instrumentos musicais diferentes

9 instrumentos musicais diferentes para conhecer e se apaixonar

O som do piano, da bateria e da guitarra você já conhece, não é mesmo? Porém, apostamos que há vários outros que você não tem ideia, uma vez que, ao redor do globo, existem muitos instrumentos musicais diferentes. 

Afinal, a cultura e a música tem uma relação estreita. Basta pensarmos que enquanto no continente africano os sons que predominam vêm de instrumentos de percussão como o tambor, no Brasil, um dos mais famosos é o cavaquinho, pelo fato de ele ter sido trazido pelos portugueses. 

Porém, há vários outros instrumentos musicais exóticos bastante peculiares. Quer saber quais são eles? É só seguir com sua leitura!

5 instrumentos musicais de diferentes culturas

Cimbalom

Também conhecido como dulcimer, o cimbalom é bastante utilizado para expressar o folclore europeu, principalmente o das etnias ciganas. Sua origem remete à Hungria, mas o cimbalom também faz parte das festividades de outros países do leste europeu, como Eslováquia e Romênia. 

Nem imagina como seja o som desse que é um dos instrumentos musicais de povos mais inusitados? É só conferir no vídeo abaixo!

Kora

O kora é um instrumento que faz parte da cultura africana, principalmente do povo Mandeng. Bastante difícil de ser executado, ele traz 21 cordas e se assemelha a uma harpa.

Confira o som lindo que o kora faz e entenda por que ele faz parte dessa lista de instrumentos musicais diferentes! 

Kalimba

O kalimba é um instrumento também de origem africana, bastante tocado em festas e em comemorações do Zimbabwe. Ele é conhecido como “piano de dedo” e seus sons são delicados e bastante característicos. 

O vídeo mostra a agilidade de um músico ao tocar o Kalimba:

Balalaica 

A balalaica é um instrumento muito comum na Rússia. Ela apresenta três cordas e tem um formato triangular. Ela é tocada com os dedos e sua origem etimológica é bastante interessante. Isso porque o som da palavra significa “balançar”, o que dá ao instrumento um caráter bastante lúdico. Bacana, não? 

O vídeo abaixo mostra uma performance impressionante, não deixe de assistir!

Kahen

Muito popular na Ásia, mais especificamente no Laos, o kahen chama a atenção por sua riqueza harmônica. Ele é tão importante na cultura desse povo, que a região promove uma série de festivais para aprimorar e divulgar o seu uso. 

Feito por tubos de bambu de diferentes tamanhos, o kahen é um instrumento de sopro, cujo som você pode conhecer assistindo ao vídeo. 

Confira também:

2 instrumentos musicais diferentes que você não tinha ideia que existiam 

Stylophone 

Inventado por Brian Jarvis, no fim da década de 1960, o stylophone exige uma canetinha para ser tocado. Há uma certa controvérsia se ele é realmente um dos instrumentos musicais mais exóticos de todos os tempos ou se é apenas um sintetizador. 

De toda forma, o que se sabe é que ele já foi utilizado em músicas famosas, como “Space Oddity”, de David Bowie. 

Confira o efeito sonoro que o stylophone faz!

Violão Picasso 

Inspirado nas obras do cubista Pablo Picasso, esse instrumento levou dois anos para ser desenvolvido. Não é para menos. Afinal, tem 4 braços e dois bocais. Logo, é super  difícil de ser manuseado. 

O seu som é uma combinação inusitada de harpa com violão. Veja a seguir!

2 instrumentos musicais exóticos bem diferentes

Teremim

Inventado em 1920, o Teremim já foi “tocado” por Albert Einstein e Sting. A palavra tocado está entre aspas e não é por acaso. Isso porque esse instrumento não precisa de contato físico para funcionar, basta mover as mãos para perto de suas antenas de metal. Uma delas é responsável pelo volume e a outra altera a frequência.

Ficou curioso para ver como o teremim funciona e descobrir por que ele foi escolhido como um dos instrumentos musicais mais diferentes da história? É só ver o vídeo…

Hang

O hang é um instrumento de percussão que foi criado por um casal suíço. Ele é formado por um chapa de metal e cada parte tocada traz um som diferente. Segundo percussionistas, tocar hang é uma experiência única, que combina técnica e intuição.

O seu som realmente em nada parece com um instrumento clássico de percussão, como o vídeo a seguir mostra. 

Gostou de conhecer essa lista de instrumentos musicais diferentes? Qual deve ser o mais difícil de ser tocado? Compartilhe com a gente a sua opinião, ela é muito importante para a Laart!

Sabe o que também é valioso para a Laart? Enaltecer o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos! 

Não é à toa que o acervo dessa galeria de arte online traz mais de 15.000 gravuras originais e de tiragem limitada. 

Todas contam com certificado de autenticidade e podem ser entregues em sua casa, garantindo a segurança e o conforto que você quer e merece. 

Para saber qual gravura especial mais combina com seu estilo, convidamos você a visitar o acervo da galeria!

 

Crédito da foto de capa: Iniciantes do Violão

Share with

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.