Victor Grippo (1936 – 2002) foi um pintor, gravador e escultor argentino, considerado o pai da arte conceitual na Argentina.

Estudou Química e Farmácia na Universidade de La Plata, e participou de seminários de Héctor Cartier na Escola de Belas Artes. Ele se interessou por arte desde tenra idade. Ele começou como pintor e gravador nos anos 50 e, nos anos 60, começou a experimentar escultura, produzindo peças animadas (com motores e iluminação).

Em 1966, ele realizou sua primeira exposição individual na galeria Lirolay, em Buenos Aires, apresentando óleos ligados à abstração geométrica.

Em seu trabalho, ele buscou uma convergência entre ciência e arte. Seu trabalho, um dos principais motivos de transformação, sempre girou em torno da vida cotidiana, do mundo do trabalho, da alimentação e da energia. Desde o início, utilizou materiais e meios não convencionais em seus objetos, esculturas e instalações, para refletir sobre as condições sociais e espirituais dos trabalhadores, dos artistas. Pertencia ao grupo dos treze, integrado por Jacques Bedel, Luis Fernando Benedit, Gregorio Dujovny, entre outros. Finalmente, esse grupo se tornou o grupo CAYC.

Entre os anos de 1968 e 1970, seus trabalhos levaram a uma cinética luminosa, as máquinas foram embrulhadas em tecidos, sujeitos à passagem superficial da luz.

Victor Grippo pesquisou os processos de geração de energia através de recursos técnicos muito simples. Uma das matérias-primas usadas em seu trabalho foi a batata (que ele usa como metáfora), alimento que nasceu na América, mas que depois conquistou e se espalhou por toda a Europa.

Em 2002, a Fundação Konex da Argentina concedeu a ele o Diamond Konex Award, um dos prêmios de maior prestígio na Argentina, como a personalidade mais importante nas artes visuais de seu país na última década.

Ele fez cálculos inestimáveis ​​para a física quântica, relacionando os átomos e as teorias da nebulosa absorvente de uma maneira totalmente renovadora com a arte conceitual, conseguindo assim uma espécie de holograma tátil.

No Brasil, tem obra no Inhotim.

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart
    Não há produtos no carrinho.