Descubra a arte de Nióbe Xandó

Entre linhas e cores, uma artista brasileira desafiou o status quo. Conheça Niobe Xandó, a visionária que revolucionou a arte.

Primeiros passos

Nascida em 1915, em Campos Novos Paulista, São Paulo, Niobe Xandó viveu uma vida marcada pela arte e pela transformação política política. Desde a infância e a adolescência, que viveu no interior paulista, desenvolveu uma sensibilidade artística que a acompanhou por toda a vida, mas também o senso de rebeldia.

Mas foi só em 1932, que Niobe mudou-se para São Paulo, onde se casou com João Baptista Ribeiro Costa, um militante comunista. Este casamento a levou a se envolver com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), demonstrando sua ousadia e compromisso social. Essa ousadia na política chegou na arte anos depois, em 1947, quando, aos 32 anos, iniciou sua carreira artística. Depois de conhecer artistas renomados, como Geraldo de Barros e Yoshiya Takaoka, em Nova York, artistas que influenciaram seu trabalho.

Em 1953, Niobe realizou sua primeira exposição individual em São Paulo. Nesse mesmo ano, casou-se com Alexandre Block, um tcheco que a apresentou ao crítico de arte Vilém Flusser. Essa amizade provou ser fundamental para seu desenvolvimento artístico.

Niobe Xandó. As Meninas, 1951. Óleo sobre madeira. Reprodução fotográfica José Vilhora.
Niobe Xandó. As Meninas, 1951. Óleo sobre madeira. Reprodução fotográfica José Vilhora.
Niobe Xandó. Grupo Escolar Godofredo Furtado, 1951. Óleo sobre tela.

ESTILO DE NIÓBE XANDÓ

A fase inicial de Xandó, foi marcada por suas obras figurativas e refletiam influências de mestres como Edvard Munch e Paul Gauguin. Autorretratos, cenas cotidianas e temas infantis compunham seu repertório.

Mas seu trabalho começa a ganhar mais destaque a partir de sua participação na Bienal Internacional de São Paulo, em 1965, e, posteriormente, em 1969, numa sala especial de Artes Mágica, Fantástica e Surrealista. É nessa época que Niobe Xandó alça outros voos com o surrealismo, explorando flores fantásticas, morbidez e elementos naturais. Sua arte se tornou mais expressiva e simbólica, experimentando novas abordagens, incorporando máscaras, totens e temas africanos. Assim, sua estética abstrata ganha força e começa a prevalecer ao figurativo.

Ainda, mais tarde, influenciada pelo dadaísmo, Niobe adotou o letrismo nos anos 1980, quando sua obra se tornou mais experimental e vanguardista. Embora convidada para exposições internacionais, como a mostra sobre letrismo organizada por Maurice LeMaître, Niobe preferiu manter sua independência artística.

Niobe Xandó. Flor Fantástica, 1963. Óleo sobre tela.
Niobe Xandó. Flor Fantástica, 1963. Óleo sobre tela.
Niobe Xandó. Grande máscara portal, 1968. Óleo sobre tela.
Niobe Xandó. Grande máscara portal, 1968. Óleo sobre tela.
Niobe Xandó. Sem título, 1968. Óleo sobre cartão.
Niobe Xandó. Sem título, 1968. Óleo sobre cartão.
Niobe Xandó. Máscaras VII, 1975. Acrílica sobre tela.
Niobe Xandó. Máscaras VII, 1975. Acrílica sobre tela.

legado

Niobe Xandó deixou um legado singular na arte brasileira. Sua trajetória, marcada por transformações e experimentações, inspira gerações de artistas. E,a té hoje, suas obras continuam a fascinar pelo seu simbolismo, expressividade e coragem criativa.

Algumas das gravuras de Nióbe Xandó estão no nosso acervo, confira:

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.