instrumentos de cordas

11 instrumentos de cordas e seus sons surpreendentes

Quem escuta um violão e um violino bem tocados não tem nem ideia de como esses instrumentos de cordas surgiram. É o seu caso? Pois então segue uma informação: o primeiro deles data de 15.000 Antes de Cristo!

Chamado como Arco Musical, o precursor dos instrumentos musicais de cordas não é mais comumente visto. Porém, ainda é tocado em algumas regiões da África em rituais e celebrações. Formado por apenas uma corda, o Arco Musical é feito de madeira e se assemelha a um arco e flecha. 

Quem criou esse instrumento exibiu uma criatividade impressionante e uma habilidade sem igual, visto que o seu som pode ser produzido de três maneiras. Uma delas é esfregando a corda e a outra  é batendo nela. A fricção também pode acontecer por meio da boca. 

instrumentos de cordas

A harpa também é considerada um dos primeiros tipos de instrumentos de cordas da história. Isso porque há relatos de que desenhos sobre ela tenham sido elaborados em diversas paredes do Egito Antigo.

Assim como a harpa, a lira também representa um dos instrumentos musicais de corda pioneiros de que se tem conhecimento. Contudo, enquanto a primeira era mais utilizada para divertir o povo e simbolizava erotismo, a segunda fazia parte de rituais religiosos. 

instrumentos musicais de corda

Vale ressaltar que os instrumentos que resultaram nas guitarras e violões modernos se originaram do alaúde, um instrumento gracioso que é conhecido por seu formato de pera. 

quais são os instrumentos de corda

Outro fato curioso é que foi um instrumento desse tipo que inspirou os filósofos e matemáticos gregos a desenvolverem a Teoria Musical há mais de 2000 anos.  Por meio do chamado monocórdio, eles descobriram técnicas e princípios para elaborar a harmonia e as escalas musicais. 

Interessante, não é mesmo? Para explorar esse maravilhoso universo musical e conhecer diferentes tipos de instrumentos de cordas, seus nomes, fotos e vídeos, não desgrude deste texto!

O que são instrumentos de cordas?

Instrumentos de cordas são aqueles que funcionam a partir da vibração de uma corda tensionada. Para isso acontecer, ela deve ser friccionada, percutida ou, então, beliscada. Eles pertencem a uma classe chamada pelo sistema Hornbostel-Sachs como cordofones. Há mais 300 instrumentos desse gênero listados. 

Eles são divididos em três classes de cordas:

  • pinçadas/beliscadas;
  • friccionadas;
  • percutidas.

Quais são os instrumentos de cordas beliscadas?

Os instrumentos de cordas beliscadas são aqueles cujos sons acontecem por meio do toque das mãos ou da palheta. De forma mais simplificada, para o som acontecer, a corda deve ser ligeiramente movida de sua posição original e depois ser solta. Assim, a vibração ocorre e o som é gerado. 

Alguns exemplos de instrumentos de cordas beliscadas são:

Violão 

Que se originou do alaúde e da cítara romana e que traz diversas técnicas e musicalidades. O som do violão emociona e encanta. Observe a performance de Toquinho e confira. 

Baixo

Apresentando um dos sons mais graves de instrumentos de cordas, o baixo foi criado na década de 1930. O seu som, além de grave, é melódico, como você pode perceber assistindo ao vídeo a seguir.  

Guitarra

Praticamente uma unanimidade entre os que curtem rock, a guitarra foi criada na década de 1920, nos Estados Unidos. Há dois tipos delas: a acústica, que funciona a partir de uma caixa de ressonância, e a elétrica, cujo som acontece devido a ação de captadores magnéticos. 

Eric Clapton é considerado um dos melhores guitarristas da história. Assista ao vídeo e depois diga se compartilha dessa opinião!

Quais são os instrumentos de cordas friccionadas?

Os instrumentos de cordas friccionadas funcionam por meio do atrito de um arco de madeira na corda. Seu som é conhecido pela vibração harmoniosa e por trazer notas longas. No geral, apresentam formato arredondado, uma característica importante para serem bem executados. 

Dois tipos de instrumentos desse tipo são:

Violino

O violino apresenta uma sonoridade aguda e mais estridente. Porém, quando bem executado, traz um timbre mais aveludado. Há diversos tipos de violino, sendo os principais o barroco e o elétrico. 

David Garrett é um violinista famoso que arrasa ao tocar este instrumento, veja!

Violoncelo 

O violoncelo conta com modelos diferentes que variam em seus sons. Os formatos maiores trazem uma sonoridade mais grave, por exemplo. Todos eles trazem um arco, mas alguns podem ser tocados somente com os dedos. 

Assista a uma improvisação incrível abaixo!

Quais são os  instrumentos de cordas percutidas? 

Os instrumentos de cordas percutidas são aqueles cujo som acontece por meio da vibração de suas cordas ou marteladas. A intensidade de suas notas pode variar de acordo com a força de suas batidas. 

O piano é um instrumento de corda percutida que foi criado por um italiano, no século XVII. A sonoridade de um piano é tão rica que ele agrupa todos os sons de instrumentos juntos. 

O Brasil e o mundo contam com pianistas que surpreendem pela técnica e elevada musicalidade, como é o caso de João Carlos Martins, que hoje usa luvas biônicas para tocar, como você pode ver na emocionante performance a seguir. 

https://www.youtube.com/watch?v=cGnjXJBUZWg

Leia também:

2 instrumentos de cordas diferentes para conhecer

Harmônica de vidro 

Ela é formada por um conjunto de taças de vidro dos mais variados tamanhos. O seu som acontece por meio da fricção dos dedos do músico ao tocar as taças úmidas. 

Veja o quão original é este instrumento!

Ukelin

Fechando esta lista de instrumentos de cordas diferentes está o Ukelin, que além de um formato único, apresenta um som lindo, confira!

Gostou de conhecer os diferentes sons, formatos, vídeos, nomes e fotos dos instrumentos de cordas? Qual deles você acha que é mais difícil de tocar? Conte para a gente aqui nos comentários abaixo!

Aproveite para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte especializada em gravuras que trabalha somente com obras originais e exclusivas. 

Todas as mais de 15.000 peças da Laart contam com certificado de autenticidade e são assinadas. 

Convidamos você a conhecer a galeria!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.