cultura erudita e popular

O que é cultura erudita e popular: entenda quais são as diferenças

Quando pensamos em conceitos como cultura erudita e popular, nos sentimos tentados a considerá-los radicalmente diferentes, como quem diferencia o preto do branco ou o bom do ruim. Mas, se analisarmos a questão com cuidado, veremos que ambos os conceitos têm muito em comum e que, às vezes, seus limites podem ser bastante ambíguos.

Continue lendo e entenda melhor essa relação entre culturas.

Cultura erudita e popular: diferenças e relações

Em geral, consideramos erudito o que é acessível apenas a uma classe privilegiada, e popular o que é acessível à maioria das pessoas. 

Comumente, quando pensamos sobre o que é erudito, pensamos em coisas bonitas, de grande valor cultural. Mas, quando falamos sobre o que é cultura popular, o associamos a coisas vulgares ou de baixa qualidade. 

No entanto, se pensarmos na música brasileira, por exemplo, descobriremos que os maiores artistas e compositores são considerados populares, em vez de eruditos. 

Por outro lado, se pensarmos na ópera ou na música clássica, que são consideradas expressões da cultura erudita, encontraremos muitas grandes obras de arte, mas algumas delas foram classificadas como populares em sua época.

Alguns dos maiores símbolos da cultura erudita de hoje foram considerados até mesmo vulgares no passado.

O quadro abaixo resume as principais diferenças entre cultura popular erudita e popular: 

Cultura popular Cultura erudita
Origem Artistas sem formação específica Artistas com formação profissional
Elaboração Espontânea Pede estudo e planejamento
Transmissão De forma oral Através de escolas e registro escrito
Acessibilidade Para todos os públicos Público específico, normalmente com formação escolar formal
Participação da comunidade É essencial para a realização Participa de forma passiva, normalmente como público

Outro ponto a se ter em mente é que vivemos em um mundo onde tudo é acessível. Temos acesso a uma grande quantidade de informações, peças de arte e até músicas com apenas um clique no mouse. 

Nunca poderíamos dizer que óperas como “Carmen” ou “La traviata”, ou que uma música clássica como “The Fifth Symphony”, de Beethoven, são eruditas porque não são acessíveis à massa. 

Podemos ouvir qualquer uma dessas obras no rádio ou até mesmo na internet, podemos encontrar CDs delas muito facilmente em qualquer shopping ou supermercado e até arriscamos dizer que, atualmente, elas são tão acessíveis quanto o funk carioca.

É importante lembrar que tanto a cultura erudita quanto a popular são fundamentais para a formação da identidade de uma sociedade e que a pluralidade cultural promove a igualdade entre os grupos humanos.

Entenda um pouco mais sobre as diferenças entre cultura erudita e popular neste vídeo da PUC-Campinas:

Cultura popular vs. Cultura de massas

É importante não fazer confusão entre a cultura popular e a cultura de massas. 

Normalmente, a cultura de massa se baseia em conteúdos e temas contidos no imaginário e no cotidiano do povo, no senso comum e nas heranças da cultura de determinada região.

Contudo, ao invés de ser produzida pela comunidade, normalmente a cultura de massa é entregue como um produto para a população, em um formato cuja aparência é mais importante que o conteúdo.

A música sertaneja é um exemplo de como a cultura popular se transformou em cultura de massa.

Antigamente, o gênero musical estava arraigado às tradições do interior de São Paulo e da Região Centro-Oeste do Brasil e consistia em uma tradição herdada das modas de viola, trazidas pelos portugueses.

Entretanto, a partir dos anos 1980 e 1990, houve um boom de duplas sertanejas, que simplificaram as letras e as melodias do gênero, transformando-o em um objeto acessível a qualquer público.

cultura erudita e popular

 

Crédito: Freepik

Com o acesso à informação mais livre e sem barreiras, cultura erudita e popular muitas vezes se confundem. E como expressões de arte cada uma pode ser apreciada a sua maneira, da forma e no tempo que as pessoas quiserem.

Gosta de arte? Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras. Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.