O olhar único e o estilo ousado e colorido de Sig Bergamin
“Hoje todo mundo se acha demais”. Foi o que disse o arquiteto e decorador Sig Bergamin em uma entrevista para a Forbes. Essa fala já revela um pouco da personalidade de um dos mais originais e bem conceituados profissionais brasileiros de seu segmento.
Extravagante e adepto do maximalismo, ele acredita que “mais é mais”. Ou seja, crê que o excesso é importante para decorar e dar personalidade a um ambiente. Mas, é claro que todo esse excentrismo não ocorre por acaso, ele tem um propósito e traz junto um elevado senso estético e a aplicação de técnicas modernas.
Sem medo de errar, a história de Sig Bergamin é marcada pela ousadia e pela vontade de inovar. Apaixonado por desafios e sempre fugindo do senso comum e do óbvio, o arquiteto e decorador acumula mais de 40 anos de experiência.
Desde o início de sua carreira, lá na década de 1970, o paulista nunca duvidou de que faria a diferença no mercado.
Hoje, os projetos de Sig Bergamin não saem do papel por menos de R$ 60 mil, o que mostra o quão sólida é sua carreira e o quão aclamado ele é.
Impossível ler tudo isso e não ficou curioso para conhecer mais e mais sobre a história de Sig Bergamin, não é verdade? Tudo isso, e muito mais, você irá conferir ao longo deste post. Aproveite sua leitura!
Sig Bergamin: biografia do arquiteto e designer de interiores paulista
Nascido em Mirassol, uma pequena cidade do interior de São Paulo, José Antônio Bergamin tem uma vida simples, uma vez que sua família é composta por pequenos sitiantes.
Seu talento e criatividade despontam logo cedo. Isso porque, ainda bem jovem, o futuro arquiteto e decorador já tem ideias únicas para decorar seu quarto.
Com 14 anos, acontece seu primeiro trabalho. O clube de sua cidade precisa de alguém para decorá-lo para o Carnaval. Ele se habilita e assume o pequeno projeto. Não ganha nada para isso. Porém, ele o faz com tanto amor e dedicação que seus amigos percebem o talento inato e sua paixão. Assim, o incentivam a fazer da arte o seu ganha pão.
Alguns anos depois, decide estudar arquitetura. Logo, parte para Santos, onde finaliza sua graduação.
Seu primeiro trabalho remunerado é a badalada boate paulistana “The Gallery”, em meados da década de 1970. Esse trabalho faz com que o arquiteto com alma de artista estoure e ganhe notoriedade.
A partir desse momento, o “céu se torna o limite” para o paulista, o qual começa a ser chamado pelo apelido Sig, uma simpática homenagem das pessoas que acham graça no modo como o artista se comunica. Ou seja, pelo charme de sua língua presa e pelo seu jeito que esbanja carisma e sinceridade, como você pode comprovar ao assistir o vídeo abaixo.
De meados dos anos 1970 para cá, o arquiteto e decorador Sig Bergamin se torna figurinha carimbada em eventos e feiras de decoração. Muito se engana quem pensa que só o Brasil aplaude suas decorações incríveis, o seu talento é reconhecido também ao redor do globo, visto que é convidado para criar projetos em muitos países, como Estados Unidos e Inglaterra.
Hoje, ele continua trabalhando ativamente, mas está mais recluso e valoriza mais do que nunca usufruir da companhia de seu marido, o também arquiteto Murilo Lomas, e de seus cachorrinhos.
Leia também: Maiores designers de interiores do mundo: conheça esta seleção de sucesso
O estilo inconfundível de Sig Bergamin
Apesar dos projetos de Sig Bergamin trazerem algumas características marcantes, como as combinações fora de caixa entre cores, estilos e texturas; e de apresentem peças exóticas, suas obras jamais trazem seu gosto pessoal.
Isso porque o paulista se preocupa em dar a uma casa “a cara do dono”. Para isso, ele sua equipe não só mantém conversas frequentes com seus clientes para preservar suas memórias afetivas, como também pesquisam muito para transformar o ambiente em um lugar acolhedor e personalizado e, ao mesmo tempo, único.
Livros de Sig Bergamin
Com o intuito de compartilhar seu conhecimento e divulgar seu trabalho, faz parte da biografia de Sig Bergamin a criação de livros, como:
- Style;
- Maxi-malism;
- Adoro
- Art Life
- Adoro!
Projetos e obras de Sig Bergamin
Casa de Sig Bergamin
Crédito: Casa Vogue
Projeto
Crédito: Sig Bergamin
Projeto
Crédito: Sig Bergamin
Projeto
Crédito: Sig Bergamin
Projeto
Crédito: Sig Bergamin
O que você achou da vida e das obras de Sig Bergamin? Divida sua opinião com a gente aqui nos comentários abaixo!
Aproveite o momento para conhecer a Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos.
Todas as obras da galeria são originais, assinadas e contam com certificado de autenticidade.
Na Laart, você encontra peças das mais variadas correntes artísticas, como:
- arte conceitual;
- arte abstrata;
- arte figurativa, e muitas outras!;
Clique aqui e faça um mergulho no acervo!
Crédito da foto de capa: Forbes
There are no comments