revista de arte

Revista de arte: 5 publicações para conhecer o ontem e o hoje artístico

Poucas pessoas têm o privilégio de morar perto ou poder visitar constantemente os maiores museus do mundo e as mais recentes exposições de artistas atuais e clássicos. E, mesmo que você seja uma dessas pessoas privilegiadas dificilmente conseguirá estar em dois – ou mais – países do mundo ao mesmo tempo. É por isso que, se você é um apaixonado por arte, precisa conhecer algumas das principais revistas de arte do mundo.  

Assim como os filmes sobre arte, as revistas também oferecem conteúdo denso sobre artistas e movimentos culturais, que marcaram a história da arte no mundo. Entretanto, as revistas têm outro tipo de valor. Elas também apresentam conteúdos atuais sobre o que está acontecendo hoje no cenários mundial.  

Digitais ou físicas, as revistas de arte são importantes fontes de informação. Por isso, a seguir, acompanhe a lista com 5 publicações que devem estar em seu radar!

Revista de arte: 5 títulos nacionais e internacionais

1. Bravo!

Vamos começar nossa lista com uma revista de arte brasileira! Nada como algo da nossa terra para valorizar o papel da arte na nossa cultura. 

A Bravo! nasceu em 1997, lançada pela editora Abril, mas em 2013 teve sua última edição lançada nas bancas. Seis anos depois, entretanto, a revista voltou em formato digital e até hoje é um destaque no cenário cultural brasileiro e mundial. 

A revista não se concentra apenas na cultura nacional, trazendo para artistas e apaixonados por arte, as principais tendências mundiais, novos artistas e obras de destaque. 

Especialmente voltada para o jornalismo de arte, a revista destaca assuntos atuais dentro do amplo leque de  conteúdo disponível, tais como:

  • inquietude política da arte contemporânea; 
  • tecnologia na produção arte;
  • discussões sobre corpo e arte, e mais. 

Além disso, a revista sobre arte ainda conta com canal no Youtube onde apresenta entrevistas e conteúdos informativos, como por exemplo, o que é a Bauhaus. 

Para conhecer a revista de arte, indicamos que acesse o site da Bravo!.

2. Juxtapoz

Juxtapoz Art & Culture Magazine é uma revista criada em 1994 por um grupo de artistas e colecionadores de arte, incluindo Robert Williams, Fausto Vitello, CR Stecyk III, Greg Escalante e Eric Swenson, para ajudar a definir e celebrar a arte contemporânea alternativa e underground urbana. 

Juxtapoz é publicado pela High Speed ​​Productions, a mesma empresa que publica a revista de skate Thrasher em San Francisco, Califórnia. 

A revista de arte se lançou com a missão de conectar gêneros modernos como arte psicodélica e hot rod, grafite, arte de rua e ilustração, ao contexto de gêneros de arte mais amplamente reconhecidos historicamente como Pop art, gravura, pintura e arte conceitual. 

Leia também: Grafiteiros famosos: TOP 14 gênios da história do movimento

Embora baseado em San Francisco, Juxtapoz foi fundada sobre a crença nas virtudes da cultura pop do sul da Califórnia e da liberdade das convenções do mundo artístico estabelecido da cidade de Nova York. 

A Ferus Gallery, dirigida por Walter Hopps e Irving Blum nas décadas de 1950 e 1960, foi o marco cultural mais importante da revista.

Você pode assinar a revista para recebê-la periodicamente, no site da revista sobre arte. 

3. Amateur

De 2008 a 2014 a Amateur Magazine foi uma publicação impressa independente e voltada para artistas e admiradores. A revista de arte “nasceu” na Suíça, mas ganhou o mundo com sua mente aberta e verdadeira paixão pela arte, ilustração, design, cultura DIY e streetwear.

Mesmo tendo encerrado sua produção, a Amateur ainda é uma importante revista sobre arte, com artigos “atuais”, entrevistas relevantes e insights totalmente geniais. Atualmente as edições lançadas pela revista podem ser adquiridas por meio do contato por e-mail.

Criada com uma atitude libertária, a Amateur Magazine chama a atenção para pessoas criativas, projetos, produtos e lugares.

Segundo a própria equipe da revista, o título “Amateur” é um reflexo da paixão voluntária e motivação que deriva do prazer sincero com a arte e não de mero benefício financeiro ou razões profissionais.

revistas sobre arte

4. Art in America

A revista de arte mensal “Art in America” cria uma imagem fascinante da cena de arte colorida, em constante mudança e muitas vezes controversa nos EUA e no exterior. 

Com publicações ilustradas, se concentra no mundo da arte contemporânea internacional, incluindo:

  • perfis de artistas e gêneros;
  • atualizações sobre movimentos artísticos;
  • resenhas de programas;
  • programação de eventos.

Você encontrará de tudo, desde pintura contemporânea a clássica, escultura, fotografia, críticas de novos talentos e novos livros importantes.

5. Bitchslap

Bitchslap é uma revista de arte que, mergulhada na fotografia, moda, skate, design e música, pretende promover novos talentos emergentes e prestar homenagem aos veteranos que moldaram a “subcultura” da rua.

Cada edição é uma publicação impressa de alta qualidade, apresentando conteúdo interessante e ilustrações.

Além das revistas de arte, uma outra maneira que estar em constante contato com a área é por meio das galerias virtuais

A Laart é uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da gravura do Brasil e do mundo. Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.