óperas famosas

8 óperas famosas que marcaram a história

Misturando poesia, música e teatro, as óperas famosas encantam plateias ao redor do globo. Não é a toa, afinal, esses espetáculos despertam as mais variadas e fortes emoções, não é mesmo?

Além disso, esse gênero artístico influenciou muitos outros importantes da história, como o jazz e rock. Sem falar que as óperas mais famosas do mundo atuam como uma forte fonte de inspiração para atores, artistas que trabalham com performance e cantores, o que mostra a importância desse gênero. 

Para completar, escutar a música das óperas mais famosas faz bem para a saúde. Foi o que mostrou um estudo profundo da Universidade de Stanford, que revelou que ela, além de diminuir a ansiedade, também promove a atenção e melhora a cognição. 

Curioso para descobrir quais são as mais famosas óperas de todos os tempos? Então, fique com a gente! 

Óperas famosas francesas: 2 para você conhecer 

Carmen – Georges Bizet 

Dividida em quatro atos, “Carmen”, de Georges Bizet, estreou em Paris, em 1875, e causou um grande desconforto na plateia. Isso porque, até então, os parisienses estavam acostumados a assistir espetáculos mais tradicionais e cheios de valores. 

Porém, “Carmen” representava exatamente o contrário, uma vez que narrava a história de uma cigana sedutora desprovida de qualquer moral, que enfeitiçava os homens e que, sem piedade ou pudor, causava danos e tragédias por onde passava.

Armide – Jean-Baptiste Lully

“Armide” é considerada uma comédia-balé, um gênero coreográfico e musical de ópera criado por Jean-Baptiste Lully. 

Baseado em um poema épico italiano, esse espetáculo conta a história da maga Armide e relata seus conflitos emocionais, visto que a personagem se apaixona perdidamente por seu grande inimigo. 

Ela estreou em 1686 em um importante teatro francês e, desde então, é considerada uma obra-prima e uma das óperas mais famosas da história. 

Vale destacar que, até o seu surgimento, nenhum outro espetáculo do gênero havia apresentado uma carga psicológica e uma dramatização tão fortes.

Óperas famosas de Mozart e Beethoven 

O austríaco Mozart e o alemão Beethoven também foram autores de algumas das obras mais famosas da história. Confira-as a seguir. 

A Flauta Mágica – Wolfgang Amadeus Mozart 

“A Flauta Mágica” jamais poderia deixar de aparecer nessa lista de óperas famosas. Afinal, ela é considerada um marco no estilo. Escrita em 1791, ela foi uma das últimas obras do gênio austríaco, que, com brilhantismo, apresentou uma alternância de música com diálogos jamais vista até então. 

Além disso, esse espetáculo tem uma relevância enorme no contexto histórico, uma vez que foi fortemente influenciado pelas ideias iluministas e, assim, demonstrou tanto o racionalismo do homem, como a importância de sua sabedoria no processo de igualdade em sua narrativa. 

Fidelio – Ludwig van Beethoven

Fidelio é a única obra teatral do compositor alemão. Sua primeira versão foi apresentada em 1896 em um teatro de Viena e não foi recebida pelo público, devido ao momento político do local. 

Além disso, sua estética também foi bastante criticada, devido à composição diferenciada de suas árias.  Dessa forma, o compositor teve que reformulá-la várias vezes. De sua dedicação e esforço nasceu um espetáculo maravilhoso, coerente e de rara beleza, bastante marcado pela dramaticidade e pela densidade psicológica. 

Leia também: 

Melhores óperas da história: 4 espetáculos italianos 

O Barbeiro de Sevilha – Gioachino Rossini 

De Gioachino Rossini, “O Barbeiro de Sevilha” é uma ópera-comédia que foi escrita em 1816. Esse espetáculo já contava com duas versões anteriores, mas o sucesso estrondoso veio com a versão de Rossini. 

Completa em menos de três semanas e com dois atos, essa comédia musical é considerada a mais engraçada da história, tanto que já foi até utilizada em desenhos, como o Pica-Pau e o Pernalonga. 

Um dos segredos desse espetáculo foi o fato de que ela conseguiu conquistar não só a elite, como o povo. Afinal, quem não se empolga escutando “Fíííígaro”, não é mesmo?

Tosca – Giacomo Puccini

Misturando tragédia e paixão, Tosca é uma ópera que conta a história de amor entre uma cantora lírica e um pintor. 

De Giacomo Puccini, essa ópera estreou em 1900 e é uma das mais representativas do repertório italiano. O espetáculo conta com três atos, apresenta uma tensão dramática do início e ao fim, é conhecida pelas suas belíssimas árias. 

Otello – Giuseppe Verdi 

Composta por Giuseppe Verdi e cuja estreia aconteceu em 1887 em um teatro de Milão, na Itália, a ópera Otello tem como narrativa a obra de William Shakespeare. 

Repleta de ciúmes e intrigas, “Otello” é considerada por muitos estudiosos como a maior tragédia de Giuseppe Verdi. 

Feita em quatro atos e com personagens fortes e complexos, “Otello” é, sem dúvida alguma, uma das óperas famosas mais importantes da história. 

La Traviata – Giuseppe Verdi 

Também de Giuseppe Verdi, La Traviata é uma das óperas mais famosas dos últimos tempos e também um dos espetáculos mais adaptados da história. 

Essa ópera estreou em 1853, na Itália, e é dividida em quatro atos. 

Combinando tragédia e amor, esse espetáculo é conhecido por seu figurino impecável e por apresentar personagens muito bem construídos. Logo, é uma das melhores óperas da história. 

O que você achou dessa lista de óperas famosas? Já assistiu a alguma delas? Qual delas faz mais a sua cabeça? Compartilhe sua opinião nos comentários aqui embaixo!

Aproveite também para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. 

São mais de 15.000 peças das mais variadas expressões artísticas, como:

Confira o acervo da galeria! 

Crédito da foto de capa: Freepik

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.