documentários sobre cinema

Lista dos melhores documentários sobre cinema

Assistir a documentários sobre cinema inspira, traz conhecimento e também diverte. Enquanto alguns abordam a vida de famosos artistas do circuito cinematográfico, outros retratam assuntos delicados do meio. Independentemente de qual seja o seu perfil e gosto, pelo menos um dos documentários sobre cinema dessa lista fará a sua cabeça. Duvida? Então, confira!

Melhores documentários sobre cinema: 5 indicações

Conheça agora cinco documentários sobre cinema emblemáticos.

 1.     “A Ilha de Bergman”

A “Ilha de Bergman” é um documentário sueco introspectivo que retrata a vida do famoso diretor Ingmar Bergman e seu amor pelo lugar em que morou por muitos anos. Feito em 2004 e dirigido por Marie Nyreröd, o filme exibe a trajetória do artista e os demônios que o cercavam. Apresentando cenas de filmes e bastidores, esse é um dos documentários sobre cinema mais interessantes de nossa lista.

documentários sobre cinema

Crédito: Livraria Cultura

 2.     “Spielberg”

Se você gosta de conhecer a vida de importantes artistas do cinema comercial, não pode deixar de assistir a “Spielberg”. Lançado em 2017, esse documentário retrata a jornada da carreira do famoso diretor americano Steven Spielberg. Contando com depoimentos importantes de ícones da sétima arte, como Harrison Ford, esse filme é uma ótima pedida para quem não perde uma boa biografia!

3.     “James Dean: Forever Young”

Narrado por Martin Sheen e dirigido por Michael J. Sheridan, “James Dean: Forever Young” conta a trajetória curta, porém brilhante de James Dean, o ator que marcou a história do cinema. Com cenas inéditas sobre o astro, esse é um dos documentários sobre cinema mais curiosos da lista.

Você é cinéfilo? Então não deixe de ler: “10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos”.

 4.     “Charlie: A Vida e a Arte de Charles Chaplin”

Assistindo a “Charlie: A vida e a Arte de Charles Chaplin” você tem acesso a imagens raras que retratam a biografia desse mestre que encanta gerações. Abordando diversos temas de sua vida, como os momentos mais fascinantes de sua carreira, os amores de Charlie Chaplin e, até mesmo, a personalidade forte do artista, esse documentário deve ser assistido por todos os fãs do gênio.

5.     “Lado a Lado”

“Lado a lado” é um dos documentários sobre cinema mais inspiradores dos últimos tempos.  Isso porque o filme conta com entrevistas de ícones da sétima arte, como David Fincher e James Cameron. 

Ideal para quem gosta de conhecer métodos de criação, esse documentário aborda o trabalho em formato de película e em modo digital. Além disso, apresenta depoimentos não só de artistas, mas de cientistas, coloristas e engenheiros.

melhores documentários

Crédito: Wikipédia

Você sabe por que o cinema é conhecido como “a sétima arte”? Não? Então, confira: “Quais são as 7 artes: uma breve análise sobre cada uma”.  

Extras: + 4 melhores documentários sobre cinema para você conhecer

1.     “O Outro Lado de Hollywood”

Premiado em Sundance, “O Outro Lado de Hollywood” retrata a homossexualidade no cinema americano. Bastante sensível e perspicaz, esse documentário aborda um assunto delicado, mas essencial para a atualidade.

Abaixo, você assiste ao documentário completo (em inglês)! 

 2. “American Movie”

Se você curte filmes independentes, o documentário “American Movie” é um must-see! Dirigido por Chris Smith, esse filme retrata a produção de filmes independentes. Ganhador de prêmios, esse é um dos documentários sobre cinema mais criativos da lista. Abaixo, você pode conferir as melhores cenas.

Leia também:

3. “A Batalha por Cidadão Kane”

É impossível falar de documentários sobre cinema e não mencionar um clássico da história cinematográfica, não é mesmo? O documentário “A batalha sobre Cidadão Kane” revela um ângulo diferente sobre a criação dessa obra-prima de Orson Welles.

4.    “Iluminados”

É claro que nessa lista de documentários sobre cinema não poderia faltar uma pitada de brasilidade! Assim, “Iluminados” fecha com chave de ouro esse post ao abordar, de forma criativa, a visão dos mais diferentes e conceituados fotógrafos de cinema brasileiros. 

Dirigido por Cristina Leal, esse filme apresenta uma linguagem simples e supera às expectativas de quem ama cinema. Abaixo, você confere o documentário completo!

Gostou das nossas indicações de melhores documentários sobre cinema? É incrível conhecer a história de carreiras e se inteirar sobre assuntos importantes sobre a sétima arte, não é mesmo? Quer incluir algum filme nessa lista? Compartilhe sua opinião com a gente!

Para continuar nesse clima de arte, convidamos você a conhecer a Laart! Criada por Luis Felipe e Manoel, dois paulistanos apaixonados por arte e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart é uma galeria de arte virtual que nasceu com a proposta de promover os trabalhos de artistas latino-americanos e de democratizar o acesso a obras de arte. Logo, conta em seu acervo com gravuras assinadas, exclusivas e de tiragem limitada.

Quer mais? Pois a galeria também apresenta verdadeiras raridades! Que tal conhecê-las? Para isso, basta clicar aqui!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.