construtivismo na arte

Construtivismo na arte: o movimento, suas influências e repercussões

O construtivismo na arte foi o último e mais importante movimento de arte moderna russa do século XX. Ele iniciou em 1915, mas ganhou força, de fato, dois anos depois, com a Revolução Russa. Logo, teve sua evolução totalmente atrelada à política, mais precisamente ao comunismo. 

Apesar de influenciada por outras vanguardas europeias, como o cubismo e o futurismo, a arte construtivista teve ideias e narrativas totalmente inovadoras. 

Para descobrir quais foram elas e compreender, de forma mais detalhada, o que é o construtivismo na arte, basta ler este post até o fim. 

O que foi o construtivismo na arte?

O construtivismo na arte foi uma corrente que buscou romper com a preocupação artística tradicional em compor obras orientadas pela estética, substituindo essa ideia pela construção, combinando imagens industriais e composições geométricas. O construtivismo nas artes plásticas negava o papel decorativo da arte e enaltecia a modernidade e o uso de técnicas avançadas

Os artistas do movimento não tinham como objetivo a mera expressão, mas sim compor peças que refletissem o mundo moderno industrial e que atuassem como divulgação das ideias da revolução comunista. 

Muito mais focada no espaço do que na matéria, a arte construtivista era muito mais técnica do que criativa. Esse aspecto era tão valorizado que os pintores do movimento eram conhecidos como engenheiros. Já seus pincéis funcionam não só como instrumentos artísticos, mas como ferramentas sociais. 

A estética da corrente apresentava uma linguagem abstrata e composições geométricas. Apresentando cores e linhas que pareciam vibrar e dançar entre si, o movimento exaltava a narrativa analítica e valorizava o caráter funcional das obras. 

Para saber, de forma complementar, o que é o construtivismo na arte, sugerimos que assista ao vídeo a seguir (não se esqueça de colocar as legendas em português):

Quais são as principais características do construtivismo?

  • predomínio dos elementos geométricos;
  • valorização da tridimensionalidade;
  • forte presença de cores primárias;
  • aversão à arte tradicional;
  • enaltecimento do uso de materiais modernos e tecnológicos;
  • prevalência dos temas sociais;
  • valorização da funcionalidade;
  • a criação de pinturas e esculturas conectadas com a arquitetura;
  • propagação do novo e do dinamismo da vida moderna.

Os impactos do construtivismo russo no mundo 

O construtivismo se originou na Rússia e logo se espalhou por todo o continente. O país que mais foi influenciado pela corrente foi a Alemanha. 

Apesar de ter sido um movimento forte e de ter apresentado artistas e obras emblemáticas, o construtivismo na arte entrou em declínio já em meados da década de 1920. Isso aconteceu devido à hostilidade intensa do regime bolchevique em relação às vanguardas artísticas. 

Mesmo assim, o construtivismo se manteve até a década de 1940. Na Inglaterra, por exemplo, foram criadas versões da corrente, que tiveram grande destaque no período. 

A corrente foi além da Europa. O pintor francês Manuel Rendón, por exemplo, levou as características da arte construtivista para o Equador. O mesmo aconteceu com Joaquín Torres Garcia, artista plástico uruguaio que disseminou a proposta da arte em sua terra natal. 

Carlos Mérida também foi  bastante influenciado pelo movimento, propagando seus ideais pela Guatemala. 

A relação do construtivismo russo com arte construtivista brasileira

No Brasil, não foi um artista, mas sim um arquiteto que mais recebeu influência da corrente: o icônico Oscar Niemeyer

Porém, é inegável que o movimento tenha conquistado adaptador em terras tupiniquins, mas contaram com as novas linguagens do concretismo que, na década de 1950, teve bases bastante similares ao construtivismo russo, visto que valorizava a tecnologia e propunha que a arte deveria ter uma função social. 

Aproveite e confira: O movimento concretista, os artistas e as obras da arte concreta no Brasil

Principais artistas do construtivismo e suas grandes obras 

Vladimir Tatlin

O artista plástico soviético foi um dos fundadores conceituais e um dos maiores entusiastas do construtivismo na arte. Sua peça mais famosa foi uma escultura, conhecida como “Monumento inacabado à Terceira Internacional”. arte construtivista

Crédito: História das Artes 

El Lissitzky 

O designer, arquiteto e artista russo El Lissitzky foi o representante do movimento que mais propagou a arte ao redor do globo. Entre suas obras mais famosas, destacamos “New Man”. 

Crédito: Tate 

Liubov Popova

Liubov Popova foi uma artista russa cuja estética mesclou características da arte construtivista e com o cubismo. Autora de trabalhos importantes, principalmente nos campos da pintura e do design, seu papel foi além da arte, visto que foi uma das raras mulheres que conquistam espaço em um universo essencialmente masculino. 

“Space Force Construction” foi um dos seus trabalhos de maior projeção. 

arte construtivista características

Crédito: WikiArt 

Naum Gabo

Foi um russo que acreditava que a arte deveria expressar a natureza do espaço e tempo.  Ele criou esculturas cinéticas, pinturas abstratas e projetos arquitetônicos de cair o queixo. 

“Spiral Theme” é uma de suas obras mais importantes. 

construtivismo na arte

Crédito: Tate 

O que você achou desse movimento? Compartilhe sua opinião, ela vale ouro para Laart!

Sabe o que também vale ouro para a Laart? O trabalho dos artistas brasileiros e latino-americanos. Não é à toa que o acervo da galeria conta com mais de 15.000 obras originais e exclusivas dos principais representantes do continente latino-americano. 

Especializada em gravuras, a Laart é uma galeria de online que só trabalha com peças com edição limitada. Todas contam com certificado de autenticidade e são entregues em casa. 

Quer conhecer algumas gravuras da arte concretista presentes no acervo? É só clicar aqui!

Share with

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.