Gravura em metal: conheça algumas técnicas e obras

Foi no século XVI que artistas juntaram as técnicas de ourivesaria às habilidades de fazer imagens e conseguiram criar uma técnica que permitiu a reprodutibilidade em maior escala e com maior qualidade: a calcografia, ou gravura em metal.

A calcografia é uma técnica de gravura que usa incisões em placas de metal para criar as imagens. Esse processo pode ser considerado como gravura de encavo, uma vez que a aplicação da tinta é realizada dentro dos sulcos realizados na chapa, ou seja, ao aplicar pressão na prensa, a tinta depositada no fundo dos sulcos é transferida para o papel.

No entanto, a gravura em metal não é um processo tão simples e podem ser necessárias diversas técnicas para criar uma imagem. Essas técnicas são relacionadas às formas ou ferramentas usadas para gravar uma imagem na matriz.

No entanto, a gravura em metal não é um processo tão simples e podem ser necessárias diversas técnicas para criar uma imagem. Essas técnicas são relacionadas às formas ou ferramentas usadas para gravar uma imagem na matriz.

conheça algumas técnicas da gravura em metal

Gravura em metal com ponta-seca

Nessa técnica, o gravurista grava diretamente no metal, com um instrumento chamado de ponta-seca. A partir daí, a chapa de metal passa pela prensa e a tinta que estava presente nos sulcos passa para o papel. No entanto, esse procedimento permite uma tiragem baixa, já que a chapa se deteriora conforme as impressões.

Gravura em metal com água forte

A técnica da água-forte é realizada a partir de incisões no verniz aplicado sobre uma chapa. Essas incisões devem compor os traços e formas do desenho. Logo depois, deve-se usar ácidos para que, ao entrarem nos sulcos, corroam a chapa de metal no formato da imagem. Para realizar a impressão, deve-se molhar o papel e passá-lo pela prensa. Essa técnica tem efeito parecido à ponta-seca, mas permite uma tiragem maior.

Gravura em metal água tinta

A partir dessa técnica é que se conseguem as manchas na imagem por processos químicos. A chapa é revestida por uma resina chamada breu e coberta por verniz nas áreas em que a tinta não será aplicada. Então, ao aplicar o mordente, a chapa será corroída e pode gerar tons diferentes, a depender do tempo de exposição.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.