8 pintores franceses famosos e suas obras espetaculares
Paris é conhecida por ser o berço de vários movimentos importantes da história, principalmente os de correntes de vanguarda. Logo, não é de espantar que conte com uma lista de respeito de pintores franceses famosos.
Quer saber quem são esses pintores franceses famosos e conhecer suas obras mais icônicas? Então, coloque uma boa música ao fundo, pegue uma taça de vinho (ou uma xícara de chá) e não desgrude desse texto!
Pintores franceses famosos e importantes para a arte brasileira
Formada por um grupo de artistas franceses, a Missão Artística Francesa representou um dos grandes marcos na arte tupiniquim, pois revolucionou conceitos e estéticas e apresentou novas técnicas.
Na verdade, ela também foi disso, uma vez que foi fundamental também para modernizar o ensino acadêmico no país.
Nesse contexto, alguns artistas franceses se destacaram pela relevância e grau de influência, como:
Nicolas-Antoine Taunay (1755- 1830)
Nicolas-Antoine Taunay chegou ao Brasil em 1816 e viveu por aqui até 1821. Apesar da curta permanência no Brasil, ele foi uma figura essencial para desenvolver a arte brasileira, principalmente em relação à pintura de paisagem de pequenas dimensões, um estilo em que era especialista.
Entre suas obras mais emblemáticas, podemos citar “Largo da Carioca” (1816).
Crédito: Wikipédia
Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
Jean-Baptiste Debret foi um dos fundadores da Missão Artística Francesa no Brasil. Além de pintor, foi gravador e professor, tendo lecionado na Academia de Belas Artes.
Perito em retratar as paisagens naturais do país e sua fauna e flora, o trabalho desse artista ficou bastante conhecido por espelhar a realidade do Brasil colonial, por meio da representação de cenas bastante fortes do dia a dia da aristocracia e dos escravos.
Sua pintura “O Jantar” (1820) é um belo exemplo de seu trabalho.
Crédito: Wikipédia
2 pintores impressionistas franceses fundamentais para a história da arte
Se vamos falar sobre fama, jamais podemos nos esquecer de dois nomes que marcaram a história, como os de Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir. Afinal, eles foram dois dos maiores pintores impressionistas franceses.
Claude Monet (1840- 1926)
Claude Monet, sem dúvida alguma, foi um dos maiores representantes do impressionismo, senão o maior. Afinal, a palavra impressionista surgiu de um dos seus quadros mais famosos “Impressão, nascer do Sol” (1872).
Mestre em capturar as cenas e as paisagens do cotidiano, e habilidoso em suas pinceladas rápidas e delicadas, Claude Monet soube destacar a luz e as cores em suas telas como poucos.
Crédito: Wikipédia
Pierre-Auguste Renoir (1841- 1919)
Nessa lista de pintores franceses famosos, não poderíamos deixar de citar Pierre-Auguste Renoir. Afinal, ele foi o responsável, junto a Claude Monet, pelo desenvolvimento da arte impressionista.
Dono de um estilo inconfundível, ele abraçou as nuances de luz em sua paleta de cores, dando às suas pinturas um aspecto de calor e sol.
Além dos retratos de paisagens, seu trabalho foi bastante marcado pela presença feminina e de figuras infantis.
“O baile no Moulin de la Galette” (1876) é uma de suas telas mais conhecidas e bonitas.
Considerando a elevada técnica que ele utilizou para criar essa peça, é possível entender por que Pierre-Auguste Renoir faz parte dessa seleção de pintores franceses famosos, não é mesmo?
Crédito: Wikipédia
Leia também:
- Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?;
- 8 pintores negros que marcaram a história da arte
Pintores surrealistas franceses : 2 grandes nomes
Não foi só no impressionismo que a França fez a sua marca. Isso porque a história também apresenta algumas personalidades icônicas em outras correntes, como a surrealista. Confira, agora, dois dos maiores pintores surrealistas franceses dos últimos tempos.
Pierre Roy (1880-1950)
Pierre Roy foi um artista criativo e além de seu tempo. Ele ficou bastante conhecido por retratar objetos do cotidiano, como frutas e fitas, de forma ousada, inesperada e poética.
Seu trabalho foi dominado por abordagens provocativas, e suas telas refletiam o inconsciente, o simbolismo, o mundo dos sonhos e a realidade paralela.
Entre suas pinturas mais famosas, podemos citar “Proue de navire et papillons” (1925).
Crédito: WikiArt
Félix Labisse (1905-1982)
Além de um exímio pintor, Félix Labisse foi um importante cenógrafo de teatro francês.
Suas telas faziam corar os mais tradicionais, visto que suas pinturas surrealistas comumente apresentavam cenas sexuais ousadas, além de retratarem cenários bizarros que misturavam animais e plantas de forma desconexa.
Uma de suas telas mais conhecidas é “Jeune figue posant pour Leonard de Vinci” (1946).
Crédito: WikiArt
2 pintores contemporâneos franceses para você conhecer
Nesse casting de pintores francês famosos também tem artistas da atualidade, é claro! Confira, agora, dois pintores contemporâneos franceses que fizeram bastante sucesso nos últimos anos.
Martial Raysse (1936)
Irônico, sensível e inovador: essas características descrevem um pouco a personalidade e estilo de Martial Raysse.
Este pintor foi um dos fundadores do Nouveau réalisme, um movimento cuja estética e valores se assemelha bastante aos da pop art, uma vez que utiliza a colagem em suas peças e busca ressignificar e debater a cultura de consumo.
Assim, suas obras replicam esses conceitos, o que é possível observar na tela “Conversation printaniere” (1964).
Crédito: WikiArt
Gérard Garouste (1946)
Pintor, escultor e gravador, Gérard Garouste é um artista francês cuja trajetória foge da obviedade. Isso porque seu trabalho é focado em desmontar conceitos, palavras e imagens. Sendo assim, suas pinturas misturam elementos alegres com perturbadores e comumente apresentavam cenas da Bíblia, mitos e personalidades fantásticas.
A pintura “Les trois maîtres et les oies grasses” (2017) revela bem a sua estética.
Crédito: Architectural Digest
E aí, gostou de conhecer essa lista de pintores franceses famosos? Alguma de suas obras chamou a sua atenção? Algumas delas você exibiria com orgulho na parede de sua casa? Não, isso está fora de sua realidade? Pois não se preocupe, pois existem galerias bastante acessíveis em que você pode confiar!
A Laart é uma delas!
A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras originais e assinadas das mais importantes personalidades artísticas do Brasil e da América Latina.
Em seu acervo, há peças de variados estilos, correntes e valores.
Uma delas, certamente, irá combinar com sua realidade e gosto! Duvida? Então, clique aqui e confira!
There are no comments