Leon Ferrari

León Ferrari: conheça a biografia e as obras do artista

O artista León Ferrari foi um dos artistas latino-americanos mais aclamados mundialmente. Natural de Buenos Aires, Argentina, foi consagrado com o Leone D’Oro na Bienal de Veneza de 2007. O prêmio é um reconhecimento pelo conjunto da obra que, no caso de Ferrari, era motivada pelo contestação do mundo em que vivemos.

Durante um período da sua vida León Ferrari morou no Brasil e produziu diversos trabalhos que vamos conhecer a seguir. Primeiro, vamos saber mais sobre suas origens contando um pouco da biografia do artista e conhecendo algumas de suas principais obras.

León Ferrari: biografia e começo nas artes

Léon Ferrari nasceu na Argentina em 1920. Foi pintor, gravador, escultor e artista multimídia referência para muitas gerações.

Sua trajetória na arte começou na Itália onde trabalhava como escultor. Em 1955, a Galeria Cariola, em Milão, sediou sua primeira exposição individual.

Na década de 1960, incorporou ao seus trabalhos esculturas de arame e aço inoxidável. Depois migrou para as telas produzindo desenhos caligráficos e colagens.

Com a efervescência política em toda América Latina nos anos 60, León Ferrari se envolveu no movimento cultural e político do Instituto di Tella de Buenos Aires. Nessa época a arte abstrata ficou de lado e ele deu voz a temáticas políticas e de protesto.

O artista León Ferrari chegou ao Brasil durante a Ditadura Militar, em 1976, e voltou a trabalhar com as esculturas de metal.

Sob a influência dos artistas brasileiros Regina Silveira e Julio Plaza, Ferrari passou a se interessar e produzir esculturas sonoras em barras de metal e outros meios novos de expressão. Criou obras em videotexto, microfichas, arte postal e trabalhos em litografia.

No Brasil, Léon Ferrari também foi premiado. Em 1983, recebeu o reconhecimento da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor exposição do ano. Voltou para Buenos Aires em 1984 quando passa a usar o meio digital para criar seus trabalhos.

Todas essas tendências foram acompanhando sua trajetória também nos anos 90 e 2000, até seu falecimento em 2013.

A seguir, vamos conhecer algumas obras da carreira de León Ferrari.

León Ferrari e suas obras

Como vimos acima, a trajetória e as influências na carreira de León Ferrari foram diversas, com o artistas transitando em vários campos. Sua produção envolve aspectos tridimensionais, desenho, colagem, escrita, instalação, assemblage e vídeo. Tudo com um forte caráter de experimentação.

Nas suas esculturas usou chapas de diversos tamanhos e diferentes metais para dar textura e movimento. Além disso, utilizou outros tipos de materiais não usuais como objetos de plástico, garrafas, imagens recortadas e até animais vivos. Um exemplo desse uso não tradicional foi a obra Justicia [Justiça] (1991).

Leon Ferrari La justiça

La justicia, 1991. León Ferrari | Foto: Juan Kupitrá/Flickr.

As palavras também tiveram espaço nas obras de León Ferrari. Ele as associava de forma livre as suas ideias com um toque poético e unidas, algumas vezes, a referências bíblicas.

Dessas produções destacamos a série ‘Escrituras, Manuscritos’, da qual faz parte ‘Cuadro Escrito [Quadro Escrito]’ (1964). As palavras e letras se misturam, mas são sempre legíveis.

O texto de Cuadro Escrito é uma descrição da obra, como se o artista pudesse pintá-lo com palavras.

Leon Ferrari Quadro Escrito

Quadro Escrito (1984), León Ferrari.

Do interesse nos desenhos abstratos produziu com técnica de serigrafia diversas obras não tituladas.

Leon Ferrari Obra sem Título

Obra sem título, Léon Ferrari.

Leon Ferrari Obra sem Título 2

Obra sem título, Léon Ferrari.

Entre seus trabalhos mais recentes, já nos anos 2000, o digital marcou várias produções como em Electronicartes (2002/2003).

A série utiliza imagens relativas a eventos ocorridos da época como o atentado de 11 de setembro nos EUA (2001), o bombardeio em Bagdá (2003), o terrorismo, a política norte-americana, a justiça e a economia na Argentina, entre outros temas, com uma mensagem forte de crítica social e política.

Leon ferrari

Fotomontagem Abutres, da série Electronicartes, 2002-2003.

Leon Ferrari - Electrinicaetes

Fotomontagem Terrorismo, da série Electronicartes, 2002-2003.

A arte contemporânea de León Ferrari é carregada de significado e desperta a atenção de quem contempla suas obras.

E você pode ter uma das criações do artista na sua casa! Conheça as obras originais de León Ferrari disponíveis no nosso site. A Laart é uma galeria de arte online, especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e de série com tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino americanos.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo da arte. Conheça também outros artistas e obras disponíveis no nosso acervo.

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.