fauvismo artistas

10 artistas do fauvismo mais importantes da história e grandes obras 

O fauvismo e seus artistas marcaram a história da arte. Afinal, apesar desse movimento ter tido pouco duração, seus principais representantes produziram intensamente e, assim, criaram obras emblemáticas. 

Diferente de outras correntes que nasceram na Europa, o fauvismo não teve seu início atrelado a causas ou a questões profundas. Pelo contrário, essa manifestação artística valorizava a leveza e a simplicidade da arte. 

“A arte não deve ser inteligente; a arte é um gozo, um prazer.” – André Derain

Para conhecer os principais artistas do fauvismo e suas obras, basta ler este post até o fim. Boa leitura!

Precursores do Fauvismo: artistas mais importantes da corrente 

Confira, agora, os principais artistas do fauvismo da história. 

1. Henri Matisse (1869-1954)

Henri Matisse foi o fundador do fauvismo. Considerado, por muitos estudiosos, como um dos artistas mais importantes da história, ao lado de Marcel Duchamp e Pablo Picasso (mestres da arte conceitual e do cubismo, respectivamente), o francês revolucionou a história por promover uma transformação significativa na pintura. 

Para tanto, provocou um novo olhar sobre o uso de cores, justapondo tons puros e, assim, criando planos contrastantes. 

2. André Derain (1880-1954)

André Derain foi um artista autodidata fundamental para o fauvismo. Isso porque, ao lado de Henri Matisse, destacou a importância das cores dentre dessa expressão artística. 

Ficou conhecido por usar, com dramaticidade, tons azuis e tonalidades roxas em suas obras e por aplicar pinceladas largas em suas telas.  

3. Maurice de Vlaminck (1876-1958)

Polêmico e contestador, Maurice de Vlaminck ficou conhecido por suas pinceladas livres e por produzir obras cheias de cores. 

Trabalhou junto com André Derain e suas telas mais conhecidas trouxeram o purismo das cores e apresentaram um estilo mais “selvagem”. 

4. Louis Valtat (1869-1952)

Apesar de considerado um dos principais artistas do fauvismo e um de seus precursores, Louis Valtat nunca se tornou um membro oficial dessa manifestação artística. 

Porém, esse fato de nada muda a sua importância. Afinal, o francês continuou a produzir telas com cores intensas mesmo após a corrente entrar em declínio. 

5. Jean Puy (1876-1960)

Jean Puy também é considerado um dos pioneiros do fauvismo. Porém, não destacou tanto as cores em suas telas. Preferiu, em vez disso, explorar a simplicidade dos temas, o que fazia por meio de suas pinturas de paisagens e flores. 

Há um outro movimento importante da história que também traz temáticas simples e leves. Clique aqui para descobrir que corrente é essa!

Fauvismo: artistas ícones da corrente 

Acima, você conheceu os precursores do fauvismo, agora, poderá conferir outros grandes representantes da corrente. 

1. Albert Marquet (1875-1947)

Amigo de Henri Matisse, Albert Marquet seguiu uma linha mais tênue que o primeiro. Isso porque enquanto o precursor do movimento abusava das cores vibrantes, Albert Marquet gostava mais de utilizar tons claros e mais harmônicos. 

Em sua produção artística, é possível encontrar, com frequência, telas que retratam paisagens do Rio Sena. 

2. Raoul Dufy (1877-1953)

Entre os principais artistas do fauvismo, não poderia deixar de aparecer Raoul Dufy  que, assim como outros artistas do fauvismo, também vivenciou uma fase impressionista.

Encontrou no fauvismo a melhor forma de explorar as cores vivas e alegres, pelas quais era apaixonado, assim como viu nesse movimento um modo livre para retratar temas simples e delicados, como cavalos e iatismo.

3. Georges Rouault (1871-1958)

Famoso por produzir peças que mesclavam conceitos e características expressionistas com fauvistas, Georges Rouault foi um importante pintor francês que ficou conhecido por suas telas de natureza morta, de paisagens e por retratar cenas religiosas. 

4. Kees van Dongen (1877-1968)

De origem holandês, Kees van Dongen abraçou a proposta e os conceitos do fauvismo após conhecer Henri Matisse e André Derain. 

Sendo assim, o artista explorou ao máximo alguns dos principais aspectos da corrente, compondo telas extremamente originais com cores vibrantes e saturadas. 

5. Jean Metzinger (1883-1956)

O francês Jean Metzinger transitou entre o pontilhismo e o fauvismo antes de se tornar um pintor cubista. Porém, no estilo de Henri Matisse, também produziu telas importantes.  

Principais obras dos artistas do fauvismo

Confira, agora, as principais obras dos artistas do fauvismo:

1. Landscape near Chatou (1904)- André Derain

fauvismo artistas

Crédito: WikiArt 

2. Harbour at Menton (1905)-  Albert Marquet

Crédito: Wikipédia 

3. The Circus (1906) –  Maurice de Vlaminck

Crédito: Pinterest 

4. Woman with Large Hat (1906) – Kees van Dongen 

fauvismo artistas e obras

Crédito: Wikipédia 

5. The Dance (1909)- Henri Matisse

Crédito: Heni Matisse 

Que explosão de cores o fauvismo apresenta em suas obras, não é mesmo? O que você achou dessas peças e do movimento? Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários abaixo, ela é muito importante para nós!

Aproveite o momento “colorido” para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras assinadas, originais e de tiragem limitada de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Todas as peças contam com certificado de autenticidade e podem ser entregues em qualquer lugar. Aliás, por se tratar de papel, a entrega é muito fácil. Além disso, o preço é acessível e também existe a possibilidade de aluguel. 

Ciente do momento da pandemia, a Laart quer estimulá-lo a não deixar a arte de lado em sua vida. Para isso, está oferecendo gravuras com preços especiais. De quebra, você pode auxiliar uma entidade filantrópica para doar parte do valor da compra. 

Ficou interessado? Então, clique aqui e ajude a transformar outras vidas!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.