documentários sobre fotografia

TOP 7: lista de documentários sobre fotografia para assistir

Quando a criatividade e a imaginação não fluem, é preciso procurá-las! Pensando nisso, elaboramos uma lista com documentários sobre fotografia para você se deliciar e se inspirar!

Neste artigo, você conhecerá 7 dicas incríveis de documentários de fotografia. É profissional ou gosta muito de tirar e apreciar fotos? Então, esse post foi feito para você!

Lista de documentários sobre fotografia

Não tem jeito: o bloqueio criativo acontece e, muitas vezes, nas horas em que mais precisamos inovar. Isso rola com todo mundo! Nesses momentos, não adianta forçar, é preciso relaxar para que as ideias surjam.

Para se inspirar, é preciso sair da rotina e buscar alternativas diferentes. Assistir a documentários sobre fotografias é uma delas. Afinal, por meio deles, você conhece pontos de vista diferentes e histórias emocionantes. Assim, a inspiração surge naturalmente.

Gostou dessa ideia? Então, não perca as dicas de documentários sobre fotografia a seguir!

#1. Bill Cunningham Nova Iorque

Simples e extremamente profissional, Bill Cunningham foi um famoso fotógrafo do The New York Times. Obcecado por registrar o estilo de rua e o modo de se vestir das pessoas, Cunningham se tornou um ícone em sua área, inspirando pessoas ao longo do tempo.

Assistindo a essa documentário sobre fotografia você, além de ter novas ideias, conhece uma bela jornada de vida.

#2. Encontrando Vivian Maier

Estranha e retraída, Vivian Maier representa um marco na história da fotografia pela sua competência e interessante história de vida. Apaixonada por fotografia, Maier nunca quis os holofotes sobre ela. Por isso manteve em segredo, durante muito tempo, a sua vida como fotógrafa.

Esse documentário provoca e instiga seus espectadores ao mostrar os trabalhos ocultos dessa mulher igualmente peculiar e talentosa. É tão interessante que pode ser comparado a um filme de thriller e mistério. Duvida? Então, assista!

Leia também: Documentário sobre arte: 8 obras imperdíveis de Michelangelo ao Pixo.

#3. McCullin

“McCullin” é um documentário sobre fotografia que envolve e causa angústia. Por meio dele, é possível conhecer o dilema mortal do fotógrafo Don McCullin, um profissional que arriscou sua vida para testemunhar conflitos bélicos.

Se gosta de propostas e vida diferentes, esse filme deve ser assistido por você hoje mesmo.

#4. Richard Avedon: Escuridão e Luz

Esse documentário mostra a vida de Richard Avedon, um dos mais bem-sucedidos fotógrafos de moda dos últimos tempos. Famoso por suas fotos em preto e branco e por trabalhar em campanhas de marcas icônicas como Versace, Avedon marcou a história da fotografia.

Para você ter uma ideia, em seu portfólio há diversos retratos de nomes como Andy Warhol e Marilyn Monroe.

O seu modo de pensar pode ser observado por meio das citações que fez ao longo da vida, como:

“No momento em que uma emoção ou fato é transformado em fotografia, ele deixa de ser um fato e passa a ser uma opinião…”

#5. 5 Câmeras Quebradas

Bastante elogiado pelo público e crítica, “5 Câmeras Quebradas” apresenta o olhar do palestino Emad Burnat. Ao mostrar o conflito entre Israel e Palestina, esse documentário sobre fotografia vai muito além do registro, pois promove a reflexão.

Sobre ele, o jornal “Haaretz”, de Tel Aviv, postou o seguinte título em uma reportagem:

 “O documentário que deveria deixar todo israelense decente envergonhado”.

Se você gosta de obras de qualidade e cheias de crítica, não deixe de assistir a esse filme.

#6. Annie Leibovitz: a vida através de uma lente

Não dá para negar: Annie Leibovitz é um dos grandes ícones da fotografia moderna. Com versatilidade e irreverência, Annie registrou desde os horrores de situações de conflito até o glamour de revistas de moda, como a Vanity Fair.

No seu portfólio há vários retratos de celebridades. Um dos mais conhecidos é o da emblemática imagem de John Lennon, em posição fetal, com Yoko Ono.

documentários sobre fotografia

Crédito: National Galleries Scotland

Esse documentário é sobre fotografia, mas também retrata a vida em família da fotógrafa e a sua relação com a fama. 

Gosta mesmo de arte? Então, não deixe de ler o post: As 7 artes: quais são e a história por trás de cada uma.

#7. Nascido em bordéis: Red Light Kids de Calcutá

Forte e intimista, “Nascido em bordéis: Red Light Kids de Calcutá” mostra a vida das mulheres e prostitutas da Luz Vermelha de Calcutá.

Com uma perspectiva única, a fotógrafa Zana Briski exibe a dura realidade das crianças do local. A trama emociona por sua qualidade e emoção. Assim, não é à toa que a fita tenha ganhado o prêmio de melhor documentário no Festival de Filmes Sundance e também o Oscar de Melhor Documentário de longa-metragem.

Gostou da nossa lista de documentários sobre fotografia? Tem seus favoritos também? Deixe suas sugestões de documentários de fotografia nos comentários, e contribua com a nossa lista de indicações e boas experiências culturais.

Gostou da nossa lista de documentários sobre fotografia? Tem seus favoritos também? Deixe suas sugestões de documentários de fotografia nos comentários, e contribua com a nossa lista de indicações e boas experiências culturais.

A Laart é uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da gravura latino-americanos. Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.