Não há produtos no carrinho.
fulvio pennacchi

Fulvio Pennacchi: conheça a trajetória do artista ítalo-brasileiro 

Fulvio Pennacchi foi um artista de técnicas variadas e desenvolveu obras de inúmeros estilos no decorrer da sua carreira. Vindo da Itália para o Brasil, ele encontrou no país o território ideal para criar seu trabalho e marcar seu nome na história da arte.

Conheça mais da biografia de Fulvio Pennacchi, suas principais obras e como seu trabalho se destacou na época.

Fulvio Pennacchi: biografia

Pennacchi nasceu em Villa Collemandina na região da Toscana, na Itália, em 1905. Em 1924, mudou-se para a cidade de Lucca, capital da província de mesmo nome, para começar sua formação artística no Regio Istituto di Belle Arti (hoje Liceo Artistico Musicale e Coreutico Passaglia), onde foi aluno do pintor Pio Semeghini. 

O Brasil entrou na vida de Fulvio Pennacchi quando ele se mudou para São Paulo em 1929. Teve diversos trabalhos até começar, em 1933, a trabalhar com o escultor Galileo Emendabili na criação de monumentos funerários.

Mais tarde, em 1935, ficou amigo de Francisco Rebolo e começou a frequentar o seu atelier no Palacete Santa Helena e a conviver com os membros do Grupo que começava a se formar na época.

Pela indicação de Emendabili, Pennacchi passou a lecionar desenho geométrico e artes no Colégio Dante Alighieri, em 1936.

Nessa época, também integrou a Família Artística Paulista (FAP) e se dedicou a criação de painéis de afresco e óleos para casas, hotéis, igrejas etc. 

Entre suas heranças mais grandiosas estão os afrescos da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, executados entre os anos de 1941 e 1948. 

fulvio pennacchi biografia

Altar da Igreja Nossa Senhora da Paz | Foto: Joel Silva/Folha Imagem.

Na década de 1950, Pennacchi começou a pesquisar técnicas de policromia em cerâmica. Teve um período sabático de 1965 até 1975, quando retornou com uma exposição de peças junto com a ceramista Eunice Pessoa.

A história de Fulvio Pennacchi foi contada em três livros: o primeiro do historiador Pietro Maria, em 1980; o segundo em 1989, intitulado ‘Ofício Pennacchi’, organizado por Valério Antonio Pennacchi e o terceiro em 2002, com o nome de ‘Fulvio Pennacchi: Pintura Mural’, também de Valério Antonio Pennacchi.

Fulvio Pennacchi: obras

Falar das obras de Fulvio Pennacchi é como fazer um passeio por diversas expressões artísticas e funções. Pennacchi foi pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, gravador e professor. Uma trajetória e tanto como vimos no tópico anterior.

Uma de suas primeiras obras no Brasil, a pintura Crucificação (1931) é marcada por tons terrosos e pela composição verticalizada que reforçam a dramaticidade do tema. 

Entre 1930 e 1932, Pennacchi trabalhou com a criação de desenhos publicitários, inspirados na cultura italiana com traços do  futurismo e do retorno à ordem.

Do período em que se relacionou com o grupo Santa Helena nasceram as pinturas com a temática religiosa, o trabalho do homem do campo em seu momentos na lida ou em momentos de descanso ou lazer e as paisagens. fulvio pennacchi obras

Esmola de Santo Antônio (1938) | Reprodução fotográfica: Romulo Fialdini.fulvio pennacchi obras

Paisagem brasileira (1943) | Reprodução fotográfica: Romulo Fialdini.fulvio pennacchi biografia

Festa Caipira (1946) | Reprodução fotográfica: Romulo Fialdini.

o circo fulv

O Circo (1991)

Uma característica interessante das obras de Fulvio Pennacchi é que a figura humana é sempre integrada à paisagem de alguma forma.

Os afrescos marcam grande parte do seu acervo de obras, além das cerâmicas. 

Fulvio Pennacchi faleceu em São Paulo, em 1992, deixando um grande legado para a arte nacional.

Gostou de conhecer sobre o artista? Conheça mais obras originais do artista Fulvio Pennacchi na galeria do nosso site. 

A Laart é uma galeria de arte online, especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e de série com tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino americanos. 

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo da arte. Conheça também outros artistas e obras disponíveis no nosso acervo.

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *