como montar uma exposição de arte

Como montar uma exposição de arte? CHECKLIST com 8 etapas

Para qualquer artista ou curador de arte iniciante, planejar uma exposição de arte pode configurar um grande desafio. No entanto, com algumas dicas, é possível saber como montar uma exposição de arte e, assim, ter sucesso nessa jornada.

O trabalho de um organizador de uma exposição é como o de um diretor de cinema. Isso quer dizer que você precisa supervisionar todos os detalhes desse evento.  Para isso, é essencial ser organizado e trabalhar bem em equipe.

Existem diversos tipos de exposição de arte e assim variadas formas de montar um evento desse tipo. Entretanto, algumas dicas e passos são universais. Quer descobrir quais são eles e, dessa forma, saber como montar uma exposição de arte, com sucesso, do início ao fim? É só ler este post até o final! 

Como montar uma exposição de arte: 8 passos 

1. Conceitualize a exposição

O primeiro passo para saber como montar uma exposição é conceitualizá-la. Isto é, você precisa dar um propósito para a sua mostra. Para isso, deve estabelecer qual é o tema geral do evento e o seu público-alvo.

Nesse contexto, vale buscar na Internet, conversar com outros curadores e, até mesmo, entrevistar alguém do cenário artístico. Nessa etapa, também é crucial conhecer bem a sua audiência para, assim, não só atender, mas superar suas expectativas.

Além disso, é fundamental listar todos os tipos de problemas que podem ocorrer no evento. Dessa forma, você ficará apto a pensar em possíveis soluções e, assim, garantir que tudo corra bem. 

2. Escolha os artistas

Se a sua exposição for destinada a um único artista, você pode pular para o próximo item. Caso não, leia atentamente, pois esse passo é muito importante.

Antes de mais nada, você precisa elaborar uma lista com os artistas que combinem com o conceito da mostra. Após, é essencial analisá-los individualmente, verificando se:

  •  a exibição desse artista contará com obras antigas ou inéditas;
  • se trata de um artista local. Caso não, será preciso providenciar passagens e hospedagem;
  • as peças do artista demandam um espaço diferenciado.

Nesse quadro, além de conversar com os artistas selecionados, também é imprescindível tirar suas dúvidas com outros curadores e organizadores de exposições. 

3. Selecione o lugar do evento e reserve as datas 

Para selecionar o melhor lugar para a sua exposição, você deve visitar os ambientes que mais façam sentido a ela. Logo, saberá se o lugar conta com a infraestrutura adequada para a sua realização.  

Também é fundamental considerar outros pontos, como:

  • o fácil acesso. Caso o local seja muito longe e apresente dificuldades,  a sua audiência poderá não se sentir disposta a ir;
  • a necessidade de apresentar alguma documentação especial para realizar a mostra, principalmente se o local escolhido for um parque ou outro ambiente público.

Considerações feitas? Então, defina as datas de abertura e o encerramento de sua  a exibição.

4. Estude bem a sua audiência 

Atender bem à sua audiência deve ser uma de suas principais metas na hora de saber como montar uma exposição de arte. Isso porque o curador atua como uma ponte entre o público e o arista. Dessa forma, é essencial que você conheça bem a sua audiência ara, assim, comunicar para os artistas quais são suas expectativas.

Nesse contexto, é preciso avaliar:

  • os interesses da sua audiência;
  • o comportamento de seu público;
  • a idade;
  • a bagagem cultural e as referências dos visitantes. 

5. Busque por recursos 

Obter fundos ao curar uma exposição de arte é uma das tarefas mais desafiadoras de um curador, mas, também, uma das mais importantes. 

O primeiro caminho é se candidatar a fundos governamentais de apoio a cultura. No Brasil existem muitos projetos municipais, estaduais e a Lei Rouanet, de atuação nacional. 

Algumas empresas privadas também possuem setores de apoio à cultura e podem liberar editais de patrocínio e apoio. Nesse processo, é preciso realizar uma boa pesquisa para, assim, encontrar companhias com boa reputação e que estejam dispostas a investir em seu projeto. 

Para apresentar o seu projeto, é necessário, antes, elaborar um orçamento, que deve incluir:

  • gastos com os artistas;
  • despesas gerais, como aluguel do espaço e equipe;
  • valores de divulgação
  • despesas com viagens
  • despesas extras, como iluminação.

Conseguiu apoio financeiro? Então, agora é o momento de publicar o catálogo da sua mostra.

6. Faça a divulgação e envie os convites 

Agora você já sabe como montar uma exposição de arte, o próximo passo é fazer uma boa divulgação para que, assim, o seu evento seja memorável.  

Para isso, você deve:

  • publicar anúncios em jornais e revistas de arte;
  • enviar releases para mídia especializada;
  • publicar sobre o evento em redes sociais;
  • ativar influenciadores de arte;
  • distribuir  panfletos. 

Também é importante enviar convites impressos para a impressa e e-mails para a audiência. 

7. Organize o local

Normalmente, uma semana antes da abertura da exposição, você e sua equipe precisarão fazer as instalações no local, o que inclui a decoração do local, por exemplo.

Além disso, os artistas e seus assistentes precisarão distribuir as obras pelo lugar e os técnicos deverão cuidar da iluminação e preparar o equipamento técnico.

Como você pode imaginar, esse é um passo essencial de como montar uma exposição de arte. Se as obras de arte forem enviadas pelo artista, tome todo o cuidado para não danificar o trabalho. 

8. Cuide do lançamento 

Após todas essas etapas de como organizar uma exposição de arte, é hora de abrir as portas para o público, imprensa e convidados. Ao curar uma exposição de arte, torne cada detalhe emocionante e inesquecível

Crie um buzz para que as pessoas tenham ainda mais interesse em visitar sua exposição.

Agende uma noite de abertura. Atenção para que no horário marcado a maioria das pessoas já esteja livre para participar.

Inclua em seu lançamento uma apresentação de arte, uma performance ou um show. Música. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre o conceito, o curador, os artistas e outras figuras significativas para o público. Aqui cabe também servir alguns drinks e canapés. 

Assegure-se também que os artistas estejam perto de suas obras para que, assim, eles possam responder às perguntas de seus visitantes.

Crie um diálogo interessante entre as obras e o público. Ande pelo espaço observando como tudo flui: 

  • existe um fluxo lógico entre as obras? 
  • o público está entendendo o que você está tentando transmitir?

 Leia também: Aplicativos de arte: 11 apps para quem ama arte

tipos de exposição de arte

Como curador em busca de dicas de como montar uma exposição de arte, indicamos que esteja atento também às galerias online e museus virtuais.

Conheça também a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras. Todas as gravuras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.