melhores blogs de arquitetura

Melhores blogs de arquitetura: lista do Brasil e do mundo

Aprender, se inspirar, ficar bem informado… Existem várias razões para saber quais são os melhores blogs de arquitetura, não é mesmo? Até porque conhecer as últimas tendências, as melhores técnicas e os projetos mais inspiradores pode fazer toda a diferença na vida de quem ama arquitetura.

Você é um deles, certo? Então, confira agora a lista especial que fizemos com os melhores blogs de arquitetura do mundo!

6 melhores blogs de arquitetura brasileiros

melhores blogs de arquitetura

Crédito: Tobias Keller -Unsplash

1. Almoço de sexta

O blog Almoço de Sexta foi criado em 2011 por duas colegas do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Andréa Alcântara e a Mariana Gurgel.

Idealizado para trocar ideias sobre o mundo da arquitetura e decoração, o blog também aborda outros assuntos, como viagem e estilo de vida.

Bastante completo e com um design bonito, o Almoço de Sexta está cheio de posts interessantes sobre esse universo, e apresenta uma linguagem fácil e despretensiosa. O artigo “Jardim vertical: 4 dicas para montar e manter sempre bonito” é um bom exemplo.

2. A Arquiteta

Criado pelas arquitetas e blogueira Luciana Paixão, o blog A Arquiteta apresenta dicas, e-books e cursos para todos os interessados por arquitetura.

Abordando temas como “4 formas criativas de usar as fitas de LED”, o blog tem linguagem didática e é constantemente atualizado.

3. Assim eu gosto!

A arquiteta Mariana Lombardi criou o Assim eu Gosto! em 2010 para dividir suas experiências e referências sobre arquitetura e decoração. Contando com as colaboradoras, e também arquitetas, Cristina Campos e Laura Horta, o Assim eu gosto! tem um visual criativo e antenado.

Os textos são bem completos, fáceis de ler e apresentam muitas imagens ilustrativas. Além de arquitetura, o blog dá dicas de decoração e de moda.

Gosta de arquitetura? Leia também este artigo sobre “Arquitetura contemporânea: características e principais obras”.

4. Blog da Galeria

O Blog da Galeria faz parte do site da Galeria da Arquitetura e conta com uma proposta um pouco diferente: o de ser uma fonte de notícias sobre tudo o que acontece em arquitetura e design de interiores.

Com uma linguagem mais jornalística, o Blog da Galeria reúne notícias, vídeos, exemplos de projetos e outras referências para informar e inspirar estudantes, profissionais e todos os fãs de arquitetura.

5. 44 Arquitetura

Se você quer uma fonte diária de informação e inspiração, não pode deixar de visitar o blog 44 Arquitetura. Bastante completo, esse canal aborda as últimas tendências do mercado, notícias, assim como dá dicas de leitura e amostras de projetos.

Ilustrado com fotos de qualidade, o 44 Arquitetura conta com textos fáceis, bem escritos, e fala também sobre design e engenharia.

6. Viva Decora Pro

Bastante conhecido, o Vivo Decora Pro pode ser descrito como um ponto de encontro para quem é arquiteto ou se interessa muito sobre o assunto. Isso porque ele conta com ideias criativas e textos completos sobre o universo da arquitetura, design de interiores e decoração.

O conteúdo desse blog é bastante completo, pois apresenta temas como tecnologia, gestão e inovação relacionados à arquitetura. Muito bom para quem quer uma visão mais ampla sobre esse universo.

11 melhores blogs de arquitetura gringos

blog de arquiteturaCrédito: Joel Filipe – Unsplash

1. Archdaily

Criado em 2008, pelo chileno David Basulto, o Archdaily é o site de arquitetura mais visitado do mundo. Tanto que oferece versões em línguas diferentes, como em português.

Considerando uma referência em arquitetura, o Archdaily é bem completo, pois aborda os mais diversos assuntos, desde os mais simples até os mais complexos, cobrindo eventos, exposições, últimos projetos, concursos e entrevistas, entre muitos outros.

Constantemente atualizado, esse blog, além de informativo, é bastante inspirador. Não deixe de visitá-lo!

2. Architectural Record

Para se informar sobre o mercado, cursos e ter as informações mais quentes sobre projetos e produtos da área de arquitetura, o blog Architectural Record é uma ótima pedida.

Nele, eventos, crítica, arte e tendências do mundo todo são divulgados diariamente. Não é à toa que está na lista dos melhores blogs de arquitetura no mundo.

3. Archi-Ninja

Criado pela arquiteta Linda Bennett com a proposta de tirar dúvidas de estudantes, o Archi-Ninja cumpriu tão bem esse papel que, hoje, está entre as principais fontes de informação do mundo da arquitetura.

Com um visual limpo e textos leves e intimistas, o Archi-Ninja apresenta assuntos que fazem parte da rotina do profissional de arquitetura e design, como novidades da área, análises críticas e últimas tendências.

Com “O que é arquitetura minimalista: artistas e características”, você fica ainda mais por dentro sobre o tema de que é fã.

4. Inhabitat

Ideal para quem busca por notícias de arquitetura com uma característica mais científica, o blog Inhabitat reúne temas relevantes da arquitetura e design.

Atualizado constantemente, o Inhabitat pode ser uma ótima referência para quem quer conhecer projetos inovadores e se informar sobre temas importantes, como sustentabilidade e tecnologia.

5. Designboom

O Designboom é um blog que existe desde 1999, sendo a primeira e mais popular revista digital de arquitetura e design.

Alimentado com notícias diárias e curiosidades, esse blog conta com visual moderno e lindas fotos, uma excelente fonte de informação e inspiração para quem quer ficar por dentro das principais tendências das áreas de arquitetura e design.

6. Dezeen

O Dezeen é considerado um dos melhores blogs de arquitetura porque, por meio dele, o arquiteto e designer têm acesso às principais notícias sobre tecnologia, filmes e prêmios dessas áreas.

Além disso, o Dezzen reúne informações e imagens sobre projetos inovadores e entrevistas com grandes nomes do setor. Atraindo mais de dois milhões de visitantes únicos por mês, o conteúdo desse blog é atualizado várias vezes durante o dia.

7. Archilovers

Além de apresentar artigos bem escritos, o Archilovers é um blog que oferece uma proposta diferente. Isso porque ele funciona como uma rede social para arquitetos e designers, oferecendo a opção de publicar projetos.

8. Blueprint

A Blueprint é uma revista que existe no mercado há mais de 30 anos. Em seu formato online, ela mistura arquitetura, design e arte, e conta com a participação de vários profissionais das áreas que analisam, de forma crítica e inconvencional, as novidades do setor.

Além de ser uma ótima fonte de informações, esse blog divulga, de forma mais aprofundada, as notícias dessas áreas.

9. West 8

O West 8 reúne dicas de lançamentos, premiações e congressos da área de arquitetura , construção e decoração.
Além disso, ele compartilha imagens e artigos com projetos. Clicando em um deles, você conhece a sua história e os prêmios conquistando pelo seu criador. Bacana, não?

10. Architects’ Journal

O Architects’ Journal é um blog de arquitetura completo que fornece notícias e análises diárias sobre o dia a dia dos profissionais de arquitetura.

Abrangendo estudos sobre construção, atualizações sobre a concorrência e as últimas novidades do setor, o Architects’ Journal é uma excelente pedida para quem quer se informar bem diariamente.

11. Contemporist

Com visual bonito e textos informativos, o Contemporist apresenta as últimas tendências em arquitetura, design, arte e viagens.

Com fotos expressivas, o blog também inspira, já que fornece as últimas novidades sobre produtos e apresenta projetos que todos os arquitetos e designers desejam conhecer.

Dicas bônus: 3 blogs de arquitetura “diferentões”

1. Life of an Architect

Life of an Architect é o blog do experiente arquiteto Bob Borson. Com uma linguagem provocativa, o blog conta com postagens mais profundas sobre o universo da arquitetura, além de apresentar dicas técnicas desse atuante profissional.

2. Visualizing Architecture

O blog Visualizing Architecture foi criado em 2009 pelo então estudante Alex Hogrefe.

Ele é uma excelente fonte de informação sobre arquitetura, pois apresenta uma proposta diferente. Por meio dele, você pode conferir tutoriais com fotografias e imagens da criação de projetos de edifícios, pontes e outras estruturas a partir do zero!

Um must-read para quem gosta de trabalhos diferentes: “Biografia e obras do arquiteto Daniel Libeskind”.

3. Failed Architecture

Prometendo reconectar a arquitetura com o mundo real, o Failed Architecture explora o significado da arquitetura na sociedade atual. Criado em 2011, esse blog é alimentado por narrativas não convencionais por meio de uma rede internacional de colaboradores.

Com um design diferente e chamativo, o Failed Architecture pode ser uma ótima fonte para quem ter ideias fora da caixa.

Nesse artigo, você conheceu os melhores blogs de arquitetura do Brasil e do mundo. Como fã de arquitetura, você também deve gostar de arte, certo? Pois então visite a Laart e tenha acesso a gravuras de arte criativas, assinadas e de tiragem limitada!

Share with

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.