse estilo.

Na Bahia, as igrejas barrocas também são registros da exuberância das formas e das cores suntuosas que destacavam a religiosidade como guia e modelo da época. 

arte barroca brasileira

Interior da Igreja de São Francisco em Salvador, Bahia. Crédito: Wikipédia

Na pintura barroca brasileira, eram os momentos da vida religiosa e os santos que se destacavam nas obras.

pintura barroca brasileira

Cenas da vida de Santa Teresa, Igreja do Carmo, São Cristóvão, SE, Brasil. Fim do século XVIII. Crédito: Wikipédia

Principais artistas do barroco brasileiro

Vamos falar de Aleijadinho em um tópico especial (abaixo), mas aqui vamos citar outros nomes de destaque da arte barroca no Brasil e alguns aspectos dos seus trabalhos:

  • Mestre Valentim: baseado no Rio de Janeiro, é autor de diversas obras de esculturas e entalhes. Além das artes religiosas, também fez obras de arte civil fora da temática religiosa. 
  • Manoel da Costa Ataíde: mineiro de Mariana foi um ilustre autor da pintura barroca brasileira, ornamentando diversas igrejas.
  • Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito: artistas portugueses radicados no Brasil que criaram obras inspiradas no barroco romano. 

Aleijadinho: o artista mais famoso da arte barroca no Brasil

Aleijadinho é um dos principais artistas do barroco brasileiro dos séculos XVIII e XIX e é amplamente creditado pela arquitetura barroca única de Ouro Preto em Minas Gerais. 

Apesar de seu aparente sucesso e prestígio, sua vida não era fácil e estava envolta em dificuldades, brilho artístico e mistério.

“Aleijadinho” nasceu em 29 de agosto de 1738 (ou 1730. Fontes diferentes citam ambas as datas) como Antônio Francisco Lisboa. Durante sua vida, ele se tornou conhecido como o maior escultor e arquiteto do Brasil e foi especialmente famoso por sua arte barroca.

O apelido de Aleijadinho era era por causa de uma deficiência em sua mão, resultante de uma doença debilitante, que se acredita ter sido a lepra ou a esclerodermia. 

A doença fez com que ele perdesse os dedos e criasse deformidades em seus pés, mas ele não desistiu de sua arte ou trabalho. Dizem que ele se tornou recluso e só trabalhava à noite, optando por cobrir-se com um pano se tivesse que sair durante o dia.

Uma de suas maiores obras são os Doze Profetas, um conjunto de esculturas de pedra-sabão que ele esculpiu entre 1800 e 1805. As esculturas estão em Congonhas do Campo e cercam o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, uma igreja em estilo rococó. 

O que torna essa façanha particularmente notável é o fato de Aleijadinho ter amarrado um cinzel e um martelo nas mãos para completá-lo, já que ele não tinha mais dedos para segurar suas ferramentas. Ele também trabalhou com almofadas para apoiar os joelhos, pois as deformidades em suas pernas causaram a perda de seus pés.

obras barrocas brasileiras

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos que abriga os doze profetas esculturas. Crédito: Wikimedia

Além dos Doze Profetas, Aleijadinho também projetou a Igreja de São Francisco de Assis, uma igreja católica rococó em Ouro Preto, e uma cena da Paixão de Cristo com 66 figuras em tamanho natural esculpidas em madeira. 

O projeto da estatueta levou 10 anos (durando de 1780 a 1790). Começa com a Última Ceia e termina com a crucificação de Cristo e inclui os personagens principais da época como Maria e os discípulos Tiago, João e Pedro.

principais artistas do barroco brasileiro

Algumas das figuras da cena da Paixão de Cristo. Crédito: Wikimedia

Situado no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição há um museu que presta homenagem ao Aleijadinho, exibindo suas obras e outras do século 18, incluindo figuras religiosas e crucifixos finamente detalhados (as decorações da nave são creditadas ao pai do Aleijadinho). 

A exposição está espalhada por outras duas igrejas, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora das Mercês, e é possível caminhar entre as três.

Aleijadinho morreu em 18 de novembro de 1814. Seu corpo está sepultado na igreja de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto e pode ser visitado durante o horário de funcionamento.

A arte barroca no Brasil é parte da nossa história e vale a pena visitar as cidades históricas e prestigiar as expressões dessa arte.

Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras de arte. Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *