pontilhismo artistas

Pontilhismo: artistas principais e suas obras

Está em busca de mais conhecimento sobre o assunto pontilhismo e seus artistas? Pois saiba que está no lugar certo! Isso porque, no decorrer desse post, você saberá quem foram os maiores representantes dessa técnica, assim como conhecerá as suas obras mais conhecidas. 

O que é pontilhismo?

Neste contexto, é essencial explicar, antes de mais nada, o que é pontilhismo. Em linhas gerais, o pontilhismo é uma técnica de pintura que foi criada no movimento impressionista, mais precisamente no neoimpressionismo, e teve como berço de origem a “Cidade da Luz”, ou seja, Paris, capital francesa. Seu surgimento aconteceu no século XIX, nos anos 1880. 

Também chamado por alguns estudiosos de “Pintura dos Pontos”, o pontilhismo foi uma técnica de pintura revolucionária e que teve como base estudos científicos importantes sobre as cores. 

Assim, essa técnica despontou como uma nova forma de retratar a arte, que teve com pano de fundo o uso justaposto das cores, indo contra as técnicas mais comuns, que se baseavam na mistura de tons. 

Quem foram os principais artistas do Pontilhismo?

Agora que você já sabe o que é e onde surgiu esse estilo, confira agora mais sobre pontilhismo e seus principais artistas. 

1. Georges-Pierre Seurat (1859-1892)

Ele foi o artista que iniciou a técnica do pontilhismo. Logo, além de precursor desse estilo, também é um dos principais artistas do pontilhismo. 

Além disso, esse pintor francês é considerado um ícone da arte moderna por ter dado início à corrente neoimpressionista, sendo também uma das figuras mais emblemáticas da história da pintura. 

2. Paul Signac (1863-1935)

Esse artista francês também ficou conhecido por ser um dos pioneiros do pontilhismo. Famoso por seu espírito de vanguarda e libertário, Paul Signac compôs obras desse gênero de cair o queixo. 

3. Henri Matisse (1869-1954)

Também foi um icônico artista francês que, além de pintar, fez esculturas e produziu gravuras

Considerado um dos mais importantes artistas da história da arte, Henri Matisse valorizava mais o desenho e as cores do que a luminosidade em suas peças. Também foi influenciado pelo pontilhismo. 

4. Vincent van Gogh (1853-1890)

Um dos mais influentes artistas da arte ocidental, Vincent van Gogh também foi inspirado pelo pontilhismo em suas obras. Inquieto e dramático para um estilo tão técnico como o pontilhismo, o pintor holandês mesclou estilos diferentes em seu trabalho, uma prova de sua versatilidade e brilhantismo. 

Agora que você já conheceu os principais artistas do pontilhismo, não deixe de conferir as obras mais famosas desse gênero! 

Confira também: “Obras impressionistas: 7 pinturas que marcaram a história da arte”

Artistas do pontilhismo e suas obras mais conhecidas 

Conheça agora as obras mais famosas dos principais artistas do pontilhismo. 

1. “Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, de Georges-Pierre Seurat

Elaborada entre 1884 e 1885, essa pintura contou com duas fases distintas. Na primeira dela, o artista fez uso de técnicas impressionistas. Já, na segunda, ele  aplicou o pontilhismo que, até então, era uma novidade no período. 

Logo, para muitos, “Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, é a obra que abriu o pontilhismo para o mundo.

Essa peça retrata uma ilha próxima à Paris e conta com diversos personagens, entre eles, um macaco, um cavalo, 48 pessoas, quase uma dezena de barcos e 3 cachorros. 

Essa pintura ficou famosa logo após sua exposição e, assim, inspirou vários outros ícones da arte, como Claude Monet e Vincent van Gogh. 

Crédito: Wikipédia 

2. “Retrato de Félix Fénéon”, de Paul Signac

Feita em óleo sobre tela em 1890,  essa pintura conta com fortes características pontilhistas, como o uso de cores justapostas e o efeito prismático. 

Nessa peça, o artista retrata um negociante e também ativista político Félix Fénéon. Bastante criativa e inovadora, essa pintura apresenta um fundo repleto de dinamismo que, para muitos apresenta um efeito quase psicodélico. 

artistas do pontilhismo e suas obras


Crédito: Wikipédia 

3. “Luxo, serenidade e prazer”, de Henri Matisse

De 1904, essa peça combina características fauvistas e também neoimpressionistas, assim expressas pelo tema relacionado ao luxo e ao lazer. 

Nessa obra, a partir de manchas de cor, um aspecto do pontilhismo, o artista transbordou originalidade ao criá-la, dando um novo significado à representação das figuras, das árvores, do céu, da floresta e do mar. 

artistas que trabalham com pontilhismo

Crédito: Wikipédia 

4. “Autorretrato”, de Vincent van Gogh

Feita em 1887, a obra “Autorretrato” é uma das peças mais famosas do mundo e de Vincent van Gogh. Nela, dá para notar os primeiros indícios do pontilhismo. Basta observar o modo como os pontos estão dispostos e o uso das cores. 

qual artista que iniciou com a técnica do pontilhismo

Crédito: Wikipédia 

O que você achou desse post? Gostou de saber mais sobre o pontilhismo e seus artistas? Teria alguma obra para acrescentar à lista? Conta para a gente!

Aproveite o momento de aprendizado e de inspiração para se encantar com outras obras! A Laart, uma galeria de arte virtual, foi criada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas que amam a arte e que valorizam todas as técnicas e movimentos. 

Com a proposta de tornar as obras de arte mais acessíveis, a Laart conta, em seu acervo com várias gravuras dos mais renomados artistas brasileiros e latino-americanos.

É impossível viver sem arte, não é mesmo? Se você concorda, clique aqui e conheça algumas peças exclusivas e de tiragem limitada. Vale destacar que todas possuem certificado de autenticidade e podem ser entregues onde quer que esteja!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.