arquitetura vernacular

O que é arquitetura vernacular: características e principais construções 

Arquitetura vernacular é um gênero arquitetônico que mescla regionalismo e tradição. Apresentando um caráter cultural evidente, ela está conectada a técnicas que são transmitidas de geração para geração.

Além disso, a arquitetura vernacular tem profunda conexão com a sustentabilidade, já que utiliza recursos que priorizam o meio ambiente. Assim, busca inserir soluções que se adaptem ao clima, economizem energia e que também priorizem as condições da região e de seus moradores.

Quer conhecer as características desse estilo e descobrir exemplos de arquitetura vernacular no mundo e no Brasil? É só continuar lendo!

Características da arquitetura vernacular

Entre as principais características da arquitetura vernacular, estão:

  • ser sustentável;
  • apresentar soluções que diminuam o impacto ambiental;
  • utilizar materiais orgânicos;
  • valorizar o conforto;
  • priorizar a funcionalidade;
  • contar com técnicas transmitidas de geração para geração;
  • promover o convívio social;
  • ser adaptativa ao local, clima e às condições relacionadas a eles.

Chamada por alguns de “arquitetura sem arquiteto”, a arquitetura vernacular é considerada obsoleta por alguns estudiosos. Porém, essa visão não é certeira, já que os profissionais que conhecem profundamente este tipo de arquitetura sabem que questões como criatividade, inventividade e inovação estão totalmente relacionadas com o uso de materiais simples e naturais que valorizem o conforto e o meio ambiente.

É mesmo um apaixonado por arquitetura? Então, não deixe de ler: 

Qual a diferença entre arquitetura erudita e vernacular?

A principal diferença entre arquitetura erudita e vernacular é que a primeira utiliza elementos de design que promovem a beleza estética da obra. A segunda, por sua vez, prioriza a funcionalidade.

Vale destacar que apesar de distintos, esses estilos muitas vezes se complementam. Afinal, há construções que apresentam tanto as características funcionais da arquitetura vernacular como os aspectos estéticos da arquitetura erudita.

Arquitetura vernacular no mundo

Os iglus são um ótimo exemplo de arquitetura vernacular no mundo. Afinal, eles contam com as características citadas acima. Em outras palavras, valorizam o conforto ao promoverem o abrigo para as pessoas que vivem em regiões de extremo frio.

Além disso, suas bordas arredondadas impedem o acúmulo de neve na superfície, logo, evitam acidentes. Outro aspecto relevante é o seu caráter adaptativo, já que, com o tempo, os blocos de gelo se tornam mais resistentes, uma condição determinada pela natureza devido às fortes tempestades de neve.

o que é arquitetura vernacular

 Crédito: Pixabay

Outro exemplo de arquitetura vernacular no mundo pode ser encontrada no Vietnã. Isso porque o local conta com desastres naturais frequentes. Sendo assim, como uma forma de solução inteligente e de baixo custo, alguns arquitetos construíram obras formadas com bambu, um material suficientemente resistente a inundações de pouco impacto.

Arquitetura vernacular brasileira

Embora tenha sempre existido, a arquitetura vernacular brasileira começou a chamar a atenção somente a partir da segunda metade século XX, e teve como um de seus principais incentivadores o arquiteto Lúcio Costa.

Apesar de muitos acreditarem que a arquitetura vernacular brasileira seja definida por construções indígenas, na verdade, a característica de destaque desse estilo é a prevalência do funcionalismo em relação à beleza estética.

Como na maioria dos outros países, a arquitetura vernacular brasileira apresenta um caráter predominantemente residencial. Confira alguns exemplos deste estilo.

Oca

Considerada um símbolo da cultura brasileira, por representar as residências de aldeias indígenas, a oca normalmente é construída com palha e madeira, e prioriza o espaço coletivo.

arquitetura erudita e vernacular

Crédito: Wikipédia

Maloca

Outro exemplo de espaços indígenas são as malocas, encontradas principalmente na Amazônia brasileira e colombiana. 

Esse estilo conta com divisões interiores nas quais diferentes grupos familiares vivem. Logo, valoriza a questão do convívio.

arquitetura vernacular brasileira

Crédito: Instituto socioambiental

Barraco

Bastante comuns em favelas, os barracos são construções feitas em alvenaria e gesso. Esse tipo de arquitetura vernacular representa a realidade de grande parte da população brasileira.

arquitetura vernacular no mundo

Crédito: Fee

Pau a pique

Essa tipologia de arquitetura vernacular foi bastante empregada na era colonial. É uma técnica de construção baseada em videiras entrelaçadas com varas de madeira ou bambus, que são fixadas no chão e, depois, seus espaços são preenchidos com argila e barro. 

arquitetura vernacular características

 Crédito: Wikipédia

Casa de terra batida

Assim como a técnica do pau a pique, a terra batida foi introduzida na era colonial devido à sua durabilidade e à facilidade de construção, em comparação com a construção de alvenaria e pedra. 

No caso da terra batida, a estrutura de madeira é removida depois que a mistura de argila, cal e cascalho, que a preenche, é mecanicamente compactada.

casa de terra batida arquitetura vernacular

 Crédito: Archdaily

Como você viu ao longo deste post, a arquitetura vernacular está totalmente conectada à cultura, às tradições e ao funcionalismo de suas construções. Dessa forma, é bastante apreciada por profissionais de todo o globo.

A Laart também prestigia esse estilo arquitetônico. Nós somos uma galeria de arte virtual que nasceu com a proposta de valorizar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Para isso, contamos com um acervo de mais de 15.000 gravuras, que apresentam as mais variadas técnicas e singularidades artísticas. Todas são originais, numeradas e contam com certificado de autenticidade.

Comprando uma gravura na Laart, você tem exclusividade. Afinal, trabalhamos somente com peças de edições limitadas e assinadas por seus artistas. Além disso, o processo é muito prático, já que tudo é feito online. Ou seja, você pode ter acesso a uma obra de arte incrível sem sair de casa!

É impossível viver sem arte, não é mesmo? Que tal valorizar o seu ambiente com uma de nossas peças? Clique aqui e conheça a nossa galeria

Crédito da foto de capa: Design Buildings Wiki

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.