arte pública

Arte pública: saiba o que é conheça 6 exemplos de arte pública

O assunto arte pública está sendo reinventado e questionado. Afinal, não há um consenso sobre o seu conceito real. Para muitos, esse gênero apresenta uma proposta mais abrangente. 

Ou seja, para alguns estudiosos, a arte pública engloba todo tipo de arte que possa ter acesso livre do público. Neste contexto, fazem parte peças de museus, monumentos de praças e também obras presentes em badaladas galerias. 

Nesse sentido, esculturas famosas como “O Pensador”, de Auguste Rodin, uma peça emblemática da história da arte, é considerada como “public art”. 

Essa obra promove diversas interpretações, tanto religiosas – pois, para muitos, o artista quis retratar Adão em sua peça – até as mais simplistas, que afirmam que a escultura apenas representa o próprio Auguste Rodin. 

Crédito: Wikipédia

Em contrapartida, muitos críticos definem esse gênero como aquele formado por intervenções artísticas que exigem a participação do público, como  a performance. 

Para conhecer a definição mais comum e saber o que é arte pública, descobrindo, também, obras de arte pública do Brasil e do mundo, basta seguir lendo! 

O que é arte pública? Entenda! 

Em linhas gerais, a arte pública é aquela que acontece fora dos ambientes comuns em que as obras estão presentes, como museus e galerias. Ou seja, representam esse estilo obras que fazem parte do cenário público das cidades. 

Nesse quadro, o mais importante não é a definição propriamente dita de o que é arte pública, mas sim o seu objetivo. Afinal, esse gênero artístico nasceu com a proposta de tirar o caráter elitista da arte e, assim, democratizá-la para um público muito mais amplo, que não tem o hábito de visitar museus e galerias. 

Vale destacar que esse termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, nos Estados Unidos. Nesse período, houve uma intensa discussão sobre a democratização da arte. 

Desse modo, muitos artistas se engajaram nessa causa para, assim, conseguir financiamento para prestigiar a divulgação da importância desse estilo. 

Esse assunto deu origem a outros debates relacionados ao tema, como a degradação dos espaços urbanos, que precisavam e mereciam ser reformados para valorizar tanto o trabalho artístico como respeitar o olhar de seus espectadores. Isto é, do público. 

Quer saber mais? O vídeo abaixo explica o que é arte pública e também mostra exemplos de obras de arte pública bastante interessantes: 

Exemplos de obras de arte pública: conheça algumas das mais famosas

Esse gênero artístico não apresenta amarras. Logo, promove a liberdade de criação e, assim, as obras de arte pública contam com uma narrativa que estimula a reflexão, como é o caso dos grafites

Idealizado por um dos mais polêmicos artistas de rua da atualidade, Banksy, o grafite abaixo foi feito em Coney Island, Estados Unidos. Ele apresenta um empresário que, para muitos, é ninguém mais ninguém menos que Donald Trump, com um chicote em mãos.  

O objeto representa a seta das Bolsa de Valores e, as pessoas sendo chicoteadas, são aqueles que o presidente gostaria de expulsar. 

Crédito: Hypeness

“Stop Telling Women to Smile” (“Pare de pedir paras as mulheres sorrirem”) também é um exemplo de obra de arte pública que provoca e engaja mas que, principalmente, chama a atenção para uma questão importante bastante debatida na atualidade: a violência doméstica e o assédio. 

public art

Crédito: Steed

Em formato de poster, essa peça faz parte de um conjunto de vários outras presentes nas ruas de Nova York. Ela foi criada em 2012 e sua autora é a artista norte-americana Tatyana Fazlalizadeh. 

Vale destacar que esse estilo também tem como meta resgatar o espírito de comunidade. Assim, promovendo o pensamento crítico, ele também é criada para dar uma nova cara aos espaços públicos e, ao mesmo tempo, dar esperança para aqueles que não mais a tem. 

O mural abaixo, localizado no Rio de Janeiro, foi feito em 2007 e deu um colorido especial para essa região. 

Crédito: Hypeness

Arte pública de São Paulo: conheça algumas peças emblemáticas

São Paulo conta também com peças de arte pública famosas. Confira agora algumas delas. 

1. Mural, de Daniel Melim

Essa obra de arte pública foi considerada, em pesquisa, como o grafite que melhor representa a cidade de São Paulo. Localizado na Avenida prestes Maia, esse mural foi feito por Daniel Melim. 

arte pública de são paulo

Crédito: Veja SP

2. Escultura, de Tomie Ohtake

Restaurada em 2017, a escultura de Tomie Ohtake está presente na Av 23 de Maio e representa, de forma simbólica, a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil e a sua difícil trajetória. 

Crédito: Obvious

3. Enchente, de Eduardo Srur

Criada para despertar a consciência sobre a ocupação do espaço urbano, a peça “Enchente”, de Eduardo Srur também promove a reflexão sobre a falta de harmonia de nosso ambiente.

obra de arte pública

Crédito: Casa Abril

Que fascinante é a arte pública, não? A sua cidade conta com obras de arte pública? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Aproveite também para conhecer a Laart, uma galeria de arte virtual que valoriza todo os gêneros artísticos. Apresentando um acervo com mais de 15.000 gravuras, a Laart prestigia o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Com certificado de autenticidade, as gravuras da Laart são únicas e exclusivas. Ficou curioso, não é mesmo? Então, clique aqui e conheças algumas dessas obras especiais!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.