Roberto Burle Marx: conheça o artista por trás das paisagens
Você provavelmente o conhece como paisagista, mas Roberto Burle Marx tem um currículo extenso que vai desde a música, passando pelo design, o desenho e as artes plásticas, que foi sua primeira paixão.
Nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, Roberto Burle Marx se mudou para a Europa com a família no final dos anos 1920. Lá se integrou na vida cultural de Berlim e conheceu as obras de Pablo Picasso, Paul Klee e VIncent Van Gogh, que o inspiraram a estudar artes plásticas na sua volta ao Brasil. Além disso, ainda em Berlim começa seus estudos em artes em ateliê de e conhece o Jardim Botânico de Berlim, no bairro de Dahlem, onde toma gosto pela flora brasileira ali cultivada.
No Rio de Janeiro, estuda na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), e cria, a partir de convite de Lúcio Costa, seu primeiro jardim para a casa da família Schwartz em 1932. O interesse pelo paisagismo e pelas artes plásticas se mantiveram sempre em contato durante sua carreira.
Se Roberto Burle Marx tratava seus jardins com o mesmo olhar de uma pintura – ao usar formas, textura, cor, volume, sombras, ao construir as paisagens -, suas pinturas e gravuras também eram influenciadas pelas formas orgânicas da flora tropical.
Conheça algumas de suas obras:
obras de arte de roberto burle marx
Algumas gravuras de Roberto Burle Marx estão em nosso acervo. Confira
There are no comments