Norman Foster: quem é esse arquiteto que une tecnologia com sustentabilidade?
Ovacionado pelo público e pela crítica, Norman Foster é um arquiteto inglês mundialmente conhecido por uma criatividade sem igual e um olhar e preocupação voltados para o meio ambiente.
Autor de um trabalho emblemático e de uma carreira de mais de 4 décadas, Norman Foster foi um dos precursores da arquitetura hi tech, um estilo marcado pela sustentabilidade e pelo uso de elementos tecnológicos e inovadores, como o ferro, o alumínio, o vidro e o aço.
Assim, com um olhar diferenciado e visão de vanguarda, o britânico desenvolveu um legado único e ganhou diversos prêmios em sua jornada, como o Prêmio Mies van der Rohe, conquistado em 1990, o Stirling, que ganhou duas vezes, em 1996 e em 2004, e o Oscar da Arquitetura, o Prêmio Pritzker, em 1999.
Curioso em conhecer a biografia do arquiteto Norman Foster e suas obras? É só ficar com a gente até o fim! Boa leitura.
Arquiteto Norman Foster: a biografia e a trajetória do gênio
Nascido em 1935, em Stockport, região da Inglaterra, Norman Foster nasce em uma família humilde e, pouco após o seu nascimento, ele e seus pais se mudam para Levenshulme, uma cidade perto de Manchester.
Sua vida na infância e na adolescência não é fácil, uma vez que seus pais, para garantir a sobrevivência, não param em casa. Nessa época, seu pai trabalha em uma fábrica e sua mãe em uma padaria.
Sendo assim, os primeiros anos de vida do futuro arquiteto são marcados pela solidão e pelo fato de ele ser cuidado muito mais por parentes e vizinhos do que por seus próprios pais.
No entanto, ele enxerga nesses desafios da vida uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Logo, se foca no que realmente importa e, assim, se destaca como um dos principais alunos de sua escola.
Desde cedo demonstra um profundo interesse por projetos e construções arquitetônicas e apresente afeição especial por obras de Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe. Contudo, acaba desviando de seus interesses, e, em 1951, com apenas 16 anos, deixa os estudos em stand by e começa a trabalhar na prefeitura de Manchester, como escrivão.
Em seguida, dois anos depois, em 1953, logo após atingir a maioridade, serve para a força aérea britânica, a RAF, Royal Air Force.
Sempre dedicado e avesso ao vitimismo, Norman Foster resolve conquistar o seu sonho, que é do estudar e se formar em arquitetura. Assim sendo, mesmo com dificuldades, ingressa na faculdade de Manchester e trabalha em sorveterias, bares e padarias para pagar seus estudos.
Trabalhando e estudando muito, ele não perde o foco e, em 1961, ganha uma bolsa de mestrado em uma das faculdades mais importantes dos Estados Unidos: Yale.
Confira também:
- Renzo Piano: biografia e projetos do arquiteto italiano;
- 23 frases sobre arte e cultura mais icônicas de todos os tempos;
- Arquitetos brasileiros famosos: uma lista completa e inspiradora
A explosão como arquiteto e o reconhecimento de Norman Foster
Em 1963, ainda na Terra de Tio Sam, ele funda, junto com Richard Rogers, os irmãos George e Cheesman, o Team 4, um escritório de arquitetura. Pouco tempo depois, em 1967, decide seguir outro rumo e, assim, forma a Foster Associates, que se torna, posteriormente a Foster + Partners.
Assim sendo, a criatividade e a inovação se tornaram as palavras de ordem de arquiteto que, junto a seus sócios, na década de 1970, desenvolve trabalhos fora da caixa, como escritórios que contam com escadas rolantes e ambientes que valorizam a sustentabilidade.
“Como arquiteto, se desenha para o presente, com certo conhecimento do passado, para um futuro que é essencialmente desconhecido”. – Norman Foster
Logo, começa a ganhar fama como arquiteto high tech. Para isso, experimenta, pesquisa e utiliza materiais modernos e ousados, projetando suas ideias em suas construções de forma memorável.
Assim, Norman Foster acaba sendo reconhecido como um dos principais nomes da arquitetura high tech e suas construções, repleta de vidros e de design elaborado e moderno, ficam conhecidas e famosas ao redor do globo.
Como consequência desse trabalho bem feito, inovador e ousado, o arquiteto chama a atenção de muita gente, inclusive de Steve Jobs e, com ele, desenvolve um projeto de cair o queixo, o Apple Park, construção que traz paredes de vidros e que valoriza a vegetação local.
Crédito: Wikipédia
Hoje, com 85 anos, e sem pensar em se aposentar, ele mantém o seu estilo arrojado e cria obras em seu famoso escritório, utilizando sistemas e tecnologias de ponta.
Com uma fortuna avaliada em mais de 100 milhões de libras, Norman Foster é hoje um dos principais arquitetos do mundo.
Norman Foster: obras mais famosas
Confira o trabalho único que Norman Foster desenvolveu ao longo de sua trajetória.
Cúpula de Reichstag (Berlin)
Crédito: Wikipédia
Great Court at the British Museum (Londres)
Crédito: Foster and Partners
Buenos Aires – Ciudad Casa de Gobierno (Buenos Aires)
Crédito: Foster and Partners
Banco Hong Kong (Hong Kong)
Crédito: Foster and Partners
30 St Mary Axe (Londres)
Crédito: Wikipédia
O que você achou das obras de Norman Foster e de sua biografia? Divida sua opinião com a gente, ela é muito importante para a Laart!
Sabe o que também a Laart valoriza muito? O trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos.
Tanto que traz, em seu acervo, gravuras dos mais variados estilos e correntes.
Só para você ter uma ideia, são mais de 15.000 obras, que contam com certificado de autenticidade e são entregues em casa.
Para conhecê-las, sem compromisso, faça um mergulho artístico agora mesmo na galeria. Talvez você se surpreenda! Para isso, basta clicar aqui!
Crédito para a foto de capa: The Times
There are no comments