arte abstrata no brasil

Arte abstrata no Brasil: como o movimento chegou aos país, seus artistas e obras

Enquanto, já em 1912, Kandinsky começava sua produção de obras abstratas na Europa, apenas em 1940, o abstracionismo começaria a desembarcar em terras brasileiras, pelas mãos de Abraham Palatnik, Manabu Mabe e Luiz Sacilotto, atualmente reconhecidos como os pioneiros da arte abstrata no Brasil. 

Entretanto, foi apenas após a realização da 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, que o movimento de arte abstrata no Brasil ganhou força. A partir daí um número significativo de artistas iriam “abraçar” o estilo de fazer arte, que não tem nenhum compromisso com real, propondo exatamente o rompimento com a busca pela representação da realidade. Entre esses artistas abstratos brasileiros estão:

  • Antonio Bandeira;
  • Ivan Serpa;
  • Iberê Camargo;
  • Manabu Mabe;
  • Waldemar Cordeiro;
  • Lygia Clark;
  • Hélio Oiticica;
  • Alfredo Volpi e mais.

É bastante comum ouvir o termo “arte abstrata”, mas você sabe o que isso significa? Para ficarmos todos na mesma página, vamos fazer uma breve, porém importante pausa na apresentação sobre o abstracionismo no Brasil, para explicar o conceito relacionado a esse modo de pensar a arte. 

O que é arte abstrata? 

As abordagens encontradas na pintura abstrata abrangem muitos movimentos, incluindo:

A arte abstrata surgiu durante o final do século XIX e início do século XX, como uma das formas de ruptura em relação a pintura acadêmica, clássica e tradicional na Europa 

A principal característica da arte abstrata é que ela é uma prática não-representacional, o que significa que ela se distancia, propositalmente, das referências literais e representacionais de objetos, situações, pessoas ou qualquer coisa que esteja presente “no mundo real”.

Os artistas abstratos brasileiros, assim como os artistas de todo o mundo, que passaram a se dedicar à arte abstrata, estavam indo contra os ensinamentos formais e começaram a criar obras de arte que não se referiam a elementos reais.

Alguns especialistas em arte abstrata ainda propõe que essa “nova” forma de pintar – e criar – seria a “arte pura” devido aos temas oriundos inteiramente do interior dos artistas, ao contrário de serem copiados ou referenciados do mundo real. 

Os artistas abstratos experimentaram novas técnicas, como:

  • usar cores vivas;
  • reconstruir formas;
  • rejeitar a perspectiva tridimensional realista.

Arte abstrata no Brasil 

Um ano antes da 1ª Bienal de São Paulo, em 1950, o pintor Samson Flexor criou o atelier Abstração, em São Paulo, no qual difundia os conhecimentos e técnicas comuns do abstracionismo nas artes. A partir dessa escolas, duas frentes do abstracionismo brasileiro se consolidaram: 

  • expressionistas abstratos, como Yolanda Mohaly, Tomás lanelli e Manabu Mabe;
  • neoconcretistas, entre eles Lygia Clark, Aluísio Carvão e Lygia Pape.

No exterior, arte abstrata no Brasil tinha como principal nome o artista Antonio Bandeira e suas obras abstratas com elementos de “recordações da realidade visível”.

Principais artistas do abstracionismo no Brasil

Como citamos acima, muitos artistas se tornaram representantes da arte abstrata brasileira. A verdade é que a produção desse tipo de obra não ficou presa no início do século XX e está presente até hoje nas obras de novos e contemporâneos artistas. 

Visto isso, torna-se impossível falar sobre todos esses artistas e obras. A fim de apresentar uma parte da produção brasileira no período de chegada da arte abstrata no país, selecionamos três nomes com grande legado nacional e internacional. 

1. Antonio Bandeira (1922-1967)

Um dos pioneiros do abstracionismo brasileiro, Antonio Bandeira se tornou o grande nome nacional do estilo, no exterior. 

Fez parte do movimento de arte moderna no Brasil e foi um dos fundadores do Centro Cultural de Belas Artes – CCBA, no Ceará. 

As obras do artista surgem de traços e pinceladas, e propõe uma relação livre entre elementos, que por sua vez, formam figuras e imagens. 

Fonte: A Catedral [The Cathedral] (1964) | Antonio Bandeira | Reprodução fotográfica autoria desconhecida

2. Waldemar Cordeiro (1925-1973)

Uma busca constante por manter a arte brasileira em sintonia com a produzida em outros países, esse era um dos trabalhos que, voluntariamente, Waldemar Cordeiro realizava em prol do mercado artístico nacional. 

Preocupava-se com a base teórica de seus trabalhos, tendo como fonte principal a teoria da Gestalt e do Neoplasticismo. Se posicionava como opositor à arte figurativa, o que o tornou um militante da arte abstrata no Brasil. Também possui um legado marcante entre os teóricos da arte concreta no Brasil

abstracionismo brasileiro

Fonte: Estudo (1952) | Waldemar Cordeiro | Acervo: Itaú Cultural | Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

3. Hélio Oiticica (1937-1980)

Também da vertente de arte concreta no Brasil (posteriormente passando para o neoconcretismo), Hélio Oiticica foi um pintor, escultor, artista plástico e performático brasileiro. 

Membro do Grupo Frente, trabalhou com a abstração geométrica durante muitos anos até, no fim dos anos 50, se juntar ao Grupo Neoconcreto. Também foi um dos grandes nomes, não apenas da arte abstrata no Brasil, como de toda a história da arte nacional.

Leia mais em: Arte neoconcreta: história e artistas que marcaram o movimento

artistas abstratos brasileiros

Fonte: Grupo Frente (1956) | Hélio Oiticica | Acervo: Itaú Cultural | Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A seguir, selecionamos outras obras de arte abstrata no Brasil, de importantes artistas de nosso país.  

artes abstratas brasileiras

Fonte: Amilcar de Castro – Lito I | Acervo Laart

arte abstrata no brasil

Fonte: Cildo Meireles – Composição III (2009) | | Acervo Laart

Visite a Laart e conheça nossa galeria virtual online. Contamos com um acervo de gravuras do estilo abstrato, todas originais e com certificado de autenticidade. Aqui você encontra gravuras de grandes artistas do abstracionismo, além dos já citados acima, como Ferreira Gullar, Sérvulo Esmeraldo, Alfredo Volpi e muitos outros, e pode recebê-las em sua casa, com máxima segurança.

Share with

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.