7 maravilhas do mundo moderno

7 Maravilhas do Mundo Moderno: quais são e onde ficam?

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno se referem às principais construções desenvolvidas pelo homem. 

Espalhadas por várias regiões do globo, essas obras apresentam um significado cultural de valor imensurável, sem falar no alto nível de complexidade e sofisticação arquitetônica que elas trazem. 

O processo de seleção dessas construções não foi fácil. Ele aconteceu em 2005, quando diversos países inscreveram 200 monumentos para conseguir o título de maravilha moderna. 

Porém, essa lista foi rapidamente reduzida para 77, cuja seleção foi realizada no mundo todo e contou com votos populares feitos pela Internet e por meio de telefonemas. 

Porém, a escolha final das obras ficou a cargo de um conjunto de arquitetos. Esse grupo foi liderado pelo espanhol Federico Mayor, banqueiro famoso que, na época, era o diretor geral da Unesco. 

Com um olhar crítico, essas pessoas analisaram os monumentos de acordo com vários critérios e características, como relevância histórica, beleza e significado arquitetônico até que, por fim, elegeram as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. 

Para saber quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e descobrir onde essas construções icônicas se localizam, basta seguir com sua leitura!

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno? 

  • Coliseu – Itália
  • Machu Picchu – Peru
  • Cristo Redentor- Brasil
  • Chichén Itzá- México
  • Taj Mahal- Índia
  • Petra – Jordânia
  • Muralha da China – China

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno: história e curiosidades 

Coliseu 

Abrindo essa lista de 7 Maravilhas Modernas está o Coliseu, obra localizada em Roma, na Itália, construída na Antiguidade, aproximadamente em 70 d.C. 

Considerado o maior anfiteatro do mundo, o Coliseu representa o maior símbolo da Roma Imperial e pode abrigar em seu interior mais de 50 mil pessoas. 

Com uma arquitetura em forma circular, essa obra, em tempos remotos, foi palco de grandes espetáculos que traziam brigas entre animais selvagens e lutas sangrentas entre gladiadores. 

Hoje, ele é um dos monumentos que mais recebem visitas na Europa. O seu aspecto, parcialmente arruinado por desastres naturais e também por saques, deu ao Coliseu um caráter singular. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito:  UOL 

Machu Picchu

Presente na Cordilheira dos Andes, próxima  à cidade de Cusco, no Peru, Machu Picchu também é conhecido como “Cidade Perdida dos Incas”, e traz uma história que envolve mistério e misticismo. 

Localizada a cerca de 2400 m de altitude,  essa obra apresenta uma das vistas mais bonitas do mundo. 

Ela intriga historiadores, uma vez que conta com pedras perfeitamente encaixadas. Como a sua construção remete ao século XV,  os pesquisadores não compreendem como ela foi elaborada nesse período, uma vez que, nessa época, muitas técnicas não haviam sido desenvolvidas, assim como os recursos eram escassos. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: Gazeta do Povo 

Cristo Redentor 

Tem monumento brasileiro entre as 7 Maravilhas do Mundo Moderno, sim senhor! Não é à toa! Afinal, além de um simbolismo indescritível, o Cristo Redentor esbanja beleza.

Essa estátua, de estilo em art déco e feita em pedra sabão, foi criada no Brasil, menos suas mãos e cabeça, que foram moldadas na França.  

O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e tem mais de 30 m de altura. Por representar Jesus Cristo, ele simboliza o cristianismo. 

Além de ser um dos maiores cartões postais do Brasil, essa obra também é um patrimônio histórico. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: Unsplash 

Chichén Itzá

Localizada no estado de Yucatán, no México, a Chichén Itzá também é um patrimônio histórico e um dos locais mais visitados do país. Trata-se de uma cidade arqueológica que foi construída pelos maias, em 450 a.C. 

Mesclando diversos estilos de arquitetura, acredita-se que Chichén Itzá tenha sido um relevante polo político e econômico da civilização maia. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: Unsplash 

Taj Mahal

Situado em Uttar Pradesh, estado da Índia, o Taj Mahal foi construído com a força de cerca de 20 mil homens, que segundo algumas literaturas, foram trazidos de vários locais do Oriente e escravizados para construir esse suntuoso monumento. 

Com uma exuberância sem igual, essa obra  é toda coberta de mármore branco e foi elaborada sob ordens do Shah Jahan, que quis homenagear sua “esposa favorita”, que morreu no parto do 14º filho do casal. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: Unsplash 

Petra

Além de ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Petra é a principal atração turística da Jordânia. 

Localizada no sul do país, ela também é conhecida como Cidade Rosa, uma vez que esse sítio arqueológico traz pedras cujas cores se assemelham a esse tom. 

Com uma arquitetura fascinante, que combina estilos parecidos com o das construções greco-romanas, Petra também traz elementos da cultura oriental 7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: Unsplash

Muralha da China

Construída com o objetivo de proteger o Império Chinês da invasão dos mongóis,  entre 220 e 206 a.C, a Muralha da China impressiona pela dimensão, uma vez que a obra se estende por quase 22.000 km. 

Com cerca de 7 m de altura e feita de sob mando do Imperador Chinês Qin Shihuang, essa construção contempla uma série de fortificações feitas com terra, pedra, madeira e tijolos. 

7 maravilhas do mundo moderno

Crédito: UOL 

O que você achou dessas obras? Conhece ou tem vontade de visitar alguma dessas maravilhas modernas? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aproveite para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual que foi idealizada para democratizar o acesso à arte por meio de gravuras. 

Com o objetivo de enaltecer a arte brasileira e da América Latina, o acervo da galeria traz mais de 15.000 obras de diferentes personalidades dessas nacionalidades. 

A Laart só trabalha com gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada. Todas elas apresentam certificado de autenticidade. 

Para conferir as grandes obras do acervo, basta clicar aqui!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.