Nascida em 1915, em Campos Novos Paulista, São Paulo, Niobe Xandó viveu uma vida marcada pela arte e pela transformação política política. Desde a infância e a adolescência, que viveu no interior paulista, desenvolveu uma sensibilidade artística que a acompanhou por toda a vida, mas também o senso de rebeldia.
Mas foi só em 1932, que Niobe mudou-se para São Paulo, onde se casou com João Baptista Ribeiro Costa, um militante comunista. Este casamento a levou a se envolver com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), demonstrando sua ousadia e compromisso social. Essa ousadia na política chegou na arte anos depois, em 1947, quando, aos 32 anos, iniciou sua carreira artística. Depois de conhecer artistas renomados, como Geraldo de Barros e Yoshiya Takaoka, em Nova York, artistas que influenciaram seu trabalho.
Em 1953, Niobe realizou sua primeira exposição individual em São Paulo. Nesse mesmo ano, casou-se com Alexandre Block, um tcheco que a apresentou ao crítico de arte Vilém Flusser. Essa amizade provou ser fundamental para seu desenvolvimento artístico.
There are no comments