livros sobre cinema

Livros sobre cinema: 7 obras sobre história, cinema nacional e internacional 

Livros sobre cinema encantam e trazem conhecimentos técnicos e históricos sobre a sétima arte. Independentemente do gênero que faça o seu estilo, seja um filme mais cabeça, conceitual ou uma comédia romântica para distrair, o cinema é muito mais do que um passatempo, pois ele conta histórias e promove o pensamento crítico sobre os assuntos da sociedade. 

Nesse contexto, o cinema brasileiro se destaca. Afinal, não é à toa que o Brasil é ovacionado no exterior, não é mesmo? 

Com tantos cineastas e filmes premiados, conhecer um pouco sobre a história do cinema é importante para se manter atualizado. Em razão disso, elaboramos, especialmente para você, amante da sétima arte, uma lista com livros sobre cinema brasileiro e internacional. Confira a seguir!

Livros sobre cinema: brasileiro e estrangeiro 

Conheça agora alguns importantes livros sobre cinema brasileiro e estrangeiro.

1. A Odisseia do Cinema Brasileiro

Abrindo a lista de livros sobre a história do cinema, “A Odisseia do Cinema Brasileiro” merece posição privilegiada. Escrito por Laurent Desbois, essa leitura foi dividida em doze capítulos, uma clara referência aos doze cantos da odisseia. 

Assim, de forma completa e com um olhar crítico, o autor faz uma análise sobre o cinema nacional. Em suas mais de 500 páginas, essa obra apresenta um panorama sobre a sétima arte brasileira, abordando a chanchada de Oscarito, grandes nomes do Cinema Novo, como Glauber Rocha, filmes clássicos e também os mais diferentes. 

Em outras palavras, trata-se de um livro sobre a história do cinema que vale a pena ser lido por todos pois, dele, transbordam eventos e fatos essenciais de nossa cultura. 

livros sobre cinema brasileiro

Crédito: Americanas

2. A Utopia no Cinema Brasileiro 

Escrito pela pesquisadora e professora Lúcia Nagib, esse livro sobre cinema brasileiro aborda esse assunto com foco em uma década particular, a de 1990, um período que ficou conhecido como o fim das utopias.  

Assim, a autora vai muito além de uma análise óbvia, pois promove a reflexão ao abordar os aspectos transformadores do cinema. 

Ela também propõe um debate inteligente sobre os filmes brasileiros ficcionais e, assim, mostra ao leitor o aspecto transformador desse gênero. Para isso, realiza uma análise sobre películas de ícones da história nacional, como Walter Salles, Fernando Meirelles e Nelson Pereira dos Santos. 

3. História do Cinema Mundial 

Como o próprio nome indica, esse livro relata a história do cinema. De Fernando Mascarello, essa leitura é obrigatória para quem realmente gosta de aprender. Afinal, suas páginas são ricas em informações e abrangem a influência da arte na produção cinematográfica. 

Assim, discute as narrativas que contam com uma linguagem mais surrealista ou expressionista

A obra também aborda as diversas escolas de cinema, como a intrigante Nouvelle Vague. Fala também sobre os principais cineastas e os grandes autores. Ou seja, é um livro sobre história do cinema que não poderia deixar de fazer parte dessa lista e de estar entre os top 3! 

Livros sobre cinema: história e bastidores

Confira agora mais quatro livros sobre cinema que devem fazer parte de sua estante. 

1. Como Ver um Filme 

Para quem curte os bastidores e as partes mais técnicas das produções cinematográficas, o livro “Como Ver um Filme” é uma ótima pedida. 

Escrito pela jornalista Ana Maria Bahiana, essa obra apresenta uma leitura leve e, assim, traz uma série de informações relevantes sobre como o cinema adapta histórias de diferentes formatos, de livros a games. 

A obra desperta a curiosidade e cada página não é lida, é praticamente devorada. Afinal, ela apresenta dados singulares, como o custo médio de uma produção em vários países. É por isso que “Como Ver um Filme” faz parte dessa lista de livros sobre cinema, entendeu? 

2. Hitchcock- Truffaut – Entrevistas

Um must-read de todo amante da sétima arte é o livro “Hitchcock-Truffaut-Entrevistas”. Escrita pelo icônico François Truffaut, essa obra conta com conversas aleatórias desses dois mestres do cinema. 

Essa leitura foi idealizada nas décadas de 1950 e 1960, e teve como objetivo mostrar ao mundo o quão grande era o trabalho de Alfred Hitchcock, pois, no período, a crítica o considerava um cineasta mediano. 

livros sobre cinema

Crédito: Americanas

3. A história do cinema para quem tem pressa

Esse livro sobre a história do cinema nada mais é do uma espécie de guia para quem quer conhecer os principais fatos dessa indústria, mas que não quer se dedicar a uma leitura extensiva. 

Desse modo, essa leitura promove exatamente o contrário, pois, de forma leve, o seu autor, Celso Sabadin, relata os principais eventos cinematográficos do século XX e do começo do século XXI. Para isso, ele os contextualiza com os diversos momentos históricos dos períodos. 

livros sobre a história do cinema

Crédito: Saraiva

4. Tudo sobre Cinema 

“Tudo sobre Cinema” é uma obra completa e profunda. Isso porque, nesse livro, seu autor Philip Kemp, apresenta a história do cinema de forma cronológica. 

Além de didático, ele conta com análise de críticos experientes que emitem suas opiniões de forma contundente. Além disso, “Tudo sobre Cinema” analisa os principais eventos da sétima arte e assim, os contextualiza com os momentos sociais e culturais que ocorreram nos períodos analisados. 

Para completar, a obra conta com mais de 1000 ilustrações. Ou seja, dá para entender por que essa leitura está entre os top 7 livros sobre a história do cinema, não é mesmo? 

livros sobre cinema

Crédito: Submarino

E aí, já sabe qual vai ser a sua próxima leitura? Compartilhe com a gente!

Aproveite esse momento cultural para conhecer um pouco sobre a Laart.

A Laart é uma galeria de arte virtual que tem como proposta valorizar e divulgar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. No acervo da galeria, há mais de 15.000 gravuras das mais emblemáticas personalidades da arte e das mais variadas técnicas e correntes artísticas. 

Clique aqui e conheça algumas dessas incríveis peças! 

Crédito da foto de capa: Canto dos Clássicos 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.