frank lloyd wright

Frank Lloyd Wright: a visão e o legado do arquiteto do Guggenheim

Considerado um dos maiores gênios da arquitetura da história, Frank LLoyd Wright, em sete décadas de trabalho intenso, projetou mais de 500 obras. 

Com criatividade, o mestre do organicismo não só exaltou a conversa fluida e harmônica das obras com seu entorno, como também abraçou a tecnologia e a sustentabilidade em seus projetos. 

Profundamente preocupado com questões sociais e sempre em busca de transmitir para suas construções elegância, harmonia e conceito, Frank LLoyd Wright é considerado a principal referência e autoridade da arquitetura americana. 

Porém, o seu trabalho foi muito além da “Terra do Tio Sam”, ele foi fundamental também para a história da arquitetura moderna. A biografia, as obras, as frases e os croquis de Frank Lloyd Wright estão aí para provar isso.

Biografia de Frank Lloyd Wright: o incentivo materno e o amor pela natureza

Nascido em Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1867, o filho primogênito do pastor e músico William Wright e da professora Anna Wright, tem contato com a natureza logo cedo, uma vez que vive em uma região agrícola de seu estado. 

As colinas, os pássaros e a poesia do verão e do outono da paisagem local impactam e influenciam o olhar de Frank Lloyd Wright ainda na infância.

Ao mesmo tempo, sua mãe o presenteia com pequenos blocos para montar, estimulando o raciocínio espacial do filho. Com ela, desenvolve a paixão pelas formas e desenhos geométricos. 

Em 1885, finaliza o ensino médio. Nesta data, seus pais se divorciam, o que causa um grande trauma em sua vida, uma vez que seu pai se muda para longe e não mantém contato. 

Ainda nesse ano, ingressa na universidade para estudar engenharia civil. Dois anos depois a abandona e se muda para Chicago, para conseguir sustentar sua mãe e irmãs. 

Biografia de Frank Lloyd: a carreira e a exaltação da forma e função

Na “Cidade dos Ventos”, conhece Louis Sullivan, um evento que dita o rumo de sua brilhante carreira. 

Com o “pai dos arranha-céus de Chicago”, aprende a absorve a máxima “a forma segue a função”, que tem como conceito a organicidade dos projetos e que afirma que a forma de uma obra deve se basear em seu propósito. 

É convidado para atuar no escritório de  Louis Sullivan, onde, desde o início, demonstra criatividade e talento. Logo, ganha destaque e trabalha junto com seu grande influenciador por seis anos. 

Em 1893, decide seguir por conta própria. Assim, abandona a empresa e funda seu escritório. Na mesma época, cria o projeto da “Casa Winslow”, o seu primeiro trabalho solo. Em menos de dez anos, desenha mais de cinquenta projetos. 

Da virada do século até 1917, se foca  no conceito de “planta aberta”, que tem como base construções sem divisões e portas. 

A organicidade dos projetos e o ápice da carreira 

Entre as décadas de 1920 e 1930, após desenhar uma série de construções futuristas que têm como base blocos de concreto, o americano consolida o seu estilo orgânico. 

Assim nasce a arquitetura orgânica, um gênero que enaltece a relação do homem com a natureza, a simplicidade e que preza pelo bem-estar do ser humano e valoriza a sustentabilidade. 

É nesse período que o americano cria uma das obras mais famosas e aplaudidas da arquitetura, a Casa da Cascata (Fallingwater), cujo croqui você pode ver abaixo. 

Finalizado em 1939, o projeto é construído sobre um curso d’água. 

frank lloyd wright croquis

 Crédito: Pinterest 

Com estudo e muita experimentação, Frank Lloyd Wright trabalha e valoriza o equilíbrio e a relação harmônica entre a natureza e seus espaços. Em suas obras, podemos observar a preocupação genuína de integrar os ambientes internos de forma livre, natural e dinâmica. 

No período Entre Guerras, revoluciona o conceito americano de residências. Quebrando o estilo comum das casas do local, o arquiteto propõe um olhar mais futurista, alinhando e integrando não só a natureza, como a arquitetura e o urbanismo. 

Seus projetos também destacam o convívio e o bem-estar de quem habita e transita por eles. Além disso, traz outras influências, como da arquitetura oriental, uma vez que podemos observar em seu design a presença de biombos e painéis. 

O americano atinge o auge de sua carreira ao projetar, em 1959, o Museu Guggenheim de Nova York, uma obra repleta de linhas curvas e contínuas, e que é considerada uma das construções de maior beleza espacial de todos os tempos.

Abaixo, você pode visualizar o croqui de Frank Lloyd Wright do Guggenheim.

frank lloyd wright croquis

 

Crédito: Viva Decora 

Confira também:

4 principais obras de Frank Lloyd Wright

Falling Water 

frank lloyd wright obras

Crédit: Frank Lloyd Wright Foundation

Ennis House 

frank lloyd wright obras

Crédito: Frank Lloyd Wright Foundation 

Templo Unitário

Crédito: DF Projetos 

Museu Solomon R. Guggenheim 

Crédito: Hisour

6 grandes frases de Frank Lloyd Wright 

Frank Lloyd Wright não foi só um gênio da arquitetura como um célebre escritor e pensador, tendo escrito mais de 30 livros no decorrer de sua vida. 

As frases de Frank LLoyd Wright são repetidas e aclamadas até hoje pelos mais importantes intelectuais. 

  1.  Menos é mais apenas quando o mais é demais
  2. O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança.
  3.  “Um expert é um homem que parou de pensar. Para quê pensar, se ele é um expert?”
  4. A forma segue a função: isso tem sido mal interpretado. Deveriam ser um só, juntos em uma reunião espiritual
  5.  “Não há nada mais incomum que o bom-senso
  6.  “Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.“

Esta última citação resume bem a vida do trabalho e das realizações do arquiteto . Afinal, as centenas de obras de Frank LLoyd Wright espalhadas pelo mundo explicam isso. 

Sem falar que o americano atuou, de maneira incansável, até 1959, ano de sua morte. 

A Laart vê muita arte nas obras e na visão de Frank LLoyd Wright. Você também enxerga isso? Compartilhe sua opinião com a gente!

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras. Com mais de 15.000 obras originais presentes em seu acervo, na Laart, você encontra peças das mais variadas correntes. 

Todas são de edição limitada, assinadas e contam com certificado de autenticidade. Para conhecer as gravuras da galeria, basta clicar aqui!

Crédito da foto de capa: Revista Criatica

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.