Estilistas brasileiros: os 6 + aclamados de todos os tempos
O cenário fashion conta com estilistas brasileiros que costuraram e desenharam suas histórias e criações com muita criatividade e glamour.
Com personalidades marcantes, muitos deles ficaram conhecidos no mundo inteiro por seus estilos únicos, fazendo a cabeça e enfeitando os corpos de celebridades e personalidades ao redor do globo.
Quer saber quem são os estilistas brasileiros mais famosos de todos os tempos? Basta seguir com sua leitura!
Estilistas brasileiros: 3 personalidades que fizeram história
Confira, agora, três estilistas famosos brasileiros que tiveram uma trajetória na moda inesquecível e que produziram trabalhos memoráveis.
1. Dener
Dener Pamplona de Abreu, ou apenas Dener, foi um dos pioneiros da alta costura no Brasil. Nascido no Pará, em 1937, foi no Rio de Janeiro que descobriu seu amor pelo mundo fashion, ainda adolescente.
Nos anos de 1960, uma época marcada pela tradição e pelos modelos clássicos inspirados da Europa, Dener ousou ao incluir em suas peças a originalidade do Brasil, inserindo cores em vestidos tradicionais.
Assim, com muito bom gosto e estilo, produziu desde peças mais básicas até vestidos glamourosos de festas, sempre atento aos desejos de sua principal audiência: a feminina.
Esse ícone da costura tupiniquim morreu em 1978.
2. Clodovil
Clodovil Hernandes não poderia deixar de fazer parte dessa lista de estilistas brasileiros famosos. Afinal, ele não foi apenas conhecido na moda, mas também foi uma figura importante da TV e da sociedade brasileira.
Nascido no interior de São Paulo, em 1937, Clodovil começou cedo, com apenas 16 anos. Assim, com talento inato, criou peças para ícones da sociedade paulistana que disputavam seus desenhos e o poder de usar suas criações.
Embora a alta-costura fosse sua paixão, o paulista era especializado em prêt-à-porter que, contrário do primeiro estilo, não é feito sob medida e conta com tamanhos padronizados.
Assim, vestiu diversas celebridades nas décadas de 1970 e 1980. Contrário a invencionices, o estilista valorizava os cortes clássicos e o acabamento impecável.
Clodovil morreu em 2009, com 71 anos.
“O Brasil, assim como qualquer país, pode ter uma alta-costura, desde que haja uma elite”.
3. Zuzu Angel
A mineira Zuzu Angel nasceu em 1921. Forte e determinada, essa mulher não ficou conhecida só por ser uma das pioneiras do mundo fashion a criar peças de elevada qualidade.
Ela também ficou famosa internacionalmente por lutar contra a ditadura militar brasileira e, assim, jogar uma luz em relação aos desaparecidos políticos, em nome de seu filho, que foi um deles.
Buscando valorizar a identidade e a cultura brasileira em suas peças, as criações de Zuzu Angel eram repletas de estampas e cores.
Ela também ficou bastante conhecida por priorizar a mulher simples do dia a dia, em uma época em que a maioria dos profissionais da moda só tinha olhos para a alta sociedade.
Zuzu Angel morreu em 1978, vítima de um acidente de carro. Há dúvidas se foi realmente um acidente ou um atentado devido ao seu posicionamento político.
Confira, abaixo, o filme que conta a vida dessa célebre estilita.
Leia também: Maiores designers de interiores do mundo: conheça essa seleção de sucesso.
Estilistas famosos brasileiros: 3 figuras famosas internacionalmente
Conheça três estilistas famosos brasileiros contemporâneos que ficaram conhecidos internacionalmente por seus talentos.
1. Jum Nakao
Neto de japoneses, Jum Nakao vive no Brasil, mais precisamente em São Paulo, onde tem um ateliê.
Seu nome ficou marcado na história da moda pelo excentricidade e pelo uso de materiais pouco convencionais em suas peças. Assim, ficou conhecido pela Costura do Invisível, um desfile que realizou em 2004 e que foi aplaudido internacionalmente.
Com um conceito baseado na performance, Jum Nakao criou uma coleção de roupas confeccionadas com papel. Assim, instruiu as modelos a vestirem perucas de playmobil.
Esse evento é hoje uma das principais referências do cenário fashion e do design, tanto que essa performance faz parte de acervos dos mais importantes museus do mundo.
2. Alexandre Herchcovitch
Nascido na capital paulista, em 1971, Alexandre Herchcovitch é um dos estilistas brasileiros mais famosos da atualidade. Com um trabalho que mescla design primoroso com peças que combinam doses de leveza e provocação, o paulistano não passa despercebido por onde passa, nem suas coleções.
Alexandre Herchcovitch começou sua carreira nos anos 1990, participou de diversos desfiles pelo mundo e é dono não só de coleções de roupas, mas de marcas de jóias e de outras parcerias.
Crédito: Sahssaricando
3. Francisco Costa
Nascido em Minas em 1963, Francisco Costa mora nos Estados Unidos há muitos anos. Foi lá, mais exatamente em Nova York, que começou sua carreira e criou sua trajetória de sucesso.
Assim, ganhou prêmios, trabalhou em grifes como Oscar de La Renta, depois assumiu o controle criativo da Calvin Klein, por onde ficou muitos anos até que, em 2015, resolveu dar uma nova guinada em sua carreira, pois decidiu empreender no mercado de beleza.
Suas coleções, além de originais, ficaram conhecidas pelo minimalismo sexy. Para criá-las, Francisco Costa teve como fonte de inspiração a mulher brasileira e também a arte de Henri Matisse, um dos grandes mestres do impressionismo.
Desenhos de estilistas brasileiros: 4 croquis para você conhecer
Conheça agora quatro desenhos de estilistas brasileiros famosos.
1. Croqui de Dener
Crédito: Lilian Pacce
2. Croqui de Clodovil
Crédito: Caras
3. Croqui de Zuzu Angel
Crédito: Zuzu Angel
4. Croqui de Francisco Costa
Crédito: Revista Glamour
O que você achou do trabalho desses estilistas brasileiros famosos? Qual estilo faz mais sua cabeça?
É inegável que todo estilista tenha em suas veias a arte, não? Sabe quem tem a arte também em seu DNA? A Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada de artistas brasileiros e latino-americanos. São mais de 15.000 peças, de diferentes correntes, como a conceitual e a abstrata.
Quer conhecer essas gravuras? Então, faça uma visita!
There are no comments