arte românica

O que é arte românica: um guia completo

A arte românica é um movimento artístico que aconteceu entre os séculos XI e XIII, na Idade Média, período caracterizado pelo declínio do sistema feudal. Nessa época, a produção cultural ficou marcada pela Igreja, que pregava o teocentrismo, considerando a Bíblia e a figura de Deus como verdades absolutas e reprimindo todos os tipos de empirismo.

Surgindo logo após a queda do Império Romano, essa corrente ficou conhecida por seu caráter uniforme. Isso porque, até então, a produção artística se apresentava de modo fragmentado, misturando diversos estilos na Europa.  

Quer entender melhor o que é arte românica e conhecer suas principais características? É só seguir com sua leitura!

O que é arte românica: contexto histórico

A arte românica teve seu início no século XI, na Europa medieval, logo após o fim do Império Romano. Nesse período, o comércio ganhava espaço e as cidades iniciavam um processo de fortalecimento.

Até então, a produção cultural apresentava características variadas, expressando a arte de modo diverso baseado na cultura de diferentes povos europeus.

Porém, esse aspecto difuso teve seus dias contados. Isso porque, devido às intensas peregrinações religiosas e às Cruzadas, o caráter religioso despontou com o objetivo de manter a ideia de unidade em toda a Europa. Assim, com o intuito de intensificar a religião e, é claro, o poder da igreja e da figura do Papa, a arte românica surgiu para fortalecer os valores católicos.

Arte românica: características

Apresentando elementos que se destacam principalmente na arquitetura, em construções religiosas, a arte românica também marcou a história da pintura e da escultura no período.

Arquitetura românica

A arquitetura românica contou com as seguintes características:

  • uso de novos elementos e métodos de construção;
  • a presença de abóbodas perfeitas;
  • a prevalência de paredes grossas;
  • pouca decoração nos interiores das obras e bastante ornamentação externa;
  • construções feitas com pedra;
  • fachadas simples;
  • arcos em 180 graus;
  • a presença da cruz nas plantas;
  • o caráter grandioso que deu às igrejas a expressão “fortalezas de Deus”.

arte românica características

 Crédito: Wikipédia

Vale destacar que as igrejas de peregrinação se configuram como os maiores símbolos de arquitetura românica. Apresentando planta em formato de cruz, essas construções se localizavam no caminho para locais sagrados e funcionavam como um modo de atrair peregrinos ao apresentarem objetos que, teoricamente, pertenciam a diferentes santos e a Jesus Cristo.

arquitetura românica

Saint-Sernin de Toulouse, uma igreja de peregrinação, representa bem a arquitetura românica. Crédito: Wikipédia

Os mosteiros também expressaram bem o estilo românico ao apresentarem abóbadas, paredes espessas e quadrados perfeitos que tinham como base colunas delicadas.

Você sabe quem ficou conhecido como “arquiteto de Deus”? Não? Então, clique aqui e descubra!

Pintura românica

A pintura românica apresentou uma arte totalmente ligada à arquitetura. Isso porque ela tinha como principal função decorar monastérios e igrejas em seus interiores. Além disso, a pintura românica exerceu um papel didático importante. Isso porque, por meio dela, ensinamentos sobre os valores cristãos foram propagados em uma época em que a maioria da população não sabia ler nem escrever.

Sendo assim, as principais pinturas românicas continham temas bíblicos e religiosos. A técnica utilizada era a do afresco, um método pelo qual a pintura é aplicada em superfícies úmidas, como as paredes. Logo, apresentando diversos símbolos religiosos e da Igreja Católica, a arte românica na pintura também teve como característica o uso de cores fortes.  

Nesse contexto, a pintura também contou com jogos de luz e sombra e não apresentava meios-tons. Além disso, como um dos principais objetivos da arte românica era o de expressar sentimentos religiosos, a pintura desse estilo apresentou figuras com proporções irregulares, simbolizando a grandeza de seus principais representantes, como Jesus Cristo.

Além de propagar a fé religiosa, a pintura românica também apresentou um caráter moral ao expressar uma arte que impressionava os seus observadores ao trazer características relacionadas à fragilidade moral e ao pecado.

arte românica pintura

Crédito: Art Out

Leia também:

Escultura românica

A escultura romana, assim como a pintura, estava atrelada à arquitetura. Destinada a decorar templos religiosos, essa arte também teve como função retratar e propagar os assuntos de fé.

Apresentando um forte caráter simbólico, as esculturas românicas não eram feitas com representações fiéis. Ou seja, traziam, muitas vezes, como fonte de inspiração a imaginação e, assim, apresentavam formas e cores relacionadas a ela, desconexas com a realidade.

o que é arte românica

 Crédito: Wikipédia

Gostou de saber mais sobre arte românica? Que tal aproveitar o momento e conhecer a proposta da Laart?

Criada por Luis Felipe e Manoel, dois paulistanos apaixonadas por arte e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart tem como fonte de inspiração promover o trabalho de artistas latino-americanos por meio de gravuras. Afinal, esse é um meio acessível e democrático de levar arte original de artistas consagrados para a casa.

Assim, a Laart conta com mais de 15.000 gravuras. São todas originais, assinadas e de tiragem limitada. Todas as obras também vêm com certificado de autenticidade e você pode recebê-las onde estiver, com todo conforto e segurança que o mais importante marketplace de arte online pode oferecer!

São gravuras famosas dos mais variados estilos, movimentos e técnicas. Além disso, a Laart também traz oportunidades únicas com preços excelentes. Você não vai perder essa chance, não é mesmo? Clique aqui e conheça essas oportunidades especiais

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.