Marcelo Rosenbaum: biografia e projetos do arquiteto da brasilidade
Em 2018, Marcelo Rosenbaum, uma celebridade da arquitetura nacional e internacional, foi o vencedor do prêmio RIBA International Prize, pela construção que foi aclamada como o “melhor edifício do mundo”.
Mesmo quem não é um entusiasta da arquitetura moderna ou design de interiores, conhece o nome Marcelo Rosenbaum. Durante anos ele fez parte de um dos quadros mais famosos da TV Globo nos anos 2000, o Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck.
O premiado arquiteto Marcelo Rosenbaum é um defensor da utilização de materiais tipicamente brasileiros na decoração de interiores e em construções diversas.
Engajado com projetos sociais que buscam resgatar a brasilidade e a produção artesanal, a biografia de Marcelo Rosenbaum é marcada por projetos que apresentam toda essa carga de influências nacionais.
A mistura de cores e artesanatos locais, é quase uma marca registrada do sócio da Rosenbaum, escritório de arquitetura e design que leva seu sobrenome.
Com criações de espaços, casas e projetos desenvolvidos para a classe A brasileira, o arquiteto também se dedica a criar para a classe C e D, popularizando a arquitetura e usando a criatividade para superar possíveis obstáculos financeiros.
Quer conhecer mais arquitetos famosos? Confira nosso post sobre o grande arquiteto Ruy Ohtake: biografia, obras e projetos
Marcelo Rosenbaum: biografia
A biografia de Marcelo Rosenbaum (1968) começa em Santo André, na grande ABC de São Paulo.
A Faculdade Belas Artes de São Paulo foi sua escola formadora, que permitiu ao arquiteto dar seus primeiros passos como arquiteto.
A parte prática começou rapidamente, já nos primeiros anos da faculdade. Como grande parte dos profissionais da área, fez um projeto para a loja de uma antiga namorada e a partir daí não parou mais.
No segundo ano abriu o escritório, que até hoje é um dos mais procurados no Brasil, e manteve-se fazendo lojas por todo o estado de São Paulo, incluindo, São Bernardo, Santo André e São Caetano.
Algum tempo depois, Marcelo Rosenbaum mandou uma carta para o arquiteto alemão Andreas Weber, de quem havia conhecido os trabalhos por meio de uma revista.
Sem saber falar alemão, pediu ao avô para traduzir as palavras escritas originalmente em português e enviou o material. As palavras rebuscadas chamaram a atenção do arquiteto alemão, que, interessado em conhecer Rosenbaum ofereceu um estágio ao iniciante brasileiro.
E foi assim que a biografia de Marcelo Rosenbaum inclui uma experiência incrível com o arquiteto Andreas Weber, passando um ano na Alemanha, logo no início de sua carreira.
Com a exigência do trabalho, Marcelo Rosenbaum “pulou” a faculdade e, por isso, em muitas entrevistas destaca a importância do trabalho na Alemanha para sua construção como arquiteto.
Voltando ao Brasil deu continuidade ao escritório, que hoje possui décadas de experiência e projetos aclamados por profissionais da área, clientes e conselhos de arquitetura e design.
Com citamos rapidamente acima, o arquiteto ganhou em 2018 o prêmio de “melhor edifício do mundo”, o RIBA International Prize, pelo projeto do complexo escolar, Aldeia das Crianças, no município de Formoso do Araguaia no Tocantins.
O projeto foi realizado em parceria com o escritório Aleph Zero e reforça o compromisso do arquiteto Marcelo Rosenbaum em fazer da arquitetura uma ferramenta de transformação social.
Também em 2018, Marcelo Rosenbaum, recebeu da Universidade Belas Artes de São Paulo – onde estudou – o título de Professor Honoris Causa por sua contribuição à arquitetura.
Alguns projetos de Marcelo Rosenbaum
A Gente Transforma
O projeto A Gente Transforma, que hoje se tornou um Instituto, é uma incubadora de projetos de transformação social a partir do design, arquitetura e artesanato local e ancestral.
Antes do instituto Marcelo Rosenbaum já havia concretizado 3 edições do A Gente Transforma.
- 2010: trabalho de reconquista da autoestima da comunidade do Parque Santo Antônio em SP. A ideia do projeto foi usar cores para diferenciação social. Além disso, a quadra de futebol foi revitalizada e uma biblioteca foi construída.
- 2012: em Várzea Queimada, no sertão do Piauí, o design foi usado como ferramenta de empoderamento sócio-econômico.
- 2014: a aldeia Yawanawá foi o destino. Todo o potencial ancestral da comunidade foi transformado em produtos de visibilidade global.
Fonte: Projeto A Gente Transforma | Exposição A Força da Floresta em Milão
Fonte: Projeto A Gente Transforma | Coleção Toca – Várzea Queimada
Para aprender mais sobre o instituto liderado por Marcelo Rosenbaum, confira o vídeo abaixo:
Lar Doce Lar
Segundo algumas entrevistas de Rosenbaum, o Lar Doce Lar, no qual trabalhou de 2006 a 2012, foi o pontapé para o projeto A Gente Transforma.
Com transformações simples usando o design de interiores e a arquitetura, ele promovia a autoestima de pessoas com renda mais baixa.
Com Lar Doce Lar, Marcelo Rosenbaum se tornou o arquiteto de maior alcance no Brasil.
Cozinha Escola Nestlé
Em 2011, Marcelo Rosenbaum foi o responsável por criar o espaço em si. Em parceria com os arquitetos Fernando Maculan e Mariza Machado Ribeiro, desenvolveu uma estrutura de bambu em forma de túnel, permitindo a integração do espaço com o Mercado e mantendo local super arejado.
A Cozinha Nestlé, foi imaginada para reconhecer a importância cultural da culinária mineira, contribuindo para o desenvolvimento da gastronomia local. Todo esse conceito se relaciona com o interesse de Marcelo Rosenbaum em resgatar as belezas e características do Brasil em seus projetos.
Fonte: Cozinha Escola Nestlé | Design por Marcelo Rosenbaum, Fernando Maculan e Mariza Machado Ribeiro.
Edifício Brasil
Em 2014, período de Copa do Mundo, o projeto de Marcelo Rosenbaum e Guto Requena, o Edifício Brasil, é mais um exemplo do objetivo do arquiteto de resgatar a identidade brasileira por meio da arquitetura e design.
Linha Escamas
Criada em 2017, a Linha Escamas é uma série de materiais de revestimento, desenvolvida utilizando resíduos de plástico (poliuretano) descartados de forma irregular na natureza. É resistente ao mofo, raios UV e imunes a cupim. A coleção foi vencedora do 2º Prêmio Casa Vogue Design na categoria Revestimento.
Aldeia das Crianças
O projeto de Marcelo Rosenbaum realizado com o escritório Aleph Zero rendeu o Prêmio RIBA International Prize. Novamente, retornou o tema da cultura ancestral de indígenas e caboclos com o uso da madeira, da palha trançada e do tijolo de adobe.
Fonte: Imagem da Aldeia das Crianças | Projeto de Marcelo Rosenbaum e o escritório Aleph Zero
Fonte: Imagem da Aldeia das Crianças | Projeto de Marcelo Rosenbaum e o escritório Aleph Zero
Leia também: Arquitetura contemporânea: características e principais obras
Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre Marcelo Rosenbaum, o arquiteto que acredita que, assim como a arte, a arquitetura também é capaz de transformar realidades.
Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras de arte. Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.
There are no comments